Desenvolvimento Web: veja tudo sobre a faculdade!

desenvolvimento web

Quando pensamos em profissões voltadas à tecnologia, é seguro afirmar que a área de Desenvolvimento Web está na crista da onda das carreiras digitais. Os sites que navegamos, os presentes que encomendamos, as notícias que lemos online e os recursos das redes sociais somente chegam a nós graças aos desenvolvedores, que projetam, constroem e implementam websites e ferramentas com inúmeras possibilidades de interação. 

Mas esse é só o começo. Por isso, quem está em busca de uma carreira promissora encontra no curso Tecnólogo de Desenvolvimento Web uma grande oportunidade de dar os primeiros passos numa área cuja demanda de trabalho é crescente.

Pensando nisso, criamos este guia completo para explicar como se tornar um desenvolvedor, quais habilidades e formação educacional são necessárias –– além de diferentes formas de atuação e desafios que o profissional precisa vencer e por que escolher a melhor faculdade de Desenvolvimento Web EAD do país. Vamos lá? Tenha uma ótima leitura!

O que é Desenvolvimento Web?

Chamamos de Desenvolvimento Web o processo de construção de sites e aplicativos para a internet ou para uma rede de computadores privada, conhecida como intranet. Porém, ele não está preocupado com o design de um site: trabalha na arquitetura, codificação e programação que impulsiona a funcionalidade do projeto Web.

O Desenvolvimento Web é tão importante desses tempos de transformação digital, que tudo o que acessamos na internet tem um desenvolvedor por trás –– desde as páginas da Web estáticas mais simples até plataformas e aplicativos de mídias sociais, comércio eletrônico e sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS).

A base do Desenvolvimento Web é formada por três camadas, que trabalham juntas para construir e executar um site ou aplicativo totalmente funcional:

  • codificação do lado do cliente (Front-End)
  • codificação do lado do servidor (Back-End);
  • tecnologia de banco de dados.

Vamos entender o que cada uma significa!

Front-End

O desenvolvimento Front-End refere-se a tudo o que o usuário final experimenta diretamente. O código do lado do cliente é executado em um navegador da Web e está diretamente relacionado ao que as pessoas veem quando visitam um site. Layout, fontes, cores, menus e formulários de contato são todos controlados pelo segmento.

Back End

Já o desenvolvimento de Back-End trata do que acontece nos bastidores. Essa é essencialmente a parte de um site que o usuário realmente não vê. Quem cuida dela é responsável por armazenar e organizar os dados e garantir que tudo seja executado sem problemas para o usuário final. Por isso, o profissional sempre está se comunicando com o Front-End. 

Sempre que algo acontece no lado do cliente –– digamos, um usuário preenche um formulário ––, o navegador envia uma solicitação para o servidor. Este “responde” com informações relevantes na forma de código de Front-End que o navegador pode interpretar e exibir.

Tecnologia de banco de dados

Os sites também contam com tecnologia de banco de dados, que contém todos os arquivos e conteúdos necessários para seu funcionamento. Eles os armazenam de forma a facilitar a sua recuperação, organização, edição e salvamento. 

O banco de dados é executado em um servidor e a maioria dos sites geralmente usa alguma forma de sistema de gerenciamento de banco de dados relacional (RDBMS).

A diferença entre Desenvolvimento Web e Web Design

É bem possível que você esteja imaginando que Desenvolvimento Web e Web Design sejam a mesma coisa. Embora sejam utilizados até erroneamente, são duas coisas muito diferentes.

Os web designers projetam a aparência e o comportamento de um site. Eles modelam o layout, garantindo que seja lógico, amigável, agradável de usar e responsivo a todo dispositivo. 

Para isso, consideram todos os diferentes elementos visuais

  • esquemas de cores e fontes; 
  • escolha e posicionamento de botões, menus suspensos e barras de rolagem;
  • pontos de interação com o usuário;
  • arquitetura de informação do site (quais conteúdos serão incluídos e onde).

