Você sabe qual a diferença entre presencial e semipresencial?

vocesabequaladiferencaentrepresencialesemipresencial

Embora o modelo tradicional de ensino em sala de aula ainda atraia muitos estudantes, é inegável que a tecnologia facilitou o acesso ao nível superior por meio de modalidades distintas. O aprendizado virtual é uma realidade constante, mas muitos vestibulandos ainda têm dúvidas sobre o funcionamento de uma graduação EAD, presencial ou semipresencial. Por falar nisso, você já sabe as diferenças entre essas duas últimas opções?

Para esclarecer o que são cursos presenciais e semipresenciais, preparamos este post com as principais características e vantagens de ambos. Assim, certamente será mais fácil definir qual é a modalidade de formação superior que mais se encaixa na sua rotina, disponibilidade de tempo e até mesmo no orçamento. Boa leitura!

A modalidade presencial no ensino superior

A modalidade presencial é a alternativa mais tradicional de ensino superior. Sua principal característica é que o aluno matriculado no curso escolhido precisa frequentar a instituição presencialmente para assistir às aulas ministradas pelo professor na companhia dos outros colegas.

As aulas ocorrem de segunda a sexta, com algumas faculdades ofertando provas e projetos aos sábados. Caso o estudante reduza a quantidade de matérias cursadas por semestre, essa frequência também sofre alterações. No entanto, em geral, a presença na instituição de ensino para a realização da formação é indispensável. Ao final da graduação, o aluno recebe um diploma de nível superior amplamente valorizado pelo mercado.

As principais vantagens de uma graduação presencial

É justamente aqui que as diferenças entre faculdade presencial ou semipresencial começam a surgir. Embora exija uma disponibilidade de tempo fixa do aluno, estar em sala de aula diariamente também tem vantagens muito interessantes. Falaremos sobre as principais logo abaixo!

Contato mais próximo com os professores e os colegas

Como as aulas são presenciais, o contato com os professores de cada disciplina e com os colegas de sala é frequente, o que potencializa as oportunidades de estreitar laços. Muitas amizades e até mesmo parcerias que renderam bons resultados começaram justamente na faculdade — é o caso, por exemplo, do Mark Zuckerberg e os cocriadores do Facebook.

Facilidade para usufruir das instalações físicas da faculdade

Laboratórios de ciências e de computadores, bibliotecas, quadras de esportes, salas de estudo… a depender da formação escolhida, é muito interessante ter um acesso facilitado a essas estruturas. Como o aluno frequentará a faculdade todos os dias, pode aproveitar para usufruir desses espaços em prol do desenvolvimento no curso.

Possibilidades de networking

Do inglês, o termo networking implica criar uma rede de contatos profissionais — ou seja, uma network. Quando se ingressa em uma faculdade presencial, as chances de conhecer pessoas diferentes, mas com os mesmos objetivos que os seus, aumentam consideravelmente.

Sem falar no contato com professores e demais acadêmicos. É por meio dessa prática que costumam surgir grande parte das indicações para os primeiros estágios; por isso, nunca é demais buscar conexões com o próximo.

As características da modalidade semipresencial

Como funciona uma faculdade semipresencial? Para respondermos a essa pergunta, é importante falarmos um pouco sobre o EAD. Aqui na Unopar, parte considerável da carga horária da graduação semipresencial ocorre em uma plataforma online de aprendizado — a mesma utilizada pelos alunos que fazem cursos a distância, na qual estão centralizados os conteúdos e os materiais referentes à formação.

Com o EAD, o aluno tem a flexibilidade para montar seus próprios horários, o que facilita bastante a vida de quem precisa conciliar trabalho e estudos. Essa vantagem é também concedida aos estudantes da modalidade semipresencial, que conseguem estudar de acordo com o tempo que têm disponível.

O restante da carga horária é cumprido presencialmente em uma sala de aula inovadora, onde a aprendizagem ocorre via videoconferência ao vivo com o professor. Há também tutores na classe para guiar e auxiliar os estudantes no que for preciso.

Os encontros na faculdade variam entre uma a três vezes por semana, a depender da instituição e, ao final do curso, o aluno conquista um diploma de mesmo peso e valor que um presencial ou EAD.

As principais vantagens do semipresencial para o aluno

Se você é dessas pessoas que têm a rotina mais puxada ou que precisa enfrentar uma jornada dupla, o semipresencial traz vantagens bastante atrativas, unindo o melhor do presencial com a praticidade do EAD. Acompanhe!

Flexibilidade

Assim como dissemos, o aluno de um curso semipresencial, quando não está em sala de aula, tem a liberdade e a flexibilidade para montar seus horários — ou seja, realizar as disciplinas online por meio de um cronograma alinhado à sua disponibilidade de tempo.

Vivência digital

Que o mercado de trabalho de hoje é competitivo e exigente não é segredo algum. Quem se destaca nele são aqueles profissionais que buscam pelo conhecimento contínuo (o que é o caso de quem ingressa no nível superior) e que desenvolvem habilidades fundamentais para dar conta das demandas dos empregadores atuais. A vivência digital é uma delas.

Como parte do curso é feita online, o aluno terá que acessar o ambiente virtual de aprendizado e lidar com suas funcionalidades. É lá que estarão as videoaulas, os fóruns de debate, os exercícios propostos, o chat com o professor, entre outros materiais. Por isso mesmo, os recrutadores já estão preparados para observar essa competência em quem tem diploma EAD ou semipresencial.

Mesmas chances de networking

A importância do networking para a carreira é muito grande. Isso porque, mantendo e nutrindo a sua rede de contatos, suas chances de ser chamado para uma oportunidade de estágio ou de emprego são maiores. O aluno semipresencial, como vai até a faculdade na frequência estabelecida, tem as mesmas possibilidades de criar uma network.

O melhor do EAD e do presencial juntos

Para que fique ainda mais claro para você como funciona o ensino semipresencial, vale uma comparação com a modalidade 100% também.

E aí, presencial ou semipresencial? Com as informações do post, você conseguiu enxergar qual modalidade mais se adequa às suas expectativas e rotina, não é mesmo? Cabe lembrar que ambas são extremamente bem-vistas pelo mercado e emitem diplomas com o mesmo valor e peso. Por fim, é fundamental optar por uma faculdade de credibilidade, que ofereça formações em opções distintas, tenha corpo docente especializado e boa nota no MEC.

Aqui na Unopar, temos cursos voltados para diferentes áreas de atuação, oferecidos tanto na modalidade presencial quanto na semipresencial. Entre em contato conosco para entender como funciona a graduação escolhida e tirar quaisquer dúvidas restantes!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content