O que é autoconhecimento profissional e como desenvolvê-lo?

autoconhecimento profissional

Você também tem dúvidas sobre o que é o autoconhecimento profissional? Saiba que consiste na percepção clara das suas habilidades e dos seus pontos fracos, mas que estão relacionados às suas competências profissionais. Trata-se de conhecer a fundo o seu potencial profissional e aquilo que precisa ser melhorado.

Essa capacidade é muito importante porque possibilita entender quais são os seus diferenciais, aquilo que é atrativo para o mercado de trabalho, mas também permite encarar suas limitações e descobrir o que pode atrapalhar sua carreira.

Neste artigo, explicaremos com mais detalhes o conceito de autoconhecimento profissional e toda sua importância na construção de uma carreira de sucesso. Também daremos algumas dicas para você desenvolver essa habilidade. Continue lendo e confira!

O que é o autoconhecimento profissional?

O autoconhecimento profissional não é muito diferente do pessoal. Em ambos os casos, o indivíduo faz uma análise de si mesmo para conhecer suas habilidades e competências, dificuldades e limitações, entre outros aspectos positivos e negativos que compõem a sua personalidade.

A diferença é que, no autoconhecimento profissional, o foco está nos aspectos referentes às habilidades profissionais. Sendo assim, consiste em conhecer as próprias competências, o domínio da área de atuação, bem como os diferenciais que fazem alguém ser um profissional mais bem capacitado.

Essa percepção de si mesmo é muito importante para garantir destaque na carreira. Ela é fundamental para quem está iniciando no mercado de trabalho, aqueles já atuantes e os que pretendem uma mudança de carreira.

No primeiro caso, o indivíduo está em busca de oportunidades, começando a trilhar o seu caminho. Assim, tem maiores chances de alcançar o sucesso se desde já trabalhar todos os seus pontos fracos e aprimorar aqueles fortes.

Para os indivíduos que já estão atuando, o autoconhecimento profissional é importante para aprimorar suas habilidades, a fim de alcançar um diferencial mais competitivo, que possibilite boas oportunidades de crescimento.

Quem pretende mudar de carreira deve fazer uma reflexão profunda a respeito disso. Afinal, precisa analisar quais habilidades e competências já domina e aquelas que necessita desenvolver com o objetivo de ter um bom desempenho na área para a qual pretende migrar.

Como desenvolver o autoconhecimento profissional?

Agora que você já entendeu o que é o autoconhecimento profissional, chegou a hora de descobrir como conduzir esse processo por meio de algumas ações, práticas, mudanças de comportamento e hábitos para entender a si mesmo e alcançar a realização em sua carreira. Veja!

Esteja ciente dos seus pontos fortes e fracos

O primeiro fato que você precisa ter em mente é que não há como ter autoconhecimento se não for sincero consigo mesmo. É fundamental fazer uma análise crítica a seu próprio respeito, a fim de investigar em detalhes quais são os seus pontos fortes e fracos.

Procure deixar o orgulho de lado e reconhecer suas limitações, porque, se não fizer assim, você nunca conseguirá trabalhá-las. Não se esqueça de que todo mundo tem algum tipo de dificuldade, e saber qual é a sua ajudará a fortalecer esse aspecto para que ele não interfira negativamente em sua carreira.

Ao mesmo tempo, evite encontrar apenas defeitos em si mesmo, porque cada habilidade que você tem pode contribuir com o seu futuro. Então, evite o excesso de autocrítica e dê crédito para suas realizações e as suas competências, pois todas elas são importantes e podem ser trabalhadas para se tornarem ainda melhores.

Saiba aonde quer chegar

Se você não tiver claro em sua mente quais são as suas metas e objetivos, corre um grande risco de se aventurar com diversas tentativas frustradas. Portanto, é fundamental saber aonde realmente deseja chegar para que possa caminhar até lá.

Para entender melhor, imagine que você vai fazer uma viagem. Que tipo de bagagem será preciso levar? Para responder a essa pergunta, deve considerar o destino, não é mesmo? Afinal, se você for para o litoral precisará de roupas leves, mas, se pretende esquiar no Chile, certamente precisará estar muito bem agasalhado!

Isso significa que o modo como você vai se preparar depende muito de onde quer chegar. Então, o seu autoconhecimento profissional envolve aquilo que deseja para si mesmo daqui alguns meses ou anos. Com isso, você consegue adotar as melhores estratégias e tomar boas decisões.

Escute a opinião alheia, mas decida por si mesmo

As pessoas ao nosso redor sempre podem contribuir de alguma forma com nossas decisões, seja como exemplo do que fazer ou daquilo que não deve ser feito. Por isso, o ideal é que você escute a opinião delas, mas, na hora de tomar a decisão, reflita por si mesmo.

É fundamental ter senso crítico para ponderar a respeito de opiniões diferentes e analisar aquilo que se aplica em seu caso ou não. Seguir à risca o pensamento dos outros não ajudará você a ter a maturidade de que precisa para crescer profissionalmente.

Entenda como os outros veem você no ambiente profissional

Não importa se você tem um trabalho flexível, com regras rigorosas, se trabalha em home office ou é um freelancer. Em todos esses casos, é importante saber como os outros veem você no ambiente profissional. Assim, descobrirá se é considerado muito ambicioso, competitivo, tímido demais, um líder nato, e assim por diante.

Ter essa consciência ajuda a entender qual é a imagem que está construindo e se ela está de acordo com aquilo que você deseja transpassar. Como isso influencia suas oportunidades, deve estar adequado aos seus objetivos.

Nunca pare de aprender

Considere que mudanças acontecem constantemente no mercado de trabalho, e você precisa acompanhá-las aprimorando seus conhecimentos no mesmo ritmo. Portanto, nunca pare de aprender.

Quem está saindo da faculdade deve continuar atualizando seus conhecimentos. Aqueles que já estão fora da sala de aula há algum tempo precisam voltar a estudar, realizando, por exemplo, o ensino superior. Afinal, o aprendizado constante é fundamental para o aprimoramento técnico e para a aquisição de habilidades e de competências. Aqui na Unopar, você conta com uma ampla lista de cursos de graduação, nas modalidades presencial e EAD.

Viva no presente

Algumas pessoas costumam sonhar demais com o futuro, sabem exatamente aonde querem chegar e o que desejam para sua vida e sua carreira. No entanto, esquecem que, para chegar lá, é preciso trabalhar o agora.

Sendo assim, você não pode se esquecer de viver o presente e entender que, para uma caminhada terminar, é preciso dar passos, ou seja, alcançar uma meta de cada vez. Então, você não deve se preocupar em ser um bom profissional amanhã, precisa disso hoje.

Aprenda com o passado, mas desapegue-se dele

Também é muito comum que alguns indivíduos deixem que seu passado comande seu presente. Pode ser, por exemplo, uma frustração ou um sentimento de culpa, fatores que levam a limitações e impedem o aproveitamento de oportunidades.

Quando você olhar para trás, procure ter em suas experiências um aprendizado que contribua com as suas ações do presente. Mas procure desapegar daquilo que foi, sejam coisas boas, sejam coisas ruins, para que o seu foco não seja direcionado àquilo que não volta mais, impedindo você de ver o que está diante de seus olhos.

Defina metas claras para o futuro

Quando for definir aonde quer chegar, é importante que as suas metas de longo prazo estejam muito bem claras. Mas não se esqueça de que, muitas vezes, precisamos pensar em curto e em médio prazo, para essas metas mais modestas ajudem a chegar ao destino final.

Tenha em mente que não basta saber o que é o autoconhecimento e fazer algumas adequações em seus comportamentos. Afinal, trata-se de um processo que requer tempo e mudanças internas; portanto, o trabalho precisa ser contínuo. Você deve estar sempre se autoanalisando, a fim de aprimorar-se ao longo da sua trajetória e alcançar o sucesso.

Gostou do artigo? Então, compartilhe essas informações em suas redes sociais para que seus amigos também desenvolvam o autoconhecimento profissional e sejam bem-sucedidos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.