Descubra 6 portas que o diploma de Administração pode abrir para você!

diploma de administração

A procura por um diploma de Administração é muito grande no Brasil. De acordo com o Censo da Educação Superior, realizado pelo MEC em 2018, essa graduação ficou em segundo lugar no ranking de matriculados. E nesse contexto, 7,1 milhões das vagas ofertadas eram para o ensino a distância, enquanto 6,3 milhões eram para o presencial.

A explicação para essa tamanha demanda está no fato de que a profissão de administrador garante diversas oportunidades em áreas muito diferentes. Ou seja, essa graduação é muito diversificada, proporcionando aos estudantes um conhecimento amplo em áreas como Finanças, Estatística, Produção, Logística, Recursos Humanos, Sistema da Informação e muitas outras.

Por isso, ao escolher esse curso você terá diversas oportunidades no mercado, podendo focar em várias atividades, o que abre portas para você construir uma carreira de sucesso. Quer saber mais? Então, continue lendo este artigo e confira o que você pode fazer sendo um administrador!

1. Consultoria em Contabilidade

No curso de Administração, o aluno tem uma formação profissional muito completa e, entre os conteúdos específicos que ele estuda, estão aqueles relacionados à área de contabilidade. Por isso, pode exercer atividades referentes às funções de um contador.

Uma das possibilidades para você é atuar com consultoria. Nesse caso, sua tarefa é aconselhar empresas ou profissionais sobre o modo como os recursos financeiros são administrados, bem como acompanhar ou ser responsável por esse controle e movimentação das finanças.

O consultor de Contabilidade, entre outras funções, trabalha com:

  • fluxo de caixa;
  • controle de custos;
  • folha de pagamento;
  • análise de livros contábeis;
  • apuração de impostos e taxas;
  • avaliação de tendências de mercado;
  • análise de concorrentes etc.

Essa é uma área bem extensa porque está relacionada aos setores Contábil, Financeiro e Administrativo. Portanto, você pode até mesmo se especializar em um determinado segmento para ter um conhecimento técnico mais específico e melhores chances no mercado.

2. Emprego em Controladoria

O setor de Controladoria de uma empresa tem o papel muito importante de garantir ações estratégicas e a sobrevivência da organização no mercado. Quem trabalha como controlador atua juntamente aos setores Financeiro e Contábil, além de se relacionar com as áreas que envolvem os recursos humanos do negócio.

O principal papel da Controladoria é assegurar que a empresa tenha melhores resultados globais, garantindo a sua continuidade. Nesse sentido, o controlador supervisiona o setor de Contabilidade e Finanças, adota ações estratégicas que auxiliam os gestores em suas tomadas de decisão, para que elas sejam mais eficientes e atendam as necessidades do negócio.

Basicamente, os profissionais do setor de controladoria dão suporte em diferentes setores da empresa. Eles precisam ter uma visão estratégica e inovadora, a fim de aconselhar ou instruir sobre as melhores práticas dentro da organização, com o objetivo de chegar ao sucesso.

3. Abertura de uma empresa de Marketing

Se você também gosta dessa área e está em dúvida entre estudar Marketing ou Administração, saiba que com seu diploma de ADM você pode abrir a sua própria empresa de Marketing. Afinal, essa formação profissional engloba estudo e análise de mercado, planejamento estratégico e ações de Marketing.

Sendo assim, você terá conhecimentos para definir estratégias que permitam outras empresas ou profissionais se destacarem no mercado e conquistarem o seu público. Saberá como elaborar campanhas eficazes e atrativas, compondo uma imagem positiva para essas organizações e fazendo com que elas tenham um retorno maior.

4. Domínio do setor financeiro

Para seguir com a profissão de administrador, um dos principais aspectos abordados na graduação são as finanças de uma empresa. Isso porque esse setor requer um bom planejamento e um controle contínuo e rigoroso, pois a sobrevivência da organização depende da sua saúde financeira.

Assim, ao obter um diploma de Administração, você estará mais apto para atuar no setor financeiro. Conforme explicamos, você terá conhecimentos a respeito dos ramos de Contabilidade, Estatística, Matemática, Orçamentos, Mercado, e vários outros que agregam e competências necessárias para atuar com finanças.

Além de trabalhar dentro de uma organização em seu setor contábil, é possível ser responsável pelas análises de crédito e risco, planejamento de gastos, coordenação dos recursos financeiros, e, se quiser, pode atuar ainda com consultoria financeira.

5. Conhecimentos de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos

Você não precisa se formar especificamente em RH para ter conhecimentos de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos. A faculdade de Administração também envolve esses temas, então, entre as atividades que a profissão de administrador possibilita está atuar com as equipes de uma empresa. Algumas funções que você pode exercer são:

  • recrutamento e seleção de candidatos;
  • treinamentos;
  • ações motivacionais e de engajamento;
  • elaboração de políticas de segurança, bem-estar de vida e qualidade de vida no ambiente de trabalho;
  • e todas as outras referentes ao relacionamento com os colaboradores.

6. Atuação em Logística

O setor de Logística é um dos mais importantes dentro de uma empresa, uma vez que dele depende todo o processo produtivo, desde a aquisição da matéria-prima até a distribuição do produto para o consumidor final. Como administrador, você também pode atuar exercendo essas funções.

Na faculdade de Administração, você aprenderá sobre serviços, Sistemas de Informação, Materiais, Produção e a Logística em si. Sendo assim, terá as competências necessárias para trabalhar junto aos fornecedores e clientes, fazer o controle e gestão de estoques, o planejamento dos processos logísticos, entre outros que se relacionam com a rotina desse setor.

Faculdade de Administração EAD

Além de todas essas portas que um diploma de Administração pode abrir para você, essa graduação ainda tem a grande vantagem de poder ser realizada por meio do ensino a distância, e com a mesma qualidade de um curso presencial.

A graduação em Administração EAD é uma excelente opção para quem precisa de um pouco mais de flexibilidade para os seus estudos — seja por causa do trabalho, de outros cursos ou em função da vida pessoal. Ela permite conciliar seus compromissos com o ensino superior.

Não se preocupe, porque embora você não precise estar na faculdade todos os dias, no curso de Administração a distância aqui da Unopar, recebe suporte de tutores e professores para esclarecerem suas dúvidas. Os materiais ficam à sua disposição para estudar quando puder, tendo a liberdade para fazer seus horários e estudar no seu ritmo.

É válido lembrar que o diploma de Administração de um curso EAD tem a mesma validade do dos cursos presenciais. Por isso, o que mais importa é escolher uma faculdade conceituada, afinal, ao se formar como administrador, terá todas essas oportunidades para escolher como construir sua carreira.

Quer saber mais detalhes sobre a graduação em Administração? Entre em contato conosco, converse com a nossa equipe e esclareça suas dúvidas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.