Passo a passo: alcance seu sonho de ser um empreendedor

passoapassoalcanceseusonhodeserumempreendedor

Desconto nota do Enem

Como ser empreendedor é uma pergunta que muitos brasileiros têm feito — ou até fizeram em um passado recente. Isso porque, no Brasil, 38% da população já abriu seu próprio negócio, como mostra uma pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Ou seja, são mais de 52 milhões de pessoas sendo chefes de si mesmas.

Criar e desenvolver um negócio é uma atitude que envolve paixão e necessidade (ou os dois ao mesmo tempo). Há aqueles que se veem na obrigação de empreender, uma vez que perderam o emprego; e também os que sempre sonharam com um negócio e correram atrás. Em ambos os casos, envolve dedicação, trabalho o tempo todo e conhecimento.

Sim, não basta ter uma boa ideia na cabeça, é preciso entender o mercado, ter um plano de negócio, pensar em como gerar valor à ideia — e todos esses fatores ganham mais embasamento quando você estudou o assunto. Neste texto, você vai sentir se a carreira de empreendedor é mesmo uma boa para sua vida e como se tornar um. Fique com a gente para entender como tirar sua ideia do papel!

Ser empreendedor é para você?

Empreender tem a ver com decidir, realizar, tentar e correr atrás. É uma postura ativa e que exige sair da zona de conforto e não permite muito final de semana, folga e preguiça. Às vezes, mesmo depois do expediente “normal”, quem empreende segue trabalhando. Então, responda às perguntas a seguir para entender se tem o perfil:

  • Gosta de pesquisar e entender como grandes empreendedores começaram?
  • Não tem preguiça e está disposto a trabalhar o quanto precisar?
  • Busca leituras e cursos que possam agregar conhecimento à sua área o tempo todo?
  • Mescla paixão e pé no chão na medida para não se iludir nem ser pessimista demais com as possibilidades?

Se você disse sim a maior parte dessas questões, saiba que o empreendedorismo não assusta você e pode ser, sim, uma possibilidade, como já acontece com milhões de brasileiros.

Como ser empreendedor?

Abrir a própria empresa não tem a ver apenas com ter uma ótima ideia. Excelentes insights nem sempre se tornam bons negócios por uma simples questão de aceitação de mercado. Por isso, nós da Unopar listamos sete ideias que podem ajudar você em como ser empreendedor. Vamos a elas?

1. Seja arrojado

O que você pensa sobre alguém arrojado? Tem a ver com ser uma pessoa cheia de força de vontade e vivacidade, mas, ao mesmo tempo, com espírito esportivo e que transforma um espaço com boas energias.

Seres humanos arrojados são aqueles que não têm problema em acertar depois de alguns erros, pois sabem que falhar os coloca no melhor caminho. Grandes empreendedores não acertaram de primeira. Steve Jobs, por exemplo, chegou a ser demitido de sua própria empresa, a Apple, e fez desse momento um grande aprendizado.

Um novo negócio nem sempre vai ter êxito fácil, infelizmente. Dessa maneira, tentar e manter o otimismo realista é fundamental para não desistir no primeiro tropeço, certo?

2. Saiba identificar oportunidades

Há pouco tempo, era a coisa mais difícil do mundo ser vegano. A maior parte dos restaurantes só servia carne. Produtos de beleza eram testados em animais ou continham algo de origem animal em suas composições.

Porém, o cenário mudou, e existem diversas opções veganas em grandes centros urbanos e até em cidades menores — graças aos espíritos empreendedores que sentem as novas ondas chegando.

Talvez sentir não seja bem o verbo ideal. Isso porque eles percebem graças a diversas análises, leituras sobre o mundo dos negócios e inúmeras pesquisas. Um empreendedor deve estar atento às necessidades, aos desejos e às preocupações das pessoas. Assim, novos negócios podem surgir.

A matriz SWOT, para entender as forças e fraqueza do negócio, e o ciclo PDCA, para visualizar melhor ciclos e processos, são ferramentas muito úteis aos empreendedores

Tour pela prova do Enem

3. Tenha comprometimento e paciência

Você acha que a Amazon, do empresário Jeff Bezos, nasceu gigante? Que nada. Tudo começou em 1994, quando ele lançou uma empresa que vendia livros. De lá para cá, a Amazon se tornou uma empresa mundial, com serviços de streaming e que sabe encantar seus clientes. Enquanto isso, Jeff expandiu seus interesses, tendo um jornal e até uma empresa que testa voos para o espaço.

A moral da história é que nada nasce grande, e alguns negócios quase nem decolam. Por isso, o comprometimento com seu trabalho é fundamental, tal qual a paciência e a persistência enquanto trilha seu caminho.

4. Construa um planejamento detalhado

Para ser um negócio com chances de prosperar, é preciso fazer um planejamento acertado e considerar as mais diversas camadas e variáveis, por exemplo:

  • entenda o diferencial do seu serviço ou produto;
  • saiba quem são seus possíveis clientes;
  • veja onde vai começar a vender;
  • perceba quais as chances de escalar o negócio.

Confira abaixo um vídeo do Canal Conecta que explora um passo a passo para começar a empreender.

5. Faça pesquisas sólidas e baseadas no mercado

Você criou um produto diferenciado. Vamos supor que seja um protetor solar com perfume que dure na pele. Será mesmo que é uma boa ideia? Para ter certeza e não trabalhar em algo à toa, é essencial pesquisar o mercado, quem seriam os clientes, o que eles pensam de um produto assim e qual a dor ou o problema que ele resolve.

Achar sua ideia brilhante é um sinal de autoconfiança, mas colocá-la à prova de outras pessoas é sinal de coragem e inteligência — fundamentais para o sucesso do empreendimento

6. Comece devagar

Vender todos os seus bens, emprestar dinheiro e se jogar sem ter certeza é loucura. Por isso, comece pequeno, com investimentos estratégicos e vá aumentando conforme sentir a necessidade. Um passo de cada vez, fechado?

7. Invista na sua educação

Nem sempre a primeira faculdade é a certa para esse negócio que você pretende tirar do papel. Muitas vezes, é preciso fazer uma segunda graduação, que pode até ser um curso de empreendedorismo! Mas estudar é fundamental. Adquirir conhecimento abre portas e permite que você conheça mais pessoas e histórias que vão ajudar e iluminar seu caminho.

Vivemos em uma época na qual a tecnologia tem feito as pessoas se reinventarem, e na qual trabalhos e necessidades se modificam a todo momento. Por isso, uma faculdade de empreendedorismo é uma ótima solução para entender o que o mercado quer ou procura nos profissionais! Inclusive, trabalhar ou ser muito ocupado não são mais um impedimento por conta dos ensinos EAD, que permitem flexibilidade e um ensino de qualidade onde você estiver.

E você sabia que existe uma graduação específica de Empreendedorismo? Confira mais detalhes no vídeo abaixo!

Como ser empreendedor é algo que parece ser fácil quando você ouve as histórias, mas que exige dedicação, estudo e trabalho duro. Porém, é empolgante, porque tudo está em suas mãos para acontecer!

A Unopar tem o curso certo para você que tem espírito empreendedor. Entre em contato para tirar suas dúvidas e colocar seus sonhos em prática!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 26

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados