Descubra como funciona um curso online de Enfermagem

estudante de enfermagem online

Desconto nota do Enem

Você sonha em trabalhar na área de saúde, mas ainda não conquistou seu diploma por falta de tempo? Então, chegou a hora de mudar essa realidade, porque é possível se formar em um curso online de Enfermagem, conciliando os estudos com suas tarefas e compromissos.

Nessa modalidade, as aulas presenciais não acontecem todos os dias. Uma parte da carga horária é cumprida pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e são agendados encontros na faculdade para interação com o tutor, os colegas e a realização de atividades práticas ou laboratoriais.

Assim, você consegue conquistar o seu diploma estudando de uma forma flexível, mas com todo o preparo que precisa para atuar com competência no mercado de trabalho. Achou interessante? Siga a leitura para saber mais!

Quais são as vantagens de fazer um curso online?

Um curso online é aquele ministrado na modalidade do ensino a distância, ou seja, o EAD. Ela é regulamentada pelo decreto nº 9.057 do Ministério da Educação (MEC), e habilita o profissional para atuar em todo território nacional.

As graduações a distância estão ganhando espaço no mercado. Além do fato de serem regulamentadas pelo MEC, ainda trazem diversas vantagens. Com isso, se tornam mais atrativos do que os cursos presenciais para quem está em busca de flexibilidade e custo-benefício.

Isso porque o curso a distância tem uma grade curricular rica, trabalhando conteúdos e disciplinas referentes à área por meio de recursos tecnológicos. Também trabalha de forma aprofundada competências e habilidades que são fundamentais para o desenvolvimento de todo profissional.

Quem estuda nessa modalidade precisa ser organizado, disciplinado e proativo a fim de se preparar para enfrentar os desafios do mercado. Mas não é só isso: uma das principais características do ensino EAD é a flexibilidade que ele proporciona em função de não ter aulas presenciais todos os dias.

Os conteúdos são disponibilizados na sala de aula virtual para que o aluno possa acessar pela internet. Ficam disponíveis 24 horas por dia, abrindo a possibilidade de cumprir a carga horária no momento em que for mais oportuno para ele, otimizando o seu tempo.

É possível determinar o seu próprio ritmo, ver e rever as aulas quantas vezes quiser, fazer pesquisas imediatas para complementar o aprendizado, e tudo isso com um custo acessível. Afinal, o valor dos cursos online costuma ser menor do que a dos presenciais, oferecendo um diploma igualmente valorizado.

Como é a metodologia do curso online de Enfermagem?

O curso de Enfermagem EAD da Unopar tem duração de 4 anos, nos quais são trabalhadas disciplinas na plataforma virtual e programados encontros presenciais para cumprir a carga horária prática.

A grade curricular é composta por disciplinas que contemplam Ciências Humanas e Biológicas, com matérias que compõem o Ciclo Básico, como Sociologia, Psicologia e Administração. Também há aquelas que compõem o Ciclo Profissionalizante:

  • Farmacologia;
  • Parasitologia;
  • Anatomia;
  • Saúde Coletiva.

Algumas dessas disciplinas ou parte do conteúdo delas ficam disponíveis na plataforma virtual, e os momentos de prática são realizados no polo de apoio presencial. Lá, você vai assistir às aulas ao vivo e realizar atividades práticas.

Tour pela prova do Enem

No curso EAD, o estudante também precisa fazer trabalhos e pode participar de pesquisas de extensão, além da necessidade de cumprir o estágio em Enfermagem. O processo de avaliação é contínuo, feito por meio da participação, de questionários e provas presenciais.

Você está se perguntando como acontece a interação com os professores? O estudante recebe o suporte deles por meio de mensagens e dos fóruns. Ainda tem à sua disposição a tutoria, para esclarecer dúvidas e auxiliar com possíveis dificuldades com as disciplinas ou a plataforma virtual em si.

A Unopar é uma das melhores faculdades de Enfermagem. Além de todas essas vantagens, tem uma excelente estrutura de ensino-aprendizagem e oferece aos seus alunos o benefício exclusivo do Canal Conecta. Com ele, você tem acesso a diversas vagas de estágio e emprego, para conquistar seu espaço no mercado de trabalho sem dificuldade.

O curso online de Enfermagem é 100% a distância?

Algumas graduações da modalidade EAD são cumpridas 100% online, ou seja, todas as disciplinas são trabalhadas por meio da plataforma virtual. O estudante precisa comparecer à faculdade apenas para fazer as avaliações bimestrais. Porém, o curso online de Enfermagem não funciona assim.

Como explicamos, essa graduação conta com encontros presenciais, pois uma parte da carga horária precisa ser destinada às disciplinas práticas que preparam o graduando para atuar na profissão. Sendo assim, não é possível estudar Enfermagem a distância com 100% das matérias e atividades online.

De toda forma, uma grande parte do curso de Enfermagem é cumprida no AVA. Então, fica mais fácil organizar a sua rotina sem precisar comparecer à faculdade todos os dias. Ainda há o ganho de tempo por não precisar se deslocar até lá e o custo-benefício, em função do investimento reduzido.

Como funciona um curso semipresencial?

É válido reforçar que a graduação online também prepara você para atuar em diferentes áreas na Enfermagem e, como explicamos, com o diferencial de trabalhar habilidades que geralmente não são tão desenvolvidas nos cursos presenciais.

Tudo isso porque o estudante tem muita autonomia na modalidade EAD. Você vai aprender a administrar seus horários e saber conduzir o curso para cumprir todas as atividades. Assim, desenvolve também muito mais organização e responsabilidade.

Lembra a modalidade de ensino semipresencial, aquela em que parte da carga horária é cumprida pela plataforma virtual e a outra, nos encontros presenciais? Vamos conhecer mais sobre ela! No AVA, o estudante cumpre atividades como:

  • assistir às videoaulas;
  • entregar trabalhos;
  • responder questionários;
  • fazer a leitura de livros e artigos;
  • interagir nos fóruns de discussão;
  • postar atividades complementares.

Para ter sua presença registrada, você precisa cumprir as atividades e interagir com o conteúdo disponível. As disciplinas práticas são trabalhadas nos encontros presenciais no polo de apoio da faculdade.

Para receber o seu diploma, é preciso respeitar os prazos da plataforma virtual e comparecer aos encontros presenciais. Afinal, todas essas atividades estão previstas no projeto pedagógico e precisam ser cumpridas para atender a carga horária.

O curso online de Enfermagem é bem-estruturado e projetado a fim de preparar você para atuar de forma competente no mercado de trabalho. Essa modalidade de ensino é ideal a quem entende a necessidade das disciplinas e atividades práticas dessa graduação, mas precisa de flexibilidade nos estudos.

Esse é o curso ideal para você? Então, não perca tempo! Faça sua inscrição para o vestibular e conquiste o seu diploma!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 258

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados