Entenda o que faz um auxiliar de logística na prática

auxiliar de logística

Quando se fala do meio empresarial, organização e planejamento são considerados um dos pontos mais importantes para o sucesso. Sem eles, as tarefas a serem realizadas se tornam mais caras e menos eficientes (o pesadelo de todo empreendedor, certo?). É para que isso não aconteça que existe um profissional especializado nisso: o auxiliar de logística.

O auxiliar de logística é o responsável pelo planejamento e pela organização de produtos e de serviços, considerando espaço físico, transporte e tempo de realização de cada ação. Assim, o profissional participa de decisões que envolvem a organização de toda a empresa, podendo trabalhar em diversos setores do mercado, desde grandes indústrias até comércio.

A Logística nada mais é do que planejamento. É pensar nas melhores formas de armazenar, transportar, distribuir e estocar um produto ou de oferecer um serviço sem perder tempo. Dessa forma, o auxiliar ou assistente de logística pode ser a solução para a melhora do ambiente de trabalho, ou da qualidade do serviço ou do produto oferecido. 

Interessou-se pela carreira? Neste artigo, vamos apresentar o curso de Logística, o mercado de trabalho para quem se gradua nessa área e o perfil do profissional. Boa leitura!

O curso de Logística

Para trabalhar na área de Logística de uma empresa, é preciso mais do que organização e boa vontade. Apesar dessas duas características serem essenciais para qualquer trabalho, quando se fala em planejamento em grande escala, ter uma formação é essencial. Isso porque um curso na área faz com que o auxiliar de logística tenha embasamento teórico e prático na hora de colocar a mão na massa.

Um curso de graduação para auxiliar de logística aqui da Unopar dura, em média, dois anos, e abrange diversas áreas de conhecimento, principalmente as que estão relacionadas com Administração.

Alguns exemplos do que o estudante aprenderá durante a graduação são:

  • técnicas de gerenciamento de uma cadeia de suprimentos, de transportes e de abastecimentos;
  • gestão de contratos e de qualidade;
  • comércio internacional;
  • logística reversa;
  • responsabilidade social e ambiental e muito mais.

Para aprender tudo isso, engana-se quem pensa ser necessário estar presente fisicamente em alguma faculdade. Hoje em dia, o ensino a distância e suas diferentes modalidades oferecem aos alunos a qualidade de ensino que antes necessitava de um espaço físico. Na Unopar, você conta com as modalidades EAD e semipresencial.

Assim, pessoas que já trabalham em outras atividades e querem mudar de ramo podem se aventurar nessa área tão promissora e se tornar um assistente de logística — encaixando os estudos mesmo em uma rotina já estabelecida e corrida.

Entendendo o que faz um auxiliar de logística

Como já foi dito, a área de Logística trata, de forma geral, sobre organização e planejamento. Mas, o que faz, exatamente, um assistente de logística? As tarefas variam para cada local de trabalho, mas, entre os setores mais comuns, estão:

  • gestão: o profissional pode gerenciar tanto a produção e as operações quanto as burocracias da empresa, como emissão de notas, controle de documentos, entre outras;
  • armazenagem: encontra as melhores formas de armazenar os produtos, considerando espaço e qualidade, evitando desperdícios e perdas. Pode também ter o controle do estoque da empresa, monitorando entrada e saída de produtos;
  • transporte e distribuição: realiza a organização do transporte de mercadorias ou serviços de acordo com horários, custos de funcionários, tempo de cada tarefa, entre outros fatores. Pode organizar as informações para funcionários que realizam entregas ou serviços, pensando na qualidade e no bem-estar desses trabalhadores;
  • controle: elaborar relatórios sobre vendas, satisfação de clientes e produtividade da empresa e de seus funcionários, pensando em formas de melhorar a qualidade do serviço e o ambiente de trabalho.

Como é possível notar, muitas dessas tarefas exigem certo conhecimento ou habilidade em áreas de Administração. Por exemplo, saber configurar e atualizar planilhas, assim como preencher relatórios e formulários, são diferenciais para o setor. Além disso, como todo trabalho, algumas características pessoais podem ser necessárias para atuar em uma vaga de logística. Veja mais a seguir.

O perfil do profissional de logística

Ao buscar uma vaga no mercado de trabalho, alguns pontos precisam ser levados em consideração, inclusive se você apresenta ou não o perfil desejado para aquele serviço.

No caso, a vaga de auxiliar de logística pede habilidades e personalidades bastante claras, já que o profissional terá que lidar diariamente com problemas (e, claro, com a solução deles).

Entre as principais características que o funcionário da área deve ter estão:

  • ser organizado;
  • ser metódico com tarefas;
  • saber lidar com pressão e com cobranças;
  • conseguir intermediar conflitos;
  • ter bons relacionamentos no ambiente de trabalho;
  • ser proativo frente a problemas e dificuldades.

Outra característica bastante buscada pelas empresas, em todas as áreas, e ainda mais valorizada quando se fala em vaga de auxiliar de Logística, é a interdisciplinaridade.

O profissional interdisciplinar é aquele que apresenta um conhecimento específico, mas contribui com o trabalho de toda empresa por conseguir se envolver com o serviço como um todo. Isso não quer dizer, entretanto, que o funcionário terá inúmeras tarefas, mas que conseguirá trabalhar com mais qualidade por estar integrado com as necessidades da empresa.

Apesar de muitas pessoas já terem essa característica em seu perfil, estudar e se profissionalizar em diferentes áreas de atuação são formas de melhorar ainda mais o currículo e esses traços.

O mercado de trabalho

Como a área pode ser aplicada em empresas de todos os tamanhos, o profissional pode conseguir uma vaga de auxiliar de Logística em diferentes setores, o que abre o leque de possibilidades de emprego.

O salário da profissão, atualmente, está em torno de 2 mil reais, mas lembre-se de que, quanto mais qualificado é o profissional, maiores as chances de crescimento no setor.

Apesar de algumas vagas não exigirem formação superior, é a partir de um curso específico da área que o profissional aprende quais são as formas corretas e mais eficientes de realizar seu trabalho, além da qualificação contribuir com a carreira da empresa e do funcionário. 

O profissional da Logística pode atuar desde empresas familiares até multinacionais, já que o setor é bastante importante para o funcionamento pleno de qualquer negócio. Assim, deu para perceber que a área de Logística é recheada de oportunidades e de grandes realizações, certo?

Se ficou com vontade de aprender mais e se tornar um auxiliar de Logística, que tal entrar com contato com a Unopar e conhecer mais sobre o curso?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 24

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.