6 dicas para conciliar a rotina com filhos e estudos

6dicasparaconciliararotinacomfilhoseestudos

Há não muitas décadas, uma mulher voltando ao mercado de trabalho após a gestação era algo impensável. Felizmente, as coisas estão mudando, e hoje é bem mais possível conciliar a rotina com filhos e estudos. Mas é preciso seguir algumas dicas, como definir um horário para cada atividade e ter um plano de estudos organizado.

Atualmente, há muitas alternativas que possibilitam a recolocação profissional de indivíduos (tanto homens quanto mulheres) que gostariam de voltar a estudar e a trabalhar sem abrir mão de períodos de qualidade ao lado da família. Afinal, o tempo passa rápido, e ver os filhos crescerem também é uma prioridade.

Mas afinal, como é possível fazer faculdade e cuidar dos filhos? Confira algumas informações importantes sobre esse tema logo abaixo e descubra algumas dicas infalíveis para conciliar esses dois pontos importantes da vida e não precisar abrir mão de nenhum deles. Boa leitura!

Quais são os principais desafios da rotina dupla?

Sabemos que estudar é algo que demanda muito tempo, foco e determinação. Da mesma forma, educar e criar os filhos é também extremamente desafiador. Imagine, então, somar essas duas coisas!

Os desafios de uma rotina dupla são bilaterais, ou seja: da mesma maneira que um dos lados pode ser prejudicado, o outro também. É muito fácil se perder e acabar não dando a atenção merecida à família ou então fazer escolhas que são maléficas para o planejamento nos estudos.

Dentre os principais, podemos citar:

  • cansaço;
  • falta de tempo;
  • procrastinação;
  • estafa física e mental;
  • redução da produtividade;
  • acumulação de tarefas.

Embora isso valha tanto para homens quanto para mulheres, as mães são as que mais sofrem com esses desafios. Muitas vezes, elas acabam deixando suas carreiras e os estudos de lado para se dedicar exclusivamente aos filhos e à família.

Isso, no entanto, está mudando. Graças ao aumento da autonomia feminina e ao surgimento de diversas oportunidades que facilitam os estudos de mães ou chefes de família (falaremos mais sobre isso no decorrer do texto!), o mercado de trabalho para quem lida com a maternidade tem se deparado com estatísticas cada vez mais favoráveis.

Sendo assim, é possível conciliar uma nova graduação (cursos como Pedagogia, Fisioterapia ou Administração estão entre os mais populares) com os cuidados com a família de modo saudável, superando esses desafios com inteligência e sabedoria. A seguir, veremos algumas maneiras de alcançar esse objetivo!

Como conciliar filhos e estudos?

Agora, para fechar a nossa conversa, vamos conversar sobre algumas dicas importantes para conseguir essa conciliação entre pontos tão importantes de nossas vidas.

1.     Defina um horário para cada atividade

O primeiro grande passo para conseguir conciliar uma jornada dupla (ou até mesmo tripla) é se organizar e definir um horário para cada atividade que você precise dar conta em seu dia a dia. Isso demanda, é claro, um certo tempo de adaptação e uma boa dose de autoconhecimento.

Por exemplo: seu filho, às segundas-feiras, tem aula de inglês no período da tarde. Então, você precisa colocar, em seu cronograma, o tempo gasto para levá-lo e buscá-lo. Esse controle pode parecer excessivo, mas fará toda a diferença na sua adaptação. Aos poucos, você se acostumará e pode relaxar um pouco.

2.     Use estratégias para ganhar mais tempo

Outra dica muito importante é utilizar estratégias para fazer com que o seu tempo acabe rendendo mais. Elas são muito boas para atividades do dia a dia, como o preparo de refeições, que acaba levando muito tempo no cotidiano. Por que, então, não utilizar o domingo para isso?

Cortar todas as verduras e legumes e congelá-los é uma boa dica. Você pode até mesmo fazer pequenas marmitas e ir esquentando-as no decorrer da semana, fazendo com que a alimentação de sua família seja prática e saudável ao mesmo tempo. Além disso, você pode pedir a participação de seus filhos nos preparos, tornando esse momento divertido para todos.

3.     Tenha um plano de estudos organizado

Com isso em mente, fica mais fácil passarmos para a parte dos estudos. A chave para o sucesso na hora de estudar em casa também é o planejamento. Por isso, faça um cronograma exclusivo para esse fim, assim como você fez com os horários da sua rotina.

Além de planejar os estudos meticulosamente, é importante ter um ambiente apropriado para essa atividade. Uma mesa sem distrações e com tudo do que você precisa para se sentir confortável e produtivo deve ser priorizada. Por isso, nada de estudar de qualquer jeito e em qualquer lugar!

4.     Valorize bem cada momento de seu dia

Outra dica importante é a seguinte: aprenda a valorizar bem cada minutinho de seu dia. Ao ver um filme com sua família, por exemplo, desconecte-se do celular. Na hora de estudar, esqueça um pouco as obrigações que tem com a sua casa, como a hora de levar o cãozinho da família para passear.

Viver cada momento e condicionar a sua cabeça para estar sempre no presente (o que não significa, de modo algum, parar de fazer planos ou de pensar em longo prazo!) é uma ótima maneira de aumentar a sua produtividade, reduzir o cansaço e diminuir bastante o estresse e a ansiedade.

5.     Converse com os membros de sua família

O apoio familiar é indispensável, não é mesmo? Por isso, todos precisam estar na mesma página quando falamos sobre conciliar as obrigações com os filhos e os estudos. Sendo assim, tire um tempo para conversar com todos os que serão afetados por essa mudança na rotina.

Fazê-los entender o que está acontecendo e deixá-los a par de suas decisões é muito importante e fará, inclusive, com que você tenha o apoio desejado e merecido. A delegação de tarefas também é essencial. Lembre-se de que a sobrecarga fará com que você se torne menos produtivo e fique desmotivado rapidamente.

6.     Considere as modalidades EAD ou semipresencial como uma opção

Por fim, uma excelente maneira de fazer faculdade depois de ter filhos é optar por graduações que sejam apresentadas nas modalidades EAD. Aqui na Unopar, você ainda conta com a modalidade semipresencial. Fazer cursos online é, além de extremamente proveitoso, uma maneira de estar mais presente no dia a dia da sua família.

Além de serem mais econômicos, os cursos online fazem com que você não precise se deslocar para as aulas todos os dias e ajuda a montar um cronograma que combine mais com a sua rotina naturalmente mais cheia. Essa é, portanto, uma incrível oportunidade de unir o útil ao agradável e dar o tão sonhado passo rumo a uma graduação!

Já deu para perceber que é possível conciliar a rotina com filhos e estudos, não é mesmo? Por conta dessas diversas possibilidades que, cada vez mais, os brasileiros estão voltando para sala de aula.

Com uma certa programação e um bom planejamento — e, claro, fazendo uso das estratégias que estão disponíveis atualmente —, qualificar-se sem abrir mão do tempo em família se torna algo muito mais fácil.

Agora que você já sabe como conciliar a família e os estudos, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais para que outras mamães e papais também saibam que isso é possível? Quem sabe você não inspira alguns amigos a voltarem a estudar e se qualificar para suas carreiras?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 19

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.