Qual a importância da faculdade na vida de alguém?

qualaimportanciadafaculdadenavidadealguem

A importância da faculdade se reflete no aumento das oportunidades profissionais, na possibilidade de ganhar melhores salários e, claro, também é percebida no crescimento pessoal. O diploma de curso superior completa o perfil do candidato e garante um diferencial significativo no mercado de trabalho.

Se você pensa em voltar a estudar, mas ainda tem dúvidas se vale a pena investir tempo e dinheiro em educação, confira as informações que trouxemos neste post. Ao longo da leitura, entenda por que fazer faculdade é importante para sua vida profissional e quais são as principais vantagens da graduação. 

A graduação ainda é algo essencial?

Sim! A importância da faculdade é um dos principais pontos a considerar por quem deseja construir uma boa carreira. É verdade que a quantidade de pessoas graduadas aumentou, levando alguns estudantes a ficar com receio de que o mercado já esteja saturado.

Mas se o cenário profissional já é competitivo para quem tem uma graduação, imagina como as oportunidades são limitadas para os candidatos com ensino médio? 

Os mais resistentes podem até encontrar um ou outro exemplo de pessoas conhecidas que não têm nível superior e se deram bem na carreira. Ok! Em algumas áreas, a formação acadêmica avançada pode não ser a principal exigência, mas um profissional com curso superior ainda apresenta um forte diferencial competitivo. Prova disse é que quem faz faculdade:

  • é mais valorizado pelas empresas;
  • encontra um índice maior de empregabilidade;
  • pode alcançar melhores salários;
  • constrói melhores currículos e abre o leque de oportunidades profissionais.

Olhando por esse ângulo, você vê que a importância da faculdade para a vida profissional é inquestionável. Além disso, não é somente a construção da carreira que é beneficiada com a graduação. A evolução pessoal também é evidente ao longo da jornada acadêmica.

Qual a importância da faculdade?

Ainda tem dúvidas sobre o quanto a faculdade é importante para o seu desenvolvimento? Então, vamos detalhar as principais vantagens da graduação para o seu sucesso profissional. Leia com atenção e não deixe passar boas oportunidades por falta de preparo!

Melhor remuneração

A média salarial do brasileiro foi avaliada pelo IBGE, por meio da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua (Pnadc), e os dados não são muito favoráveis. Os números indicam que 60% dos trabalhadores sobrevivem com uma renda mensal inferior a um salário mínimo. Se considerarmos as despesas básicas, esse valor é bem aquém do necessário.

Nesse sentido, a chance de ter salários melhores é um dos benefícios de fazer faculdade, assim como a taxa de empregabilidade. Pessoas graduadas têm mais chances de conseguir um lugar no mercado de trabalho, enquanto os candidatos com nível médio correm um risco maior de encarar o desemprego.

Para quem parou os estudos após o ensino fundamental, as possibilidades de encontrar um bom trabalho são ainda mais restritas, assim como os salários. Essa realidade confirma que investir em educação é o melhor caminho para obter bons retornos e satisfação na vida profissional.

Diferencial no mercado de trabalho

Fazer faculdade é importante também para garantir um diferencial na busca por uma colocação no mercado — tanto pelo conhecimento acadêmico quanto pelo peso do diploma no currículo.

Em termos de conhecimento específico, vamos considerar um exemplo: na concorrência por uma vaga como assistente administrativo, uma pessoa com ensino médio pode apresentar experiência na área e participar do processo seletivo. Mas o candidato que cursou ou está cursando uma graduação em Administração apresenta uma base teórica e técnica bem mais valorizada pelos empregadores.

Importante lembrar que as atividades extracurriculares desenvolvidas durante os anos de graduação enriquecem ainda mais o currículo e ampliam a bagagem de conhecimento. Aqui na Unopar, você conta com várias delas. Aproveite, então, as oportunidades de crescimento oferecidas e participe do maior número de projetos que você puder.

Outro ponto que garante credibilidade ao seu perfil profissional é a reputação da instituição de ensino. O nome da faculdade é importante para a valorização do currículo e pode passar a informação inicial de que o candidato está bem preparado para exercer sua profissão. 

Experiência enriquecedora

Até aqui, você já deve ter compreendido a importância da faculdade para o desenvolvimento profissional, certo? Mas a evolução pessoal durante os anos de ensino superior é um acontecimento nítido. Trata-se de uma vivência única e transformadora!

O estudante passa por uma mudança significativa no modo de ver o mundo e de interpretar qualquer informação. Em outras palavras, a graduação ajuda a abrir a mente, desenvolver uma visão mais flexível e superar as próprias limitações.

Fazer faculdade é importante também para o aprimoramento de habilidades, como responsabilidade, disciplina, capacidade de resolução de problemas etc. O estudante que opta pelos modelos de ensino EAD ou semipresencial ainda desenvolve e aprimora características como autonomia, flexibilidade, gestão de tempo, e iniciativa — tudo isso contribui para o seu crescimento como indivíduo, além de moldar um perfil profissional de destaque.

Mais oportunidades

Quem faz faculdade abre um vasto leque de oportunidades, as quais já devem ser exploradas desde o início da graduação. A começar pelo contato com outros estudantes e com os professores — que são profissionais de experiência em sua área de formação. Essa interação ajuda a criar um sólido networking e pode ser o caminho para boas possibilidades de estágio e de emprego.

A importância da faculdade na carreira ainda vai além da preparação para atuar na profissão que você escolheu. Isso porque, mesmo que decida mudar as rotas depois de formado, você já terá respaldo para se desenvolver na direção que quiser.

Isso significa que o ensino superior é o passo principal para iniciar sua trajetória — seja na carreira escolhida, seja para seguir o rumo do empreendedorismo em outros segmentos. Você ainda pode optar por se tornar um profissional interdisciplinar e fazer uma segunda graduação, ampliando ainda mais suas possibilidades de atuação.

Conseguiu compreender a importância da faculdade para o seu desenvolvimento? Então, não perca mais tempo: amadureça a ideia de voltar a estudar e dê uma virada na sua vida profissional. Você pode chegar mais longe!

Além do diploma de graduação, há outros pontos que fazem um profissional se destacar entre os demais e ter sucesso na carreira. Ficou curioso? Leia mais um dos nossos posts e descubra quais são os diferenciais competitivos que vão tornar o seu perfil mais atraente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.