Como funciona o estágio de Enfermagem e como conquistar uma vaga?

estágio de enfermagem

Entender como funciona o estágio em Enfermagem é uma grande oportunidade para os estudantes aprofundarem conhecimentos e experimentarem o mercado de trabalho. Os estágios são atividades práticas educativas, que contam com a supervisão de um profissional e podem ser curriculares ou extracurriculares (ou obrigatórios e não-obrigatórios).

Quando é curricular, ele faz parte das disciplinas do curso e conta também com a orientação de um professor. Já em experiências extracurriculares os alunos trabalham diretamente para as instituições — e é uma forma de ganhar dinheiro na faculdade.

Ambos os casos são regidos pela Lei do estágio e constituem vivências muito ricas para quem está na faculdade. Quer saber mais sobre o assunto? Confira a importância e o funcionamento dos estágios, além de conhecer estratégias para encontrar um bom estágio!

Qual a importância de fazer um estágio em Enfermagem?

Existem diversas razões que justificam a relevância do estágio. Uma delas é a possibilidade de entrar em contato com diversas áreas de atuação da Enfermagem. Afinal, os campos de estágio envolvem os locais onde há enfermeiros atuando. Eles podem ser hospitais, clínicas, escolas, postos de saúde etc.

A oportunidade de vivenciar a rotina profissional estando ainda na graduação é outra grande vantagem dessa experiência. Que estudantes não desejam entrar no mercado de trabalho já tendo a prática na área? Ao proporcionar isso, o estágio é útil, inclusive, para confirmar ou refinar as escolhas que você tem feito ao longo do curso.

Mais um aspecto relacionado à importância de fazer estágio em Enfermagem é a relação entre teoria e prática. Aquilo que é aprendido nas aulas deve servir para formar profissionais capacitados para o cotidiano de trabalho. Logo, é sempre positivo quando um aluno pode fazer essa relação por meio de estágios.

Além disso, as intervenções reais vivenciadas no dia a dia dos enfermeiros ampliam ainda mais os conhecimentos obtidos no curso. Existem muitas aprendizagens que se enriquecem em contextos concretos, não é mesmo? E isso não depende apenas de estágios. Na Unopar, os professores são qualificados e experientes, podendo compartilhar suas vivências de mercado com as turmas.

Entre as vantagens do estágio, não podemos deixar de citar sua importância para o desenvolvimento de características do profissional de sucesso no mercado de trabalho. O currículo de estudantes que aproveitaram vagas de estágio em Enfermagem se torna mais atrativo na busca pelos primeiros empregos.

Como funciona o estágio em Enfermagem?

Agora chegamos à dúvida que é comum a muitos estudantes do ensino superior: como funciona o estágio em Enfermagem? A atividade envolve uma pequena carga horária prática, sob supervisão de um profissional. Os estudantes acompanham a rotina da equipe e, com o tempo, realizam atividades condizentes com o seu nível de conhecimento.

Isso significa que, em geral, o estágio de Enfermagem não inclui atender e realizar práticas diretas com os pacientes. Tudo deve ser feito de maneira controlada, de modo a oferecer ao estudante a orientação frequente de profissionais formados. Assim, é garantida a segurança tanto do aluno quanto dos pacientes e demais profissionais.

Estágios curriculares normalmente acontecem com uma carga horária reduzida — como de um a dois turnos por semana. Enquanto isso, experiências extracurriculares podem chegar a 20 horas semanais. Isto é, a vivência de 5 turnos na instituição.

Entre as atividades sob supervisão realizadas pelo estudante, podem ser citadas:

  • auxiliar na orientação dos pacientes a respeito das práticas da Enfermagem;
  • ajudar na realização de procedimentos simples e na administração de remédios;
  • aplicar vacinas;
  • realizar encaminhamentos de exames;
  • participar das tarefas da rotina burocrática do setor de Enfermagem;
  • ser membro em projetos que contem com a organização ou participação dos enfermeiros.

Além disso, faz parte do estágio acompanhar as demais práticas da equipe e prestar auxílio. Essa possibilidade enriquece muito a vivência do estagiário, pois ele vê realmente na prática como se dá a interação entre os enfermeiros, pacientes e demais profissionais de saúde em seus diversos campos de atuação.

Como conseguir uma boa vaga de estágio?

Agora que você já sabe qual é a importância e como funciona o estágio de Enfermagem, que tal aprender a conseguir uma boa vaga na área? Os estágios curriculares são de responsabilidade da faculdade oferecer, mas os não-obrigatórios são conquistados pelos estudantes em processos seletivos.

No caso dos não-obrigatório, além de poder aprender com os profissionais da área e enriquecer seu currículo, você pode receber uma bolsa, que, de acordo com o Vagas.com fica em torno de R$ 949,00 para os estudantes de Enfermagem. Então, não deixe de continuar a leitura para saber aproveitar oportunidades que surgirem na sua vida acadêmica!

Conte com o apoio da faculdade

Um dos primeiros passos para conseguir estágios é estudar em uma boa instituição. Os alunos da Unopar contam com nosso apoio na divulgação de oportunidades. Também garantimos a qualidade na graduação para que eles estejam capacitados a obter sucessos nas seleções de estágio.

Confira algumas das unidades da Unopar em que há disponibilidade do curso de Enfermagem:

Um grande diferencial da nossa instituição é o Canal Conecta. Por meio dele, os enfermeiros em formação podem encontrar boas empresas para realizarem seus estágios. Além de receberem orientações sobre currículo, entrevistas etc. Viu como o suporte da faculdade faz toda a diferença?

Defina qual área de atuação prefere

O autoconhecimento é mais um aspecto importante para os alunos que estão em busca de estágio. É comum que eles queiram aproveitar todas as oportunidades que surgem, claro, mas vale a pena saber qual é (ou quais são) a área de atuação que você prefere.

Isso vai ajudá-lo a se preparar melhor para ter um perfil adequado às vagas que surgirem. Outra vantagem é que definir suas preferências é útil na hora de filtrar os campos de trabalho e as empresas onde você prefere atuar. Assim, fica mais perto do seu estágio dos sonhos.

Monte um bom currículo

De modo geral, o currículo é o primeiro contato que as instituições de estágio vão ter com o estudante. Logo, vale a pena organizá-lo da melhor forma para conquistar destaque entre os candidatos e aumentar suas chances de entrar no estágio.

Uma dica é montar um currículo limpo. Seja objetivo no compartilhamento das informações e não exagere na formatação. Outra sugestão interessante é incluir suas experiências acadêmicas — por exemplo, participação em grupos de estudo, eventos da área, monitorias etc.

Com a nossa ajuda, você está apto a conquistar um estágio em Enfermagem e vivenciar experiências muito ricas para sua formação e carreira. Lembre-se de outro detalhe indispensável: mantenha-se atualizado nos estudos para continuar realizando um trabalho de qualidade!

E então, gostou do post? Aproveite para saber como funciona a Enfermagem EAD e entenda quais são as vantagens dessa modalidade do curso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content