Qual a importância da faculdade na vida de alguém?

qualaimportanciadafaculdadenavidadealguem

A importância da faculdade se reflete no aumento das oportunidades profissionais, na possibilidade de ganhar melhores salários e também é percebida no crescimento pessoal. Conquistar um diploma de curso superior completa o perfil do candidato e garante um diferencial significativo no mercado de trabalho.

Se você pensa em voltar a estudar, mas ainda tem dúvidas se vale a pena investir tempo e dinheiro em educação, confira as informações que trouxemos neste post. Ao longo da leitura, entenda por que fazer faculdade é importante para sua vida profissional e quais são as principais vantagens de ter um diploma de graduação.

A graduação ainda é algo essencial?

Sim! A importância da faculdade é um dos principais pontos a considerar por quem deseja construir uma boa carreira. É verdade que a quantidade de pessoas graduadas aumentou, levando alguns estudantes ao receio de que o mercado já esteja saturado.

Mas se o cenário profissional já é competitivo para quem tem uma graduação, imagina como as oportunidades são limitadas para os candidatos somente com ensino médio?

Os mais resistentes podem até encontrar um ou outro exemplo de pessoas conhecidas que não têm nível superior e se deram bem na carreira. Ok! Em algumas áreas, a formação acadêmica avançada pode não ser a principal exigência, mas um profissional com curso superior ainda apresenta um forte diferencial competitivo.

Prova disse é que quem faz faculdade:

  • é mais valorizado pelas empresas;
  • encontra um índice maior de empregabilidade;
  • pode alcançar melhores salários;
  • constrói melhores currículos e abre o leque de oportunidades profissionais.

Olhando por esse ângulo, você vê que a importância da faculdade para a vida profissional é inquestionável. Além disso, não é somente a construção da carreira que é beneficiada com a graduação. A evolução pessoal também fica evidente ao longo da jornada acadêmica.

Qual é a importância da faculdade?

Ainda tem dúvidas sobre o quanto fazer faculdade é importante para o seu desenvolvimento? Então, vamos detalhar as principais vantagens da graduação para o seu sucesso profissional. Leia com atenção e não deixe passar boas oportunidades por falta de preparo!

Melhor remuneração

média salarial do brasileiro foi avaliada pelo IBGE, por meio da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua (Pnadc), e os dados não são muito favoráveis. Os números indicam que 60% dos trabalhadores sobrevivem com uma renda mensal inferior a um salário mínimo. Se considerarmos as despesas básicas, esse valor é bem aquém do necessário.

Nesse sentido, elevam-se as possibilidades de ter salários melhores depois de fazer faculdade e a taxa de empregabilidade também aumenta. Quem tem diploma de graduação conta com mais chances de conseguir um lugar no mercado. Já os candidatos que concluíram apenas a educação básica podem se deparar facilmente com uma situação de desemprego no Brasil.

Se você deixou de estudar no último ano do ensino fundamental, por exemplo, encontrar um bom trabalho fica ainda mais difícil, assim como os bons salários. Isso significa, na prática, que quem aposta em fazer um curso superior sabe que essa é a melhor forma de obter bons retornos pessoais e profissionais.

Diferencial no mercado de trabalho

Fazer faculdade é importante também para garantir um diferencial na busca por uma colocação no mercado — tanto pelo conhecimento acadêmico quanto pelo peso do diploma no currículo.

Em termos de conhecimento específico, vamos considerar um exemplo: na concorrência por uma vaga como assistente administrativo, uma pessoa com ensino médio pode apresentar experiência na área e participar do processo seletivo. Mas o candidato que cursou ou está cursando uma graduação em Administração tem uma base teórica e técnica bem mais valorizada pelos empregadores.

Importante lembrar que as atividades extracurriculares desenvolvidas durante os anos de graduação enriquecem ainda mais o currículo e ampliam a bagagem de conhecimento. Aqui na Unopar, você conta com várias delas. Aproveite, então, as oportunidades de crescimento oferecidas e participe do maior número de projetos que puder.

Outro ponto que garante credibilidade ao seu perfil profissional é a reputação da instituição de ensino. O nome da faculdade é importante para a valorização do currículo e pode passar a informação inicial de que o candidato está bem preparado para exercer sua profissão.

Experiência enriquecedora

Até aqui, você já deve ter compreendido a importância da faculdade para o desenvolvimento profissional, certo? Mas a evolução pessoal durante os anos de ensino superior é um acontecimento nítido. Trata-se de uma vivência única e transformadora!

O estudante passa por uma mudança significativa no modo de ver o mundo e de interpretar qualquer informação. Em outras palavras, a graduação ajuda a abrir a mente, desenvolver uma visão mais flexível e superar as próprias limitações.

Fazer faculdade é importante também para o aprimoramento de habilidades, como responsabilidade, disciplina, capacidade de resolução de problemas etc. O estudante que opta pelos modelos de ensino EAD ou semipresencial ainda desenvolve e aprimora características como autonomia, flexibilidade, gestão de tempo e iniciativa — tudo isso contribui para o seu crescimento como indivíduo, além de moldar um perfil profissional de destaque.

Mais oportunidades

Quem faz faculdade aumenta as chances de trilhar um caminho profissional mais seguro e estável. E esse potencial já começa a ser explorado no início da graduação, em contato com outros estudantes e docentes — que são profissionais de experiência em sua área de formação. Essa interação ajuda a criar um networking e, com isso, há boas possibilidades conseguir estágio ou emprego.

A importância da faculdade na carreira ainda vai além da preparação para atuar na profissão que você escolheu. Mesmo que decida mudar as rotas depois de formado, você já terá respaldo para se desenvolver na direção que quiser.

Isso significa que o ensino superior é o passo principal para iniciar a sua trajetória — seja na carreira escolhida, seja para seguir o rumo do empreendedorismo em outros segmentos. Você ainda pode optar por se tornar um profissional interdisciplinar e fazer uma segunda graduação, ampliando ainda mais suas possibilidades de atuação.

Onde fazer faculdade?

Como vimos, a qualidade e a infraestrutura da faculdade são um diferencial na carreira. Afinal, é o nome da instituição que vai constar no currículo do profissional durante toda a vida, certo?

Veja, a seguir, os diferenciais da Unopar para que você possa conhecer a estrutura e o funcionamento da faculdade que é líder em EAD no Brasil.

Qualidade das aulas

A Unopar foi fundada em 1972 e, desde então, preza pela educação que oferece a seus alunos. A ideia é que o aprendizado aconteça na prática. Por isso, os professores trabalham com o método de resolução de situações-problema, em que os estudantes são chamados a viver situações reais da profissão.

Dessa forma, as aulas são mais dinâmicas e interativas. Além disso, a avaliação é continuada, ou seja, todas as etapas do processo são valorizadas (e não apenas as provas).

Excelente infraestrutura

Temos mais de 700 unidades espalhadas em cada ponto do país, em todos os estados e no Distrito Federal. Como também oferecemos a modalidade de estudos a distância, é muito fácil estudar na Unopar.

Nos cursos presenciais e semipresenciais, o estudante pode contar com clínicas-escola, escritórios, núcleos de apoio e laboratórios de ponta para potencializar o aprendizado.

Material didático

As Disciplinas Interativas (DIs) são um diferencial importante na Unopar. O estudante tem acesso a um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) com softwares avançados. Tudo é preparado para que ele obtenha sucesso em seus estudos.

Nesse ambiente, ele encontra fóruns, chats e tutoria, acessa a biblioteca virtual e assiste às webaulas. Tudo muito prático, didático e, ainda, com o sistema de apoio personalizado.

Quais são os cursos de graduação em alta?

Antes de conhecer os cursos que estão em alta no mercado, os mais procurados pelos estudantes, você precisa saber que existem 3 tipos de diploma de acordo com a formação que você escolher.

Há cursos de Bacharelado, que formam profissionais para atuar no mercado de trabalho de modo geral. Eles podem ser autônomos ou trabalhar em empresas públicas e privadas. As graduações duram, em média, de 4 a 5 anos. Veja alguns exemplos:

Já os cursos de Licenciatura agregam à grade curricular as disciplinas didático-pedagógicas, que formam o profissional para atuar como professor na educação básica. Ele pode lecionar em escolas de ensino fundamental e médio. Conheça alguns:

Em algumas graduações, o estudante pode optar pelo Bacharelado ou pela Licenciatura. Para ter uma formação ainda mais completa, é comum que se forme como bacharel e depois complemente a formação pedagógica para poder atuar como licenciado. Isso ocorre em Artes Visuais e Ciências Biológicas, por exemplo.

Por fim, temos os cursos Tecnólogos. Sua característica mais marcante é a curta duração: em 4 semestres, o estudante recebe seu diploma de ensino superior após ter visto disciplinas essencialmente práticas, cujo objetivo é capacitar o profissional para ingressar no mercado de trabalho com mais rapidez. São exemplos:

Agora que você conhece os tipos de curso, vamos mostrar os que são destaque na Unopar. Quer saber?

