Sala de aula inovadora: uma tendência do setor de educação

Desconto nota do Enem

O conceito de sala de aula inovadora vem se transformando a cada dia, sendo considerado o principal responsável pelas mudanças quando se fala em cursos de graduação. Dessa forma, é preciso que as instituições de ensino acompanhem esse movimento da educação, justamente por conta da influência da tecnologia nas diferentes modalidades de ensino.

Portanto, manter-se informado sobre as novas tendências é fundamental para entender quais são as vantagens para os estudantes em relação à transmissão do conhecimento. Na EAD ou na modalidade semipresencial, por exemplo, existe a possibilidade de estudar e ensinar, independentemente do local onde o aluno está, necessitando apenas de uma conexão com a internet para continuar os estudos.

Continue a leitura e confira agora mesmo o que é sala de aula inovadora, além de suas vantagens e principais características. Veja a seguir!

O que é uma sala de aula inovadora?

A sala de aula inovadora é um formato de ensino em que são utilizadas metodologias ativas, a fim de tornar o aluno o protagonista de sua própria aprendizagem, desenvolvendo suas melhores habilidades e competências de maneira criativa e crítica. Ou seja, o ambiente se torna um espaço de troca de experiências e aprendizado, que busca o aperfeiçoamento educativo e mais envolvimento por parte dos estudantes.

Nesse sentido, para que o professor possa praticar a inovação, é imprescindível realizar mudanças em relação às estratégias utilizadas em sala. Isso acaba por impactar a atuação docente, que deve traçar o melhor caminho para se alcançar os objetivos do processo de ensino. Portanto, é preciso levar em consideração os recursos disponíveis, a infraestrutura da instituição, além dos conteúdos e materiais que serão empregados.

Assim, uma sala de aula inovadora, — modelo utilizado pela Unopar —, deve se preocupar em atender as demandas dos alunos, compreendendo quais são as expectativas com relação ao curso que escolheram. Com isso, é possível elaborar atividades e aulas mais direcionadas e que proporcionam maior satisfação das necessidades estudantis, o que é extremamente vantajoso para manter o foco e o interesse dos alunos nos temas de estudo.

Quais são as vantagens para o aluno?

Existem diversos benefícios ao se adotar a sala de aula inovadora. Mas o principal diz respeito à segurança que os discentes desenvolverão ao vivenciar uma aprendizagem em que tenham espaço para tomar decisões de forma autônoma, baseados, sobretudo, no raciocínio. Isso também contribui para uma maior reflexão sobre o processo de ensino, compreendendo o que deve ser aperfeiçoado.

Da mesma maneira, contando com um espaço inovador, os estudantes têm mais chances de desenvolver os seus melhores talentos, podendo vincular suas competências aos temas estudados. Nesse formato, questiona-se muito mais as informações repassadas, o que é positivo para exercitar o pensamento crítico e, também, as interpretações pessoais sobre os conteúdos.

Sendo assim, o professor deixa a figura de protagonista e se transforma em um facilitador, oferecendo ferramentas e metodologias que sejam relevantes e atualizadas sobre determinado assunto. Tudo isso promove um ambiente mais atrativo para aprender e ensinar, o que acaba por contar com a participação cada vez mais predominante dos alunos.

Quais são as principais características da sala de aula inovadora?

Dentre uma série de possibilidades, a sala de aula inovadora deve ser capaz de instruir e estimular a troca de conhecimentos entre os envolvidos. O importante, nesse caso, é fazer com que os discentes mantenham-se sempre engajados para aprender dentro de um espaço em que possam assumir riscos, fazer perguntas e, também, cometer erros sem que sejam advertidos.

Tour pela prova do Enem

Para isso, confira a seguir as principais características de uma sala de aula desse tipo, entendendo como é possível aplicá-la na prática.

Interação à distância

Na modalidade EAD, os estudantes contam com ambientes virtuais de aprendizagem que têm como objetivo apresentar os conteúdos do curso, dentre outras ferramentas de interação, como fóruns, bibliotecas virtuais, videoaulas etc. Tudo isso contribui para uma maior interatividade, mas também oferece a possibilidade de o professor elaborar melhor as aulas, captando a atenção dos alunos de maneira atrativa.

Uso de dinâmicas