Como funciona uma graduação em Educação Física EAD?

comofuncionaumagraduacaoemeducacaofisicaead

O ensino a distância surgiu para facilitar o ingresso de jovens e adultos no nível superior — sobretudo em meio a rotinas atribuladas que envolvem, também, o trabalho e os demais afazeres. Embora nem todos os cursos de graduação sejam ofertados nessa modalidade, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) vem prevendo incentivos às formações online voltadas à área da saúde, como a formação em Educação Física EAD.

Sim, é perfeitamente possível cursar Educação Física a distância e obter o mesmo rendimento do que uma formação presencial, afinal, optando por uma boa instituição de ensino, o aluno receberá toda a base teórica e prática que necessita para trilhar uma carreira de sucesso. Sem falar que as possibilidades de mercado para o profissional desse campo são diversas — e quem sabe uma delas não desperta o seu interesse, não é mesmo?

Sendo assim, continue a leitura do conteúdo e tire de vez as suas dúvidas sobre a faculdade de Educação Física EAD!

A rotina de estudos no curso de Educação Física EAD

Como funciona um curso de Educação Física EAD? Essa é uma dúvida comum entre as pessoas que desejam ingressar na área, mas ainda não entendem como é possível se capacitar numa área tão prática a distância. Isso porque os cursos EAD são ministrados em uma plataforma virtual, onde estão centralizadas as aulas de todas as disciplinas, os exercícios, os livros e apostilas, entre outros materiais didáticos.

Com a duração média de quatro anos, a graduação em Educação Física EAD pode ser do tipo Licenciatura, voltada para quem deseja dar aulas, conduzir pesquisas ou seguir carreira acadêmica — ou Bacharelado, opção mais interessante àqueles que desejam trabalhar com o público em diferentes possibilidades, seja em academias, residências, clubes etc. Aqui na Unopar, encontramos os dois graus de formação, cabendo ao aluno escolher a que mais se encaixa em seus objetivos.

Independentemente da modalidade escolhida, vale reforçar que o EAD é ideal quando não há disponibilidade de tempo para se deslocar todos os dias até a faculdade. Para cursos como o de Educação Física, as aulas acontecem no ambiente virtual e são mescladas com encontros presenciais nos polos de apoio. Nesses momentos, são realizadas as provas finais, as atividades práticas, a integração com os colegas e professores etc.

Também é importante ressaltar que o sucesso do aluno no curso dependerá de seu foco e sua dedicação, pois, como terá liberdade para montar os seus próprios horários — uma das maiores vantagens da modalidade EAD — precisa saber se organizar uma rotina de estudos. Sendo assim, é necessário manter as aulas em dia, bem como entregar as tarefas propostas e estar atento às datas das avaliações.

Durante a formação, os alunos são preparados para atuar na promoção da saúde, bem como na prevenção, reabilitação e manutenção do bem-estar ligado à prática de exercícios físicos, atividades esportivas e de lazer. O estudante de Educação Física aprenderá bastante sobre o funcionamento do corpo humano e sobre as funções do organismo, além disso, terá noções de primeiros socorros, nutrição aplicada ao esporte, metodologias de ensino, comunicação etc.

As principais disciplinas e avaliações

Mesmo na modalidade EAD, o aluno terá alguns encontros preestabelecidos em laboratórios especializados, bem como realizará estágios supervisionados. Por isso mesmo, vale reforçar a importância de buscar por uma boa instituição de ensino, que fornecerá uma formação completa ao estudante e saberá avaliar o seu desempenho como futuro profissional das melhores formas.

Como já adiantamos, durante o curso, o futuro educador físico entrará em contato com conteúdos voltados ao funcionamento do corpo e do organismo. A grade curricular de uma graduação em Educação Física EAD na modalidade Bacharelado é composta por matérias como:

  • Crescimento e Desenvolvimento Humano;
  • Metodologia Científica;
  • Atividade Física, Lazer e Saúde;
  • Aprendizagem Motora e Psicomotricidade;
  • Atividades Físicas e Esportes Adaptados;
  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Nervoso e Cardiorrespiratório;
  • Fundamentos da Iniciação Esportiva;
  • Medidas e Avaliação Física no Esporte;
  • Bioquímica e Bioenergética Aplicadas ao Exercício e ao Esporte;
  • Atividades Físicas e Envelhecimento;
  • Atividade Física na Empresa;
  • Políticas Públicas;
  • Fisiologia do Exercício;
  • Treinamento de Força;
  • Democracia, Ética e Cidadania etc.

A Licenciatura em Educação Física EAD, além das disciplinas acima, agrega ao currículo matérias que o auxiliarão a atuar como docente na educação infantil, ensino fundamental e médio. O curso também prepara o aluno para lidar com questões ligadas à gestão educacional em instituições públicas e privadas, à assessoria, ao planejamento e avaliação dos componentes curriculares, à pesquisa científica no campo da educação, entre outras.

O mercado de trabalho em Educação Física

Se está considerando o curso de Educação Física EAD, temos boas notícias: os níveis de empregabilidade para a área são promissores. Os hábitos de comportamento das pessoas vêm passando por grandes transformações. A preocupação com a saúde e com o condicionamento físico nunca estiveram tão em alta — e como o objetivo da graduação é justamente formar profissionais capacitados para promover o bem-estar corporal, torna-se clara a demanda do educador físico no mercado de trabalho.

Para você ter uma ideia desse crescimento na área, de acordo com o Ministério da Saúde, o número de pessoas que praticam atividades físicas no país cresceu 24% nos últimos 11 anos. Isso revela como a demanda por profissionais capacitados têm crescido e, ser formado no curso de Educação Física, é um pré-requisito para atuar de forma adequada e com comprometimento com a saúde do seu público.

Caso opte pela graduação na modalidade Licenciatura, além de atuar como professor dos ensinos fundamental e médio, o educador físico pode:

  • coordenar atividades físicas em academias;
  • desenvolver planos de ginástica laboral em empresas;
  • ser um personal trainer;
  • prestar consultorias personalizadas;
  • trabalhar com atletas profissionais ou para times esportivos;
  • ingressar equipes de recreação em hotéis, resorts e até mesmo cruzeiros;
  • se especializar para seguir nichos específicos — como natação, musculação; desenvolvimento motor de pessoas com deficiência etc;
  • apostar na educação continuada (pós-graduação, mestrado ou mesmo doutorado) para dar aulas em faculdades.

Viu só como é possível cursar Educação Física EAD? Unindo praticidade, flexibilidade, comodidade e excelente custo-benefício, você consegue se tornar um educador físico e receber um diploma com o mesmo peso e valor que o oferecido na modalidade presencial. Lembre-se, no entanto, de escolher uma faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), que tenha credibilidade, corpo docente especializado e foco no sucesso do aluno.

Aqui na Unopar oferecemos o curso de Educação Física EAD devidamente credenciado nas modalidades Bacharelado e Licenciatura. Que tal entrar em contato conosco e entender qual é a melhor opção para você?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.