O design é um campo extremamente amplo e costuma ser dividido em setores, como:

  • Design de Experiência do Usuário; 
  • Design de Interface do Usuário;
  • Arquitetura de Informação.

Já o trabalho do desenvolvedor é pegar esse design e desenvolvê-lo em um site ativo e totalmente funcional. Acontece assim: um desenvolvedor Front-End pega o design visual fornecido pelo web designer e o constrói usando linguagens de codificação como HTML, CSS e JavaScript. Um desenvolvedor de Back-End constrói a funcionalidade mais avançada do site

Resumindo, um web designer é o arquiteto, enquanto o desenvolvedor é o construtor ou engenheiro. Deu para entender?

Qual é o objetivo da graduação em Desenvolvimento Web?

Integrante das chamadas Ciências Exatas e da Terra, a graduação em Dev Web é um dos cursos de Desenvolvimento da Unopar. Um dos primeiros do país, ele surgiu da necessidade de preparar profissionais para atuarem na área de tecnologia digital, como o objetivo de vencer os desafios desse setor. 

É um dos cursos para programadores ideais. Afinal, oferece capacitação profissional para que os formados conquistem as competências e habilidades digitais necessárias para manter o pleno funcionamento das plataformas e aplicativos –– tão necessários para comunicação e negócios hoje em dia.

Então, durante o curso serão explorados conhecimentos sobre criação de interfaces e aplicações, procedimentos para realização de avaliações, perícias, confecção de laudos e pareceres técnicos para os setores de Desenvolvimento Web. A ideia é preparar o profissional para ter autonomia na realização de tarefas, como:

  • idealização, desenvolvimento, implantação e manutenção de sistemas computacionais de informação na Web;
  • utilização de metodologias, ferramentas e tecnologias da Engenharia de Software, linguagem de programação e sistemas gerenciadores de banco de dados;
  • compreensão dos modelos de negócio para a escolha da mais adequada infraestrutura de redes focada na Web, garantindo total segurança da informação;
  • coordenação de equipes de produção de softwares.

Quais são os principais assuntos abordados no curso de Desenvolvimento Web?

A matriz curricular da faculdade de Desenvolvimento Web foi pensada para que o aluno tenha acesso ao mais avançado conhecimento, a fim de se tornar um profissional de primeira linha. Caso já tenha alguma experiência, poderá, ainda, incrementar seu conhecimento na área.

Por esse motivo, o projeto pedagógico foi construído em função das demandas atuais, mas também focando as tendências que a carreira aponta em um futuro próximo. 

Veja, agora, as principais disciplinas que compõem o currículo de Dev Web:

  • Algoritmos e Programação Estruturada;
  • Análise e Modelagem de Sistemas;
  • Análise Orientada a Objetos;
  • Arquiteturas e Organização de Computadores;
  • Desenvolvimento de Sistemas E-commerce;
  • Desenvolvimento em JavaScript;
  • Desenvolvimento Orientado ao Objeto;
  • Desenvolvimento Responsivo;
  • Linguagem de Programação;
  • Lógica Computacional;
  • Modelagem Banco de Dados;
  • Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados;
  • Projeto de Software;
  • Redes de Computadores e Servidores Web;
  • Segurança para Serviços Web;
  • Sociedade Brasileira e Cidadania;
  • Tecnologias Web Service.

Duração e formato do curso de Desenvolvimento Web

A graduação em Dev Web na Unopar é oferecida na modalidade de ensino a distância (EAD), totalmente online. O curso é dividido em 4 semestres, com o total de 2.160 horas.

As atividades acontecem no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), com acompanhamento online de tutores, responsável por fazer a mediação pedagógica do estudo a distância utilizando ferramentas de comunicação online, como chats e fóruns. 

Já no polo de apoio do curso, professores permanecem acompanhando o desempenho dos alunos em tempo integral, registrando frequência, tirando dúvidas, observando avaliações etc.

