O que as melhores faculdades de Enfermagem têm em comum?

melhores faculdades de enfermagem

Em um mercado competitivo, não basta ter curso superior: é preciso buscar instituições confiáveis, que cumpram certos requisitos que atestem sua qualidade.

As melhores faculdades de Enfermagem — opção para pessoas que desejam cuidar da saúde de forma coletiva ou individual — não só devem ensinar como exercer funções operacionais e de gestão em clínicas e hospitais, como contar com certas características que garantam confiabilidade e boa reputação no mercado.

Entre elas, oferecer um curso de acordo com as normas do MEC, ter ensino qualificado, contar com flexibilidade de horários e prestar assistência e suporte aos seus alunos. Sala de aula dinâmica e uso constante de tecnologia são outros aspectos inegociáveis na graduação.

Confira os que as melhores faculdades que oferecem curso de Enfermagem têm em comum!

Curso de acordo com as normas do MEC

A melhor faculdade é aquela que cumpre um requisito básico, mas que, muitas vezes, não é observado por futuros estudantes: oferecer um curso de acordo com as normas do Ministério da Educação. Nesse sentido, assegure-se de que sua futura faculdade de Enfermagem é reconhecida pelo MEC e está de acordo com as exigências mínimas para o curso.

Por isso, não deixe de conferir o site do MEC para saber se a sua graduação em Enfermagem tem uma boa posição segundo critérios de avaliação do Ministério da Educação, como Conceito do Curso e Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Ensino qualificado

A melhor faculdade de Enfermagem é aquela que tem ensino qualificado, com bons professores. Por isso, além de avaliar a nota da graduação no MEC, não deixe de conferir o perfil do corpo docente do curso, avaliando o currículo e a experiência dos professores.

É essencial que os professores da graduação em Enfermagem sejam capacitados e especializados. O requisito mínimo para uma faculdade é que o corpo docente tenha pós-graduação lato sensu, mas para garantir sua qualificação é preciso ir além e avaliar também sua experiência de mercado.

Afinal, a troca com professores é uma das experiências mais valiosas da graduação e pode abrir, inclusive, portas para começar a atuar no mercado de Enfermagem.

Flexibilidade de horários

As melhores faculdades de Enfermagem também têm em comum oferecer para seus alunos flexibilidade de horários. Essa é uma característica especialmente importante para quem deseja trabalhar e estudar.

Nesse sentido, a recomendação é buscar uma faculdade que ofereça modalidades como semipresencial e EAD. No primeiro caso, mescla-se o ensino a distância com o presencial. Ou seja, em dias estabelecidos, o estudante deve comparecer ao polo presencial, onde ocorre a aprendizagem por videoconferência.

Já na modalidade a distância os encontros presenciais são restritos às provas. Com isso, o estudante raramente precisa ir ao polo de apoio. O curso é realizado em uma plataforma de ensino virtual, por meio de apostilas, exercícios e videoaulas.

As melhores faculdades EAD oferecem vantagens como flexibilidade, possibilidade de montar um horário que funcione para você e para sua rotina, além de ter liberdade para estudar quando e onde quiser. Para isso, basta um computador com acesso à internet.

Assistência e suporte

É importante que sua faculdade de Enfermagem ofereça assistência e suporte para os alunos. Em tempos cada vez mais dinâmicos, que exigem respostas rápidas, verifique se a instituição de ensino escolhida ofereça todo o apoio que você precisa, com canais de fácil acesso.

Afinal, ninguém tem tempo de comparecer presencialmente ou ficar no telefone para resolver um problema acadêmico, não é mesmo? As melhores faculdades oferecem diversas opções de contato para seus estudantes, têm profissionais e tecnologia disponíveis para garantir o melhor atendimento e resolver questões da forma rápida e eficiente.

Sala de aula dinâmica

Outra característica que as faculdades de excelência têm em comum é uma sala de aula dinâmica, bem diferente do cenário do passado, em que o professor fazia monólogos na frente do quadro-negro.

Busque uma instituição de ensino que esteja por dentro das tendências da educação, trazendo discussões atuais na área de Enfermagem para a sala de aula, com recursos que tornem a aprendizagem mais fácil, como videoaulas, apresentações etc.

A melhor graduação é aquela que promove troca de experiências entre professores e alunos, em um ambiente dinâmico e aberto a debates atuais.

Uso constante de tecnologia

Um ponto indispensável na hora de escolher uma instituição de ensino para cursar Enfermagem é se certificar de que a faculdade aposta no uso constante da tecnologia. Para isso, analise os recursos oferecidos para aprendizagem e os equipamentos dos laboratórios, entre outros pontos.

Enfermeiros cuidam de vidas, por isso é ainda mais importante ter certeza de que aprenderão tudo o que precisam saber para trabalhar em uma clínica ou hospital com materiais atuais e alinhados com as principais tendências do mercado de Enfermagem.

Boa avaliação de alunos e ex-alunos

Outro ponto de atenção na busca pela melhor faculdade de Enfermagem é a avaliação de alunos e ex-alunos da instituição de ensino. Pesquise depoimentos de quem estuda ou estudou na graduação para saber o que essas pessoas acharam do curso.

Outra ideia é conversar com profissionais da área da saúde para saber mais sobre a reputação do curso no mercado de trabalho. Por mais que grande parte do sucesso em qualquer área dependa do esforço do aluno, fazer uma graduação confiável e com boa reputação no mercado faz toda diferença na hora de buscar uma vaga no mercado de trabalho.

Na Unopar você encontra tudo isso. Estamos há mais de 40 anos oferendo ensino superior de qualidade, voltado para o sucesso dos alunos que, depois de formados, retornarão à comunidade todo o conhecimento adquirido durante seus anos conosco. Então, não deixe de levar nossas dicas em consideração e aumente a chances de acertar na hora de escolher a instituição em que fará o curso superior dos seus sonhos!

Ser reconhecida pelo MEC, ter bons professores e oferecer flexibilidade estão entre as características que as melhores faculdades de Enfermagem têm em comum. Portanto, para acertar na escolha da sua graduação não deixe de fazer uma ampla pesquisa, conversar com profissionais da área e dar preferência para instituições de ensino que ofereçam um curso que se adapte a sua rotina, com disponibilidade de horários e possibilidade de estudar onde e quando quiser.

Está em busca de uma instituição de ensino que ofereça tudo isso para você? Entre em contato com a gente agora mesmo para saber mais sobre nosso curso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.