Administração

É um curso tradicional no país e permite ao estudante atuar em diversas áreas e cargos, tanto em instituições públicas quanto privadas, de pequenas a médias. O salário médio para o administrador é de R$ 4.115,97*.

O diploma de Administração abre portas no mercado para pessoas inovadoras, empreendedoras e dinâmicas. Não se preocupe se você quiser optar pelo curso, mas não se sentir compatível com esse perfil. Há disciplinas na grade curricular para desenvolver seu potencial.

O curso é oferecido nas modalidades presencial, semipresencial e 100% online.

Agronomia

O Brasil é o país do agronegócio, graças à sua extensão. Logo, não faltam vagas para o bacharel em Agronomia. O curso, que pode ser feito de forma presencial ou semipresencial, prepara o futuro profissional para gerir safras e cultivos, além de rebanhos.

Ele cuida da administração de propriedades rurais até o manejo do solo, com média salarial de R$ 6.467,90*. É um curso que envolve Matemática, Química, Física e Biologia.

Arquitetura e Urbanismo

É uma formação bastante tradicional, mas que trabalha sob a perspectiva da sustentabilidade e da economia colaborativa. A carreira permite que arquitetos e urbanistas desenvolvam projetos de espaços interiores e exteriores, cuidando da valorização do patrimônio e da preservação do meio ambiente.

Devido à necessidade de aulas em laboratórios, o curso não pode ser oferecido 100% online, mas está disponível nos formatos presencial e semipresencial. O salário da área de Arquitetura é dos melhores, de R$ 6.078,64*, e o formado pode trabalhar em escritórios ou abrir seu próprio negócio.

Biomedicina

Também disponível nas modalidades presencial e semipresencial, o Bacharelado em Biomedicina forma profissionais para trabalhar com diagnósticos clínicos e pesquisas de medicamentos e vacinas. O salário do profissional vai de R$ 2.374,31 a R$ 4.843,79*.

É preciso gostar muito de ler e pesquisar, pois o curso e a profissão exigem isso. Ou seja, não é uma graduação em que o profissional consegue ficar estagnado: ele está sempre avançando, assim como a ciência.

Fazer um estágio em Biomedicina é uma excelente opção para vivenciar a rotina profissional e verificar se é essa a sua vontade.

Direito

Esse é um curso que permite ao bacharel seguir por várias áreas, seja advogando, seja atuando na esfera pública como promotor, desembargador etc. A remuneração média do advogado é de R$ 4.281,21*.

É uma formação sólida, com 5 anos de duração, no formato presencial. Na Unopar, o aluno de Direito tem acesso liberado ao Vade Mecum Digital Saraiva Jur.

Enfermagem

Uma das profissões mais antigas e nobres é a de enfermeiro. Hoje, é possível fazer esse curso online, na modalidade semipresencial (além da presencial), em 10 semestres.

O profissional recebe formação generalista e, depois, pode se especializar em uma determinada área, como Oncologia ou Terapia Intensiva, em uma pós-graduação. Os salários para enfermeiros são de R$ 3.374,84*.

Educação Física

Essa é uma das opções de curso em que o profissional pode escolher entre Licenciatura e Bacharelado ou cumprir as duas para obter uma formação mais completa.

O licenciado pode trabalhar com Educação Física escolar (da educação infantil até o ensino médio). O bacharel dá aulas particulares, faz treinamentos personalizados, trabalha em academias e clubes esportivos etc. Para isso, costuma ganhar a média de R$ 2.490*.

Também é possível cursar Educação Física EAD.

Nutrição

Fechando nossa lista dos cursos em alta, Nutrição é destinado a pessoas que se preocupam com a saúde e a alimentação e querem fazer disso uma profissão. O aluno aprende a orientar pacientes em reeducação alimentar, a prescrever dietas específicas e elaborar programas para hospitais, por exemplo.

Na Unopar, o curso é oferecido no presencial e semipresencial. Assim como nas outras carreiras, nossos alunos contam com o apoio exclusivo do Canal Conecta na busca pelo emprego ideal. Por falar nisso, o salário do nutricionista tem a média de R$ 2.850,06*.

Agora é com você!

Conseguiu compreender a importância da faculdade para o seu desenvolvimento? Então, não perca mais tempo: amadureça a ideia de retomar os estudos e dê uma virada na sua vida profissional. Você pode chegar mais longe!

Além de saber como ter um diploma de graduação, há outros pontos que fazem um profissional se destacar entre os demais e ter sucesso na carreira. Há vários diferenciais competitivos que vão tornar o seu perfil mais atraente!

Aproveite e se inscreva no vestibular Unopar para dar início a essa jornada e fazer a diferença na sua vida!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content