Os recursos utilizados para a realização das atividades são:

  • videoaulas gravadas;
  • webaulas ao vivo;
  • materiais de apoio (como livros, artigos e vídeos);
  • fórum de discussão em cada disciplina para o aluno interagir com professores e colegas;
  • sala do tutor para orientações e esclarecimento de dúvidas;
  • acesso à biblioteca digital, um espaço completo em que está disponibilizado um grande número de materiais para apoiar seus estudos!

Curiosidade: o ensino a distância é dividido em semipresencial e totalmente EAD. Dê uma olhadinha neste texto para conhecer algumas características da faculdade semipresencial e como ela se difere da modalidade 100% online!

Vale a pena investir em uma faculdade tecnológica em Desenvolvimento Web?

O mundo respira tecnologia digital, e viver sem internet ficou inimaginável, já que esta figura como pilar da moderna sociedade da informação. 

Uma pesquisa recente da consultoria alemã Statista apontou que, em janeiro de 2021, 59,5% da população mundial era usuária ativa da internet, ou seja, havia 4,66 bilhões de pessoas! Dessas, 4,32 bilhões (92,6%) utiliza a rede mundial de computadores por meio de dispositivos móveis.

Não é de espantar que para onde quer que olhemos, nos encontramos rodeados por uma infinidade de smartphones, tablets e vários outros dispositivos de tecnologia. Usamos aplicativos e sites para praticamente tudo –– desde coisas simples como fazer uma busca na internet, definir nosso alarme matinal, conversar com parentes distantes, estudar, pedir comida, jogar videogame e, claro, trabalhar e fazer negócios.

Toda a conveniência, velocidade, acessibilidade e alcance de público que a internet proporciona quebrou barreiras. Isso permite que uma empresa converse com seus clientes ideais, tenha dados reais sobre seus comportamentos e necessidades, e apresente soluções inovadoras para as dores eles.

De fato, quem insiste em não marcar presença na internet será facilmente engolido pela onda digital que já deu o tom de como serão os próximos anos do século XXI.

Teste Vocacional Rápido

É por isso que o trabalho dos desenvolvedores se tornou tão valioso, cuja carreira oferece excelentes perspectivas de emprego, com salário e remuneração lucrativos, como mostraremos mais adiante.

Além disso, os sistemas, plataformas e softwares estão cada vez mais robustos. À medida que atualizações e novas tecnologias aparecem, somente um programa de graduação como a faculdade de Desenvolvimento Web é capaz oferecer a base de conhecimentos complexos necessária para uma relevante atuação profissional.

Afinal, é preciso entender de programação, design de banco de dados, design de interface de usuário, arquitetura de servidor, otimização de servidor e ferramentas de desenvolvimento baseadas em nuvem, entre muitos assuntos técnicos relacionados a sites e aplicativos da Web.

As demandas profissionais são tantas que alguns desenvolvedores chegam, até mesmo, a fazer outras faculdades para somar conhecimento. É o caso da graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD, também oferecida pela Unopar. 

Como é o mercado de trabalho para a área de Desenvolvimento Web?

Com essa enorme onda digital, empresas de todos os portes estão atrás de desenvolvedores para construírem e manterem seus sites e aplicativos. Então, os profissionais encontram espaço de trabalho em praticamente todos os nichos. 

As principais vagas para de trabalho são para desenvolvedor Front-End, Back-End ou Full Stack. Como dissemos, o primeiro cuida das áreas visuais do site e aplicações em que os usuários vão interagir, por meio de tecnologias base da Web, como HTML, CSS e JavaScript.

O Back-End, por sua vez, trabalha em tudo que está por trás do funcionamento do site ou aplicativo, utilizando principalmente ferramentas de linha de comando e análise de dados. Já o Full-Stack é o profissional que desenvolve projetos de ambas as frentes –– é a área mais complexa.

As principais formas de contratação de desenvolvedores são prestação de serviços freelancer ou em regime CLT (carteira assinada). Dependendo da dinâmica da empresa, você poderá trabalhar presencialmente, em home office ou por demanda de tarefas/projetos. Ainda, uma boa notícia é que, em todas essas possibilidades, você também costuma ter flexibilidade de horário!

