Graduação EAD ou semipresencial: qual é a melhor opção?

graduacaoeadousemipresencialqualeamelhoropcao

Desconto nota do Enem

Hoje, em dia, são tantas modalidades de ensino, que é comum o estudante ter dúvidas em relação ao que pode ser mais proveitoso para ele. Por exemplo, além dos já conhecidos cursos presenciais, aulas a distância e semipresenciais têm ganhado força, por favorecerem, principalmente, quem tem uma rotina mais corrida.

Mas antes de tudo, você sabe o que é EAD ou semipresencial? De forma resumida, no EAD, as aulas ocorrem 100% no ambiente virtual. No, semipresencial, há alternância entre aulas presenciais e a distância.

Para você entender melhor as características de cada ensino e conseguir decidir qual vale mais a pena, preparamos este conteúdo. Não deixe de conferir!

Como é a graduação semipresencial?

O curso semipresencial pode ter origem de um presencial ou EAD. Isso significa que há uma proporção definida para as aulas presenciais e as online. A carga horária de cada é definida pela própria instituição e depende de vários fatores, como necessidades dos cursos e exigências do MEC. Por exemplo, algumas graduações exigem habilidades práticas, como laboratório e estágio supervisionado. Psicologia e demais cursos da área da saúde entram nessa lista.

No caso, as aulas podem ser transmitidas ao vivo, o que permite ao estudante a interação instantânea. Já as presenciais costumam ser na própria faculdade, ou seja, no polo mais próximo de você. Esse modelo também pode ser conhecido pelos nomes de “ensino híbrido” ou “blended learning”.

Como funciona a faculdade EAD?

A EAD trabalha 100% com aulas online. Algumas vezes, o estudante precisa ir à faculdade apenas para fazer provas, apresentar trabalhos ou assistir às aulas mais específicas. Quando isso é requisitado, é obrigatória sua presença. Os encontros podem ser ao vivo, ou gravados.

Geralmente, existe uma plataforma pela qual é possível ter acesso a outros materiais, como exercícios e apostilas. Por meio dela o aluno também se comunica com o professor ou tutor e com o resto da turma, podendo tirar dúvidas ou fazer apontamentos.

Tour pela prova do Enem

Curso EAD ou semipresencial: o que escolher?

Bem, agora que você já entendeu a diferença entre EAD e semipresencial, já estamos a meio caminho de definir o que vale mais a pena no seu caso. Sendo assim, vamos mencionar algumas vantagens de cada.

Vantagens EAD

A faculdade EAD é indicada para quem tem um estilo de vida mais corrido, com trabalhos e viagens e, muitas vezes, sem horários definidos. Também, é uma boa escolha para quem mora em regiões mais afastadas da faculdade — afinal, você economiza com transporte.

Por outro lado, a pessoa precisa ser bastante organizada e disciplinada, para assistir às aulas, com determinação e fazer as atividades com dedicação. Além disso, é necessário ter um computador e um bom wi-fi, a fim de conseguir acompanhar o curso com qualidade.

Vantagens semipresencial

Já o semipresencial é recomendado para quem tem condições de se dirigir à faculdade com mais facilidade. Ainda que a pessoa trabalhe, o ideal é siga alguns horários mais fixos, para não correr o risco de perder aulas. Também é uma graduação recomendada para quem se sente mais motivado pela presença de outras pessoas.

Por outro lado, é necessário ter computador e internet, a fim de acompanhar o curso quando as aulas forem online. Por fim, esse tipo de ensino é recomendado para quem deseja fazer graduações que exijam algumas atividades presenciais.

Depois de todos esses pontos ressaltados, agora você já consegue se decidir pelo EAD ou semipresencial? Independentemente da sua escolha, não deixe de optar por uma instituição com grande experiência no mercado e com reconhecimento do MEC, está bem? E a Unopar pode ajudá-lo nisso! Afinal, somos pioneiros em ensino a distância no Brasil, oferecendo uma enorme diversidade de cursos online, semipresenciais e presenciais — é só você escolher o seu!

Gostou de saber um pouco mais sobre a distinção de uma faculdade a distância e semipresencial? Então, que tal, agora, descobrir se existe diferença entre um diploma EAD e um presencial? Clique, para ler o artigo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 47

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados