Marketing ou Administração? Saiba qual delas é melhor para você

marketingouadministracaosaibaqualdelasemelhorparavoce

O investimento em educação é o principal passo para trilhar uma carreira de sucesso. No entanto, sabemos, também, que ficar em dúvida na hora de escolher uma graduação, entre tantas possibilidades, é algo que acontece com muitos, e é provável que você se identifique com essa situação. Afinal, Marketing ou Administração — qual é o curso ideal para mim?

Para ajudá-lo nessa missão, preparamos um post com tudo o que você precisa saber sobre esses dois cursos. Além disso, mostraremos como escolher uma faculdade de qualidade, que de fato se preocupe em preparar o aluno para as exigências do mercado. Acompanhe!

Como é a faculdade de Administração?

Ofertada na modalidade Bacharelado, a faculdade de Administração visa capacitar o aluno para atuar com excelência em um mercado repleto de possibilidades. Isso mesmo: há demanda para administradores em todos os tipos de negócios nos setores público e privado. Com altas chances de empregabilidade, não é à toa que esse curso de nível superior é o segundo mais procurado no Brasil, ficando atrás apenas do Direito.

Durante a graduação, o estudante recebe o embasamento necessário para gerir os diversos recursos de uma organização, sejam eles financeiros, sejam eles materiais ou até mesmo humanos. O conhecimento técnico oferecido permite ao administrador elaborar planejamentos, acompanhar ações, criar soluções e até mesmo abrir seu próprio negócio.

Vale ressaltar que, assim como as possibilidades de atuação são amplas, a grade curricular do curso de Administração é igualmente variada, contemplando disciplinas das áreas de humanas e exatas. Isso garante ao aluno uma formação generalista, tornando-o apto a entender de tudo um pouco — o que é fundamental no mundo dos negócios, concorda?

Nos primeiros semestres, lembrando que a duração da graduação é de aproximadamente 4 anos, o futuro administrador se depara com disciplinas voltadas à formação humana, como Gestão de Pessoas, Teorias da Administração, Sociologia etc. Depois, entram as matérias técnicas e mais voltadas à análise e aos números, como Matemática Financeira, Contabilidade, Pesquisa Mercadológica, Gestão de Finanças, Logística, entre outras.

Durante o curso e após formado, os campos de trabalho para o administrador incluem:

  • Gestão financeira;
  • Recursos humanos;
  • Vendas;
  • Comércio exterior;
  • Logística;
  • Auditoria e tributação;
  • Consultoria administrativa;
  • Marketing.

Quanto à média salarial da área de Administração, de acordo com o Conselho Federal de Administração (CFA), o profissional ganha em torno de R$7.643,00.

Como funciona a faculdade de Marketing?

Com duração aproximada de 4 anos — ou 2 anos, caso opte pela formação tecnóloga —, a faculdade de Marketing capacita o aluno para executar o planejamento mercadológico de apoio à divulgação de produtos/serviços/marcas e às vendas de todos os setores, em empresas de diversos portes. Em outras palavras, o futuro profissional da área aprenderá técnicas de relacionamento com o cliente, saberá elaborar campanhas estratégicas etc.

Assim como a graduação em Administração, o curso de Marketing também tem uma grade curricular bem generalista, englobando a formação humana e a técnica. A mesma lógica cabe aqui: no início, são introduzidas as matérias voltadas ao comportamento e à análise da sociedade, como Sociologia, Antropologia, Comunicação etc. Depois, o aluno recebe um conteúdo mais específico, por meio de disciplinas como Inteligência de Marketing, Pesquisa Mercadológica, Comportamento do Consumidor, entre outras.

Quanto ao mercado, também temos boas notícias. Não há diferença Marketing e Administração nesse sentido. Trabalhar no setor é atuar em um meio com diversas possibilidades. Ainda mais por se tratar de um segmento em alta, devido à ascensão das estratégias voltadas ao meio digital. Afinal, qual negócio, hoje, não está presente em ao menos uma rede social? Ou seja, há demanda por profissionais qualificados e que saibam elaborar estratégias, acompanhar resultados e promover melhorias.

Durante o curso e após formado, os campos de trabalho para o profissional de Marketing incluem:

  • criação e coordenação de ações de divulgação/promocionais;
  • planejamento mercadológico de produtos ou serviços;
  • coordenação de marketing em agências de publicidade;
  • acompanhamento de campanhas por meio de indicadores da área;
  • estratégias online (redes sociais, site, blog, Marketing de Conteúdo etc.).

Quanto à média salaria da área de Marketing, de acordo com o Banco Nacional de Empregos (BNE), o profissional ganha em torno de R$6.000,00.

Qual é o perfil de cada um dos profissionais?

Agora que você já sabe como as graduações funcionam, chegou a hora de descobrir qual é o perfil profissional desejado para cada área. Ter em mãos essas informações, junto às demais, é uma ótima maneira de descobrir qual das formações mais se encaixa em suas expectativas. Veja!

Administrador

  • é flexível, compreendendo que falhas existem e pensando em maneiras de solucionar situações adversas;
  • é comunicativo, pois, seu trabalho integra a atuação de vários setores, e ele precisa ter a certeza de que suas mensagens foram passadas com clareza;
  • sabe trabalhar em equipe, lidando com diferentes ideias e visões.

Profissional de Marketing

  • é criativo, pois, precisa trabalhar a todo tempo com boas ideias;
  • é comunicativo, pois, seu trabalho também envolve a participação de outros setores;
  • sabe trabalhar em equipe, já que uma campanha de marketing também deve estar conectada com os outros setores, além dos objetivos empresariais.

Viu só como as características de ambos profissionais são bastante similares? Por isso mesmo o administrador aprende noções de marketing na graduação e vice-versa: porque os conhecimentos dos dois campos se complementam. Em meio a esse cenário, vemos muitos estudantes de Administração cursando uma segunda graduação de Marketing e o contrário também.

Como escolher a faculdade ideal?

Bom, agora você tem as informações mais importantes sobre a faculdade de Administração e o curso de Marketing. Ainda ficou com aquela incerteza? Não se preocupe! Escolher a graduação é mesmo algo que demanda bastante pesquisa e autorreflexão, portanto, pense em seus objetivos de carreira e tente conversar com profissionais formados nessas áreas.

Outro aspecto a considerar é cursar as duas — e por que não? Um administrador que domina o Marketing e um profissional de Marketing que sabe atuar como administrador é algo que potencializa a empregabilidade e torna o profissional mais requisitado pelo mercado, já parou para pensar?

Nesse caso, o EAD entra como grande aliado. Assim que concluir uma formação e começar a dar os seus primeiros passos no mercado, você pode cursar a segunda graduação com flexibilidade de horários e liberdade para estudar de acordo com o tempo disponível. Vamos imaginar que você optou pelo Marketing. Ao obter o diploma, um caminho interessante seria buscar por um curso de Administração semipresencial, por exemplo.

E aí, Marketing ou Administração? Com as informações do post, esperamos que você tenha conseguido identificar qual das formações mais se encaixa com seus objetivos pessoais e profissionais. Lembre-se de que, independentemente da escolha, é importante ingressar em uma faculdade com boa nota no Ministério da Educação (MEC), que tenha corpo docente especializado e ofereça diferenciais que coloquem o aluno no caminho para o sucesso!

A Unopar, por exemplo, preenche todos os critérios mencionados acima. Aqui, oferecemos os cursos de Marketing e Administração em diferentes modalidades. Entre em contato conosco e descubra a opção ideal para você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.