Salários e vagas

Os salários para desenvolvedor, também chamado no Brasil de “programador de internet”, variam bastante conforme função, cargo e regime de contratação. De acordo com dados do CAGED, o profissional ganha em média R$ 3.253,66* e o teto salarial é de R$ 7.951,05.* 

A cidade que mais oferece oportunidades em Desenvolvimento Web é São Paulo (SP). Porém, Porto Alegre (RS) é a capital com maior piso salarial (R$ 5.659,46*). No Rio Grande do Sul também está a maior média salarial do país (R$ 4.628,45*).

O que faz um profissional em Desenvolvimento Web?

A rotina de trabalho de um desenvolvedor é sempre dinâmica, pois não mira apenas a construção de novos sites: também envolve manutenções, atualizações, resolução de problemas, reuniões com clientes e equipes etc.

Os desenvolvedores devem tornar a visão de seus clientes uma realidade. Diferentes tipos de sites requerem diferentes aplicativos. Por exemplo, um site de jogos deve ser capaz de lidar com gráficos avançados, enquanto um comércio eletrônico precisa de um app de processamento de pagamentos. O profissional decide quais aplicativos e designs se encaixam melhor no site.

Então, é um trabalho multidisciplinar, que exige a coordenação e integração dos profissionais envolvidos diretamente na construção do site quanto outros departamentos das empresas –– quando não, todos, como é o caso das páginas de intranet.

Para ficar mais claro, elencamos abaixo algumas das principais responsabilidades de um desenvolvedor Web:

  • reunir-se com os contratantes para colher informações para o projeto, construção ou manutenção de aplicativos de software e sites;
  • determinar as necessidades do usuário por meio da análise dos requisitos técnicos;
  • avaliar o código do site para garantir que ele atenda aos padrões do cliente, esteja devidamente estruturado e seja compatível com navegadores, dispositivos ou sistemas operacionais;
  • desenvolver ou validar rotinas e cronogramas de teste;
  • dirigir ou realizar atualizações no site;
  • editar, escrever ou projetar o conteúdo do site e dirigir os membros da equipe que produzem o conteúdo;
  • fazer backup de arquivos de sites em diretórios locais para recuperação;
  • reunir-se com a equipe de trabalho, resolver conflitos, priorizar necessidades, desenvolver critérios de conteúdo ou escolher soluções;
  • identificar problemas descobertos por comentários e testes do cliente e corrigir ou encaminhar os problemas ao pessoal apropriado para correção;
  • conhecer bem os mais recentes aplicativos da Web e práticas de programação, por meio de treinamentos e participação em conferências, workshops e grupos de discussão.
  • utilizar scripts, ferramentas de gerenciamento, de criação de conteúdo, aplicativos e mídia digital.

Quais os desafios mais comuns enfrentados pelos desenvolvedores Web?

Em boa parte do tempo, a rotina de um desenvolvedor lida com situações imprevisíveis e a pressão por resultados. O principal desafio é manter o site funcionando bem para o usuário. Por outro lado, precisa gerar os resultados que o cliente deseja, sobretudo se o objetivo for vender. Então, ao menor problema, o profissional entra em ação. 

Mas existem outros desafios comuns que fazem parte da rotina de trabalho do profissional. Confira, abaixo.

Tornar os sites totalmente responsivos

Há uma década, os smartphones estavam praticamente engatinhando. Por isso, não havia muita preocupação em adaptar os sites para diferentes dispositivos. Hoje, porém, o desafio do desenvolvedor Web é criar sites e aplicativos responsivos nos menores elementos para que o impacto do usuário seja maior. 

Tudo deve estar a um ou dois cliques de distância. O layout não pode ser confuso e a navegação precisa ser intuitiva. Do contrário, o usuário simplesmente migra para outro lugar e o cliente perde resultados. Já quando se trata de intranet, chovem reclamações e aborrecimentos de colaboradores e gerência.

Lidar com o enorme volume de informações

O desenvolvedor precisa estar atento do desempenho dos servidores para evitar o colapso do site. Por isso, é preciso acompanhar em tempo real o volume de conteúdo e a quantidade de tráfego, pois a página não pode ficar lenta ou cair.

Então, prever a escalabilidade –– que trata do balanceamento de carga entre os servidores –– é uma grande preocupação, a qual começa já na arquitetura dos projetos.

Garantir o alto desempenho

Cada segundo conta para ganhos e perdas em um negócio, especialmente se o cliente é totalmente digital. Então, não adianta ter um site totalmente funcional e responsivo, se ele é lento e pesado. 

Então, o desempenho é um dos pontos-chave de qualquer projeto de desenvolvimento Web. O profissional precisará ter códigos bem escritos, bancos de dados otimizados e com bom gerenciamento, conhecimento de picos de tráfego, boa distribuição de carga e serviços terceirizados de qualidade etc. para não haver filas para processamento de informações, como fazer um download ou terminar uma compra.

Focar a segurança

A segurança da empresa e dos usuários sempre foi uma preocupação. Porém, com as leis de segurança de dados implantadas no Brasil e no mundo, como é o caso da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), essa questão tornou-se condicional.

A segurança deve ser considerada em todo o ciclo de vida de desenvolvimento do site e aplicações, especialmente quando se está lidando com informações vitais, como detalhes de pagamento, informações de contato e dados confidenciais.

Logo, há muito a se considerar quando se trata de segurança de aplicativos da Web, como ataques de negação de serviço, sequestro de dados, mau funcionamento do banco de dados, acesso não autorizado a partes restritas do site etc. 

Quais são os projetos mais comuns em Desenvolvimento Web?

Para terminar, separamos uma lista com alguns dos projetos de desenvolvimento Web mais comuns. Dê uma olhada:

  • bibliotecas digitais;
  • blogs;
  • hot sites;
  • internet banking;
  • plataformas de estudos online;
  • plataformas de streaming (música, vídeos);
  • plataformas de vídeos;
  • portais financeiros;
  • sites de jogos;
  • sites institucionais;
  • sites internos de empresa;
  • sites jornalísticos;
  • sites pessoais;
  • web TVs;
  • webchats.

Por que estudar na Unopar?

Se você chegou até aqui, é provável que esteja procurando a melhor faculdade de Desenvolvimento Web. Então, está no lugar certo!

A Unopar é uma instituição de alcance nacional, considerada o maior centro universitário EAD do Brasil. São diversos polos EAD, mais de 90 cursos de graduação, pós-graduação e cursos livres e alunos que confiam a nós uma educação superior completa!

Além da tecnologia de ponta para estudos EAD, destacamos 4 diferenciais que sustentam o ensino na Unopar:

  • apoio personalizado ao aluno: sua formação acadêmica precisa ser acompanhada de perto. Para isso, conta com uma equipe de professoras focada em oferecer a você o melhor apoio individual;
  • sistema de ensino: o sistema de ensino moderno é focado no aluno, para que você experimente os conhecimentos por meio da prática e do contato com casos reais;
  • avaliação continuada: a avaliação é um processo contínuo, baseado no esforço e desempenho durante cada atividade desenvolvida ao longo do semestre;
  • parcerias exclusivas: para você ter as melhores oportunidades de trabalho, a parceria com o Canal Conecta garante acesso gratuito e exclusivo às melhores vagas de estágio e emprego, ao aproximar empresas e candidatos com perfil similar.

Formas de ingresso

A Unopar diversifica suas formas de ingresso, para você focar o melhor desempenho nos exames de admissão. Além do vestibular tradicional, temos o vestibular online e o uso da nota do Enem.

Aliás, o Enem é utilizado não somente para o vestibular, mas para ter descontos e até conseguir uma bolsa de estudos integral!

Estude com a Unopar!

Agora você já sabe tudo sobre a faculdade de Desenvolvimento Web e as possibilidades que a carreira proporciona. Então, é hora de dar o próximo passo! Inscreva-se na Unopar e dê força ao seu diploma!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.