O que é preciso para trabalhar com Educação Física escolar?

profissional de educação física nas escolas

Trabalhar com Educação Física escolar é uma alternativa promissora para quem gosta de crianças e acredita que o esporte e as atividades físicas têm poder transformador.

Não é à toa que, nas escolas, a disciplina é cada vez mais valorizada por pais e diretores. Afinal, ajuda na formação de pessoas saudáveis e com maior consciência corporal. Além disso, a prática de esportes já começa a introduzir conceitos que serão importantes durante toda a vida, como liderança, limites e trabalho em equipe.

Com essa importância cada vez maior da área, você já pode imaginar que o profissional especializado é muito valorizado. Tem interesse? Então, siga a leitura conosco e veja os principais passos para trabalhar com Educação Física Escolar!

Faça faculdade de Educação Física

O primeiro passo para se tornar um profissional de Ed. Física é fazer uma faculdade na área. Optar pela graduação não só é um diferencial: em grande parte das escolas, para não falar em todas, é pré-requisito para concorrer a vagas nesse setor.

Fazer faculdade é inegociável, você deve saber. Porém, é importante ter em mente ainda que não basta fazer uma graduação qualquer. Escolha uma instituição de ensino de qualidade, que ofereça todos os recursos que você precisa para se tornar um profissional completo.

Aqui na Unopar, oferecemos para nossos estudantes conhecimentos sobre diversas práticas esportivas e desenvolvemos habilidades didáticas e pedagógicas. Assim, os futuros profissionais têm todas as ferramentas de que necessitam para acompanhar e assistir alunos dos perfis mais variados.

Mesmo pessoas que já trabalham ou têm outras ocupações e, por isso, contam com um tempo restrito não precisam abrir mão de cursar a faculdade na Unopar. Investir em um curso de Educação Física EAD ou semipresencial permite conciliar a graduação com o trabalho ou cuidado com os filhos, por exemplo, pois o aluno pode fazer o próprio horário.

Não podemos deixar de falar também no peso da graduação para o aumento salarial. Para se ter uma ideia, a remuneração média de um professor de Educação Física de ensino médio é de R$ 2.444,20*. Porém, você pode ganhar até R$ 6.247,44*, a partir do seu desenvolvimento conquistado na faculdade.

Realize um curso de formação pedagógica

Para atuar no segmento escolar, Educação Física e Pedagogia deve andar juntas. Por isso, caso tenha feito Bacharelado, é essencial realizar um curso de formação pedagógica para, assim, trabalhar como professor em escolas.

Pedagogia está entre os principais cursos de Licenciatura justamente porque qualifica o bacharel em áreas diversas para dar aulas — entre elas, Educação Física. Complementar o Bacharelado com um curso de formação pedagógica não só faz a diferença para o currículo como expande suas possibilidades de atuação profissional.

Aqui na Unopar, oferecemos a Licenciatura em Pedagogia, que permite que o profissional:

  • atue como docente na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental;
  • treine e desenvolva outros professores
  • coordene programas de ensino, entre outras áreas de atuação.

Faça estágios na área durante a faculdade

Ter sucesso na área de Educação Física infantil passa, ainda, pela busca por estágios durante faculdade. Ter contato com práticas profissionais diversas incrementará o seu currículo e facilitará sua jornada na hora de escolher em que área você gostaria de atuar.

Por conta do estágio, você pode identificar, por exemplo, que prefere trabalhar com crianças menores em vez de adolescentes. Por isso, não deixe de aproveitar a graduação para buscar experiências profissionais que ajudem a decidir seus caminhos no futuro.

Uma dica é procurar vagas alinhadas ao seu perfil. No Canal Conecta, ferramenta exclusiva para alunos Unopar, fica fácil encontrar seu novo emprego. De acordo com exigências, como qualificação e perfil, o site indica candidatos para cada oportunidade, sem custo algum para o profissional.

Use o networking a seu favor

Outro passo essencial para trabalhar com Educação Física nas escolas é usar o networking a seu favor. De forma prática, isso quer dizer que você pode e deve recorrer à sua rede de contatos para conquistar as melhores oportunidades profissionais na área.

Colegas de classe e professores são excelentes canais para conseguir os primeiros estágios e empregos. Por isso, não deixe de divulgar seu currículo e pedir para ser avisado quando surgirem vagas.

Apostar em redes sociais profissionais, como o LinkedIn, também é uma maneira de:

  • estabelecer conexões com outras pessoas que atuam na área;
  • trocar experiências;
  • saber de oportunidades em Educação Física escolar.

Para aumentar suas chances de ser selecionado, não deixe de manter o seu perfil e currículo sempre atualizados. Além disso, procure cursos de especialização depois de finalizar ou durante a graduação. Quanto mais robustas forem suas qualificações, maiores são as chances de conquistar o emprego dos sonhos.

Entenda a mudança do comportamento infantil

Quem deseja fazer carreira com o curso de Educação Física precisa ainda se tornar um especialista em comportamento infantil. Afinal, as crianças não estão iguais às de anos atrás, principalmente por conta da influência da tecnologia.

Para se destacar no mercado, vale garantir que está em dia com as melhores práticas e informado sobre o que há de mais importante em relação ao tema no Brasil e no exterior.

Acompanhar as tendências da área e sobre o comportamento de crianças e adolescentes é essencial para montar boas aulas e aumentar o interesse dos seus alunos nas atividades. Por isso, não deixe de participar de congressos, palestras e ler sobre o assunto em livros e publicações especializadas na área.

Siga esses passos e trabalhar com Educação Física escolar será perfeitamente possível. Não se esqueça de que, além de investir na qualificação constante, é essencial escolher uma faculdade de qualidade, que ofereça todos os recursos técnicos e acadêmicos de que você precisa para atuar na área.

Escolher uma faculdade reconhecida no mercado por sua excelência tem papel central na formação do professor de Educação Fisica para atender à demanda do mercado. Então, não fique para trás!

Quer dar um dos primeiros passos para atuar em Educação Física escolar? Então inscreva-se agora mesmo no vestibular da Unopar e faça sua prova online!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.