Enfermagem e Oncologia: entenda a relação das áreas

profissional de enfermagem e oncologia

Pessoas com câncer demandam um cuidado multidisciplinar. Por isso, a Enfermagem e a Oncologia andam juntas. Nesse sentido, o enfermeiro pode optar por esse segmento, atuando no atendimento especializado a esses pacientes em hospitais, clínicas e home care.

Aliás, essa é uma dos diferenciais da área da Enfermagem: oferecer uma carreira promissora em diferentes nichos, seja no setor público ou privado.

Quer entender melhor o que é Oncologia clínica e qual é o papel do enfermeiro no tratamento do paciente com câncer? Confira o post que nós, da Unopar, preparamos para você e descubra as vantagens de escolher esse segmento!

Afinal, o que é Oncologia clínica?

A Oncologia clínica é um campo bem amplo de atuação que se volta para as particularidades do tratamento de câncer em todas as suas fases:

  • diagnóstico;
  • cuidados curativos e medicamentosos;
  • procedimentos cirúrgicos;
  • terapias — quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia;
  • reabilitação;
  • cuidados paliativos.

Diante disso, percebe-se que os pacientes recebem a atenção, cuidados e atendimento de diferentes áreas, entre elas: Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Farmácia e Enfermagem.

O trabalho da equipe multidisciplinar é essencial para que cada profissional dedique seus conhecimentos especializados não só para a cura, mas também para que o paciente tenha qualidade de vida — inclusive na etapa terminal da doença.

Outro ponto é que, ainda que dois pacientes apresentem o mesmo tipo de câncer, podem responder de maneira diferente a uma terapia. É então que se torna tão importante a atuação de diferentes profissionais para oferecer o melhor cuidado e conforto à pessoa, seus familiares ou acompanhantes.

E é por isso que a Enfermagem e Oncologia estão tão próximas. Além dos cuidados de saúde, o enfermeiro também tem as habilidades para amparar o paciente, oferecendo um atendimento humanizado — uma abordagem essencial para as pessoas com câncer.

A demanda para profissionais qualificados nessa área é alta, visto que as estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam para 626.030 novos casos de câncer em 2020.

Como a Enfermagem e a Oncologia se relacionam?

Quem decide ser enfermeiro pode fazer o curso online de Enfermagem da Unopar e, assim, conseguir o diploma do ensino superior em um modo flexível, sem atrapalhar sua rotina. Com essa formação, você adquire conhecimentos e habilidades voltados para o cuidado do paciente de forma global, prezando pela sua saúde, bem-estar e segurança.

Esse profissional presta assistência em diferentes aspectos, como realização de curativos, alimentação, higiene, administração de medicamentos e ainda lida diretamente com acompanhantes e familiares.

Assim, a relação entre Enfermagem e Oncologia é muito próxima devido à importância do enfermeiro em todos os cuidados que o paciente com câncer necessita.

Plano de carreira

Gostou de entender o que é Enfermagem Oncológica? Quem tem o perfil profissional que se encaixa com essa área pode direcionar o plano de carreira para essa área, realizando treinamentos e cursos de pós-graduação em Enfermagem Oncológica. É uma maneira de o enfermeiro atualizar os conhecimentos e valorizar o currículo, ajudando a encontrar os melhores cargos em portais de vagas.

Qual é o papel do enfermeiro no tratamento de paciente com câncer?

Viu só como o curso de Enfermagem é uma aposta certeira para o seu futuro? Agora que você já sabe o que é Enfermagem Oncológica, profissão com média salarial no Brasil de R$ 4.775*, precisa compreender como é a área de atuação do profissional nessa área específica.

Realização de procedimentos

Nesse campo, o enfermeiro utiliza seu conhecimento técnico-científico para realizar os procedimentos complexos de cuidados e para prestar toda a assistência ao paciente com câncer, independentemente do estágio da doença. Assim, seu trabalho se direciona para:

  • avaliar os sinais vitais do paciente;
  • administrar fármacos;
  • realizar o exame físico geral, a fim de checar peso e altura;
  • avaliar a toxicidade de medicamentos de acordo com o protocolo quimioterápico;
  • prestar os cuidados para fazer o acesso via venoso e por cateter na quimioterapia com segurança.

Atendimento humanizado

O enfermeiro tem a competência para prestar um atendimento humanizado — em ambiente hospitalar, clínicas, centros de infusão ou em casa — para o paciente que está passando por um momento tão delicado.

Sendo assim, sabe como oferecer uma atenção integral, ouvir suas queixas, explicar com calma cada procedimento, seus efeitos e ser empático. É ele quem fica mais próximo de familiares e cuidadores e tem o papel de oferecer conforto a essas pessoas também.

Planejamento da assistência

O enfermeiro é o responsável por fazer o planejamento da assistência ao paciente com câncer, liderando as equipes de técnicos e auxiliares de Enfermagem, para que ofereçam um cuidado integral, com segurança e qualidade. É esse profissional que acompanha de perto os sintomas, está em contato direto com o médico e ainda participa da reabilitação.

As vantagens da Enfermagem oncológica incluem o conhecimento e competência para fazer a avaliação de qual é o cuidado mais adequado ao paciente e de qual protocolo terapêutico deve ser adotado.

Cuidados paliativos

Em casos avançados de câncer, em que não há mais possibilidade de reversão da doença, é importante que o paciente receba cuidados paliativos — área em que a Enfermagem Oncológica é tão importante.

O enfermeiro atua nos cuidados voltados diretamente ao bem-estar do indivíduo e não mais à doença. Assim, presta uma assistência que reduz o sofrimento emocional e que proporcione conforto físico e psicológico.

Educação em saúde

Por último, saiba ainda que a Enfermagem Oncológica também pode atuar na educação dos pacientes, cuidadores e familiares. São ações de promoção de saúde ao longo das terapias para que a pessoa consiga lidar melhor com os sintomas e tenha bem-estar em seu dia a dia.

Para se tornar um enfermeiro de sucesso, não deixe de estudar conosco na Unopar. Além de uma infraestrutura completa e professores qualificados, temos facilidades que incluem formas de ingresso facilitadas e modalidades de ensino presencial e semipresencial, de acordo com sua rotina. Ainda ajudamos na conquista de estágios em Enfermagem com o Canal Conecta.

Se você tem vontade de ser enfermeiro, viu neste post como a Enfermagem e Oncologia se relacionam. É uma atuação que vai trazer satisfação profissional e pessoal, visto que os cuidados vão proporcionar uma melhor qualidade de vida aos pacientes.

Está em busca de um curso superior de qualidade em Enfermagem? Inscreva-se no vestibular da Unopar e receba uma formação completa para construir uma carreira ascendente nessa área!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content