Como funciona o curso de Recursos Humanos semipresencial?

recursos humanos semipresencial

Tem interesse na faculdade de Recursos Humanos semipresencial, mas está com dúvidas se essa é uma boa alternativa? OK! Você chegou ao lugar certo. Neste post, vamos apresentar importantes informações sobre o curso de RH EAD.

Essa é uma profissão que certamente vai continuar em alta no mercado. Afinal, de todos os recursos e tecnologias que uma empresa pode ter, o capital humano ainda é o mais valioso. Isso explica a importância do gestor de RH dentro das organizações, já que ele é o responsável por gerenciar todos os processos administrativos e as relações com os colaboradores.

Leia o que vem a seguir, entenda como funciona uma graduação semipresencial e qual a diferença entre as modalidades de ensino. Descubra também como é a faculdade de RH e quais as possibilidades de atuação profissional.

O que é um curso semipresencial?

A graduação semipresencial é uma modalidade de ensino que une o que há de melhor no modelo presencial e na educação a distância (EAD). Essa é uma alternativa ideal se você quer passar pela experiência tradicional de faculdade e, ao mesmo tempo, precisa de flexibilidade para fazer as aulas.

A principal diferença entre as três modalidades está no modo como as aulas são ministradas. No ensino presencial, todas as atividades são realizadas no formato tradicional, ou seja, você precisa frequentar a instituição de ensino diariamente. Nos cursos EAD, o conteúdo é disponibilizado 100% online, e o estudante comparece ao polo educacional apenas para realizar as provas.

Já na faculdade com aulas semipresenciais, o aluno vai até o polo escolhido uma vez por semana, participa de atividades em grupo e conta com a presença de um tutor para esclarecer dúvidas. A maior parte da carga horária é cumprida com aulas online, sendo que você pode contar com diversos recursos virtuais que ficam acessíveis para os estudantes em plataformas especializadas — incluindo o suporte de tutores online.

Aqui na Unopar, o aluno encontra uma plataforma interativa e organizada, que facilita o aprendizado e oferece todos os recursos de que você precisa para ter um bom aproveitamento nos estudos. Nós a chamamos de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) — vale lembrar que somos uma instituição pioneira na metodologia semipresencial e atuamos como referência nesse modelo de ensino.

Como é o curso de Gestão em Recursos Humanos semipresencial?

Para você, que se interessa pela área de Recursos Humanos, saiba como funciona o curso de RH semipresencial, vamos começar explicando um pouquinho mais sobre a graduação.

A faculdade de RH faz parte dos cursos Tecnólogos. O grau acadêmico adquirido também é o de ensino superior, mas a graduação tem duração mais curta que os Bacharelados — entre dois e três anos —, e o conteúdo é focado nas atividades atuais do mercado de trabalho.

O curso de Gestão de Recursos Humanos semipresencial oferece qualificação completa para os estudantes em apenas 4 semestres. Após a conclusão, o recém-formado está apto para atuar em diferentes atividades do mundo corporativo, como departamento pessoal, recrutamento e seleção, treinamento de pessoal etc.

As disciplinas da faculdade de RH incluem temas como desenvolvimento de pessoas, legislação trabalhista, cálculos previdenciários, gestão de conflitos, empreendedorismo, entre outros.

No curso de RH semipresencial, como mencionamos no tópico anterior, o aluno deve comparecer ao polo educacional uma vez por semana. Nesses encontros presenciais — com frequência obrigatória mínima de 50% —, você participa de atividades com os outros estudantes e acompanha teleaulas transmitidas via satélite. Sempre há a participação de um tutor que poderá oferecer o suporte necessário.

Os encontros presenciais proporcionam uma troca rica de experiências e de expectativas. Os debates e os compartilhamentos que ocorrem nessas ocasiões são um estímulo a mais para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes.

Nas demais aulas, você tem acesso aos conteúdos do curso no ambiente virtual, como:

  • teleaulas;
  • materiais de apoio (textos, vídeos, exercícios complementares etc.);
  • fórum de discussão com outros estudantes e professores;
  • sala para tirar dúvidas com os tutores a qualquer momento.

Para quem o curso é destinado?

A graduação em Gestão de RH é destinada àqueles que têm interesse em participar dos processos voltados ao capital humano das empresas. Se você almeja construir sua carreira no ambiente corporativo e gosta de lidar com pessoas, esse é um bom caminho.

A faculdade de RH EAD é a melhor alternativa para quem já está com a rotina comprometida com outras atividades. Seria essa a sua realidade? Você já trabalha fora ou precisa conciliar o cuidado com os filhos e os estudos? Nesse caso, o caminho mais flexível para não estagnar na profissão é com um curso a distância.

Além de ser mais fácil conciliar o trabalho, a família e as aulas, a faculdade de Recursos Humanos semipresencial ainda oferece vantagens das outras modalidades de ensino (presencial e online):

  • encontros com colegas e professores;
  • ampliação do networking;
  • contato com o ambiente acadêmico;
  • flexibilidade de horários;
  • custos reduzidos;
  • possibilidade de estudar em qualquer lugar;
  • uso de tecnologia na educação;
  • autonomia nos estudos.

Quais são as possíveis áreas de atuação?

Após a conclusão da faculdade de RH, você poderá atuar em organizações de todos os portes, do setor público ou do setor privado, desenvolvendo todas as atividades relacionadas à gestão de recursos e de pessoas.

Quanto aos processos administrativos, o profissional de RH é responsável por atividades como elaboração de documentos contratuais, administração de benefícios, análise de cargos e de salários, cálculo de folha de pagamento e de direitos trabalhistas etc.

Em relação aos colaboradores, o trabalho do gestor de Recursos Humanos envolve atividades de recrutamento e seleção, de treinamento e desenvolvimento, de programas de motivação, de avaliação de desempenho e clima organizacional, entre outras.

Pela responsabilidade das atribuições e com a formação superior, o profissional de RH também pode ocupar cargos de coordenação dentro das organizações. Claro que isso também depende das habilidades interpessoais, do conhecimento aplicado na prática e de outros diferenciais no perfil.

Você acabou de ver que, para ter todas essas oportunidades no mercado, a faculdade de Recursos Humanos semipresencial é um caminho seguro e acessível. Então, se seus objetivos incluem essa profissão, vá em frente e aposte em uma faculdade de RH.

Agora, entre em contato com a Unopar, esclareça suas dúvidas sobre o curso e comece essa nova jornada!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.