Sem dinheiro para a faculdade? Saiba como conseguir uma bolsa integral!

como conseguir uma bolsa de estudos integral

Desconto nota do Enem

Sofrer com a falta de dinheiro para os estudos é uma realidade para muitos brasileiros. Mesmo assim, existem maneiras eficientes de conseguir entrar em uma faculdade e cursar o ensino de nível superior.

Por meio de uma bolsa de estudos integral, diversos estudantes têm realizado o sonho de ingressar em uma instituição de ensino. O auxílio, nesse caso, geralmente é concedido a pessoas de baixa renda ou que comprovem ter dificuldades para arcar com os custos das mensalidades.

Portanto, se você quer saber como conseguir bolsa integral, mas ainda se sente perdido em relação às opções disponíveis, acompanhe a seguir e tire todas as suas dúvidas!

Como conseguir estudar em boas faculdades particulares?

Uma bolsa de estudos integral, diferentemente da bolsa parcial, cobre todos os valores de abatimento nas mensalidades. Ou seja, ela é uma ajuda dada pela faculdade ao estudante, que deve comprovar que não tem condições financeiras de arcar com o custo total de uma graduação.

Embora as mensalidades de determinados cursos possam parecer altas, existem formas de conseguir bolsa de até 100% que viabilizam o ingresso no ensino superior. Para entender se você está apto a ser bolsista, é preciso verificar quais são os principais critérios estabelecidos pela instituição de ensino.

Além disso, é preciso verificar quais aspectos são considerados para a concessão do auxílio, como comprovação de renda, histórico escolar, nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre outros.

Atualmente, grande parte das faculdades privadas no país oferece alternativas de bolsas para os graduandos. Geralmente, os candidatos devem passar por um processo seletivo, o que pode incluir provas, redação, análise de currículo escolar e, em alguns casos, uma entrevista.

A quantidade de benefícios oferecidos pode variar de uma instituição para outra, dependendo tanto da oferta de vagas dos cursos quanto da concorrência para cada área de atuação.

Aqui na Unopar, temos a opção da Bolsa Incentivo destinada às pessoas que estão com dificuldades para iniciar um curso superior. O auxílio vale para os novos estudantes e, para concorrer, é preciso atender a alguns critérios socioeconômicos estabelecidos pela faculdade.

Já se você estuda em outra instituição e deseja se transferir para a Unopar, é possível dar entrada na solicitação de transferência externa. Todos os alunos que fizeram transferência para cursos presenciais recebem uma bolsa de até 60% de desconto nas mensalidades até o final da graduação. Para os cursos EAD, o desconto é de até 30% do preço.

Quais tipos de bolsas são oferecidos nas faculdades?

Existem múltiplas formas de ingressar no ensino superior, e algumas faculdades oferecem até mesmo um sistema de financiamento próprio.

Tour pela prova do Enem

Acompanhe a seguir e veja quais são os outros tipos de bolsas mais comuns oferecidos atualmente nas instituições de ensino.

Desempenho no Enem

Um bom desempenho no Enem pode favorecer significativamente o seu ingresso em uma graduação. Isso porque a nota do exame é utilizada em diversos processos seletivos, tanto para bolsas integrais quanto parciais. O ideal é alcançar uma pontuação mínima de 450 pontos nas provas objetivas e ter nota acima de zero na redação.

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que tem o objetivo de conceder bolsas de estudos integrais e parciais a pessoas de baixa renda. Para concorrer ao benefício, é preciso apresentar um bom desempenho no Enem e ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou como bolsista de escola privada. O processo de seleção ocorre a cada semestre, geralmente nos meses de janeiro e junho.

Prova de bolsa

Algumas faculdades particulares também oferecem um programa próprio de concessão de bolsas de estudos integrais. Os critérios, no entanto, são definidos por cada instituição. Geralmente, além das provas, também são solicitadas informações em relação à renda familiar, ao desempenho obtido no vestibular ou Enem, ao histórico escolar, entre outros.

Como obter bolsa de estudo integral?

A melhor maneira de obter uma bolsa de estudo integral é estudar bastante! Isso mesmo: é preciso ter nota suficiente e apresentar um bom desempenho escolar para concorrer aos auxílios nas principais faculdades privadas do Brasil. Em alguns casos, o estudante pode ser até mesmo dispensado do vestibular ou do sistema de seleção que a instituição exige para o ingresso.

Outro aspecto primordial que é analisado para a obtenção da bolsa é a condição financeira. Ou seja, o ideal é que o indivíduo tenha renda familiar de até 1 salário mínimo por pessoa, atendendo aos critérios socioeconômicos.

Mesmo assim, a demanda pelas vagas pode ser alta, dependendo do curso escolhido, o que torna ainda mais fundamental ter dedicação redobrada nessa etapa da sua trajetória acadêmica.

É possível obter bolsa integral para cursos EAD?

A graduação a distância é a alternativa ideal para quem precisa de flexibilidade para estudar, tendo ainda a possibilidade de conseguir mensalidades mais acessíveis. Do mesmo modo como ocorre nos cursos presenciais, também é possível obter uma bolsa integral para uma faculdade EAD.

As principais oportunidades são oferecidas por meio do Prouni, e algumas seleções também consideram o desempenho do Enem como critério básico para a participação. Assim, quanto maior a nota atingida, maiores são as chances de conquistar o auxílio estudantil.

São variadas opções, não é mesmo? Já sabe qual a melhor para você? Faça o nosso quiz abaixo e descubra qual opção se encaixa no seu perfil!

A bolsa de estudo integral é, sem dúvidas, a opção mais indicada para as pessoas que desejam ingressar no ensino superior, não é mesmo? Mesmo que você ainda tenha dificuldades financeiras para tomar a decisão, considere os tipos de benefícios apresentados e dedique-se bastante para obter bons resultados nos programas seletivos.

Gostou do conteúdo? Então, entre em contato agora mesmo com a Unopar para agendar o seu vestibular! Temos uma equipe educacional pronta para atender todas as suas dúvidas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 41

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados