Enfermagem EAD: por que se tornou uma opção tão procurada?

enfermagem ead

O curso de Enfermagem costuma atrair muitas pessoas interessadas em atuar na área da Saúde. Nos últimos anos, inclusive, a possibilidade de fazer esse curso na modalidade de ensino a distância (EAD) abriu novas possibilidades para quem deseja ingressar nessa faculdade. Mas como funciona a Enfermagem EAD?

Esse tipo de pergunta tende a ser até comum, bem como outras dúvidas envolvendo a qualidade da faculdade de Enfermagem nessa nova versão. Isso porque esse curso deve contar com práticas hospitalares que, como o nome já diz, são práticas!

No entanto, para solucionar questões como essas e ainda descobrir quais são os benefícios desse curso, continue lendo e fique por dentro!

Existe faculdade de Enfermagem a distância reconhecida pelo MEC?

Sim! Inclusive, os diplomas emitidos por meio dessa modalidade são iguais aos da educação presencial. A diferença é que, no caso do Bacharelado em Enfermagem EAD, o curso é ofertado de forma semipresencial.

Afinal, o curso nesse modelo também precisa cumprir a legislação nacional vigente. Ela propõe a integralização da carga horária obrigatória por intermédio da utilização da tecnologia na educação para a execução de mediações didático-pedagógicas, bem como de atividades presenciais obrigatórias.

Outro ponto importante é que no EAD também há registros acadêmicos dos históricos escolares. Assim, no fim do curso, o aluno tem a devida diplomação de sua formação, permitindo a ele atuar nas diversas áreas de Enfermagem.

Primeira dúvida resolvida? Agora veja como é a graduação de Enfermagem EAD!

Como funciona a Enfermagem EAD?

Assim como na modalidade presencial, a Enfermagem EAD pode ser Licenciatura ou Bacharelado. Neste artigo, trataremos melhor sobre a segunda opção, ok? Continuando, é preciso reforçar que parte do curso de Enfermagem EAD é feita parte de forma online e parte de modo presencial — com aulas práticas, de laboratório, estágio obrigatório etc.

Dependendo da instituição de ensino, você precisará escolher um polo de apoio presencial no município de sua preferência, no qual participará de atividades síncronas, ou seja, presenciais. É aí que você assistirá a aulas práticas e teleaulas ao vivo — transmitidas via satélite — e poderá interagir com o seu professor em tempo real, bem como com colegas e tutores.

Além disso, você também fará atividades para seminários e trabalhos em grupo — isso com a ajuda de um tutor, que deve ser sempre especializado na área. E não para por aí: há ainda o estágio e as práticas de campo.

As atividades não presenciais (assíncronas) são feitas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), ou seja, na plataforma online da faculdade. Além delas, há recursos importantes nesse sistema. Quer saber quais? Confira alguns:

  • web aulas;
  • produção textual;
  • avaliações virtuais;
  • fórum de discussão;
  • referências digitais;
  • sistema de mensagens.

Vale destacar que no curso de Enfermagem EAD é possível participar de atividades de pesquisa e extensão feitas em conjunto com colegas de turma e docentes das disciplinas. Aliás, são esses professores que preparam os conteúdos do curso e os materiais didáticos a serem usados.

Além deles, há um acompanhamento tutorial nos polos EAD de apoio presencial e uma mediação pedagógica a distância, na plataforma mencionada. Basicamente, existe uma equipe multidisciplinar para acompanhar e ajudar o aluno em seu percurso. Interessante, não acha?

Em suma, podemos dizer que o curso de Enfermagem EAD conta com recursos multimidiáticos — que possibilitam a comunicação, a interação e a troca de experiências/ideias entre os agentes envolvidos (professores, tutores, alunos). Lembrando que o foco é a sua formação!

Para ser aprovado, é importante ter uma boa frequência — isso é obrigatório, combinado? No caso da Unopar, é preciso ter, no mínimo, 50% de presença em cada disciplina. Nas aulas práticas, a presença mínima necessária para aprovação é de 75%.

O curso também costuma exigir a realização de atividades complementares, como participação em congressos, cursos, disciplinas especiais, entre outras atividades extracurriculares. Além dessas opções, é possível investir em projetos de extensão, iniciação científica e monitoria para complementar a carga horária.

Quais os benefícios de cursar Enfermagem a distância?

Agora que você já sabe como funciona o curso de Enfermagem EAD, confira quais são as vantagens de optar por essa modalidade!

Maior flexibilidade

Uma faculdade EAD fornece maior flexibilidade ao estudante, que pode fazer parte do curso nos horários mais propícios de sua rotina. Dessa forma, você escolhe o melhor momento para estudar e ainda consegue acessar os materiais de diferentes plataformas, como celular, computador, tablet etc.

Estudar as matérias teóricas em casa

Outro ponto é a possibilidade de estudar as matérias teóricas não só no horário mais vantajoso, como também no melhor local para você! Por exemplo, na sala, no quarto ou em outro lugar mais agradável de sua casa. Só se lembre de escolher um ambiente em que consiga se concentrar e não se distraia facilmente durante os estudos, ok?

Trabalhar competências autodidatas

Um princípio do ensino a distância é o estudo autônomo, ou seja, o estudante planeja e organiza seu tempo para se dedicar às pesquisas, às leituras dos materiais didáticos e ao acompanhamento dos conteúdos das disciplinas. Com isso, você poderá trabalhar bem suas habilidades autodidatas.

Normalmente, é possível acessar conteúdos de referência para isso, como uma biblioteca digital no AVA do curso. Nele, você poderá ver teleaulas, ler livros digitais, acessar materiais didáticos e muito mais. Tudo ao alcance de alguns poucos cliques!

Não se preocupar com locomoção todos os dias

Por poder fazer boa parte do curso em casa ou de outro lugar de sua preferência, você não precisará se preocupar com transporte e locomoção todos os dias, mas somente quando houver atividades presenciais. Isso pode gerar até certa economia com passagens ou combustível!

Quais faculdades têm o curso de Enfermagem EAD?

São poucas as faculdades que têm o curso de Enfermagem na modalidade EAD e, felizmente, a Unopar é uma das que aderiu a essa inovadora modalidade, estando preparada para oferecê-lo a melhor experiência!

O seu modelo de educação a distância inclui momentos presenciais, como as teleaulas e as aulas atividades. Assim como destacado acima, os encontros presenciais são feitos em um dos polos de apoio, possibilitando que você consiga interagir ao vivo com tutores, professores e colegas de curso.

Nesses momentos, é muito importante que você participe, buscando sanar dúvidas e colaborar com suas opiniões sobre o material e o conteúdo das disciplinas ofertadas. Também dá para trocar experiências de vida e, assim, enriquecer não só o seu processo formativo, como o de todos os outros alunos. Agora deu para entender como funciona a Enfermagem EAD, certo?

Confira algumas das unidades da Unopar em que há disponibilidade da graduação em Enfermagem a distância:

Se ficou ainda com alguma dúvida sobre essa graduação ou quer conhecer mais sobre ela, entre em contato com nossa equipe para que possamos ajudar você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 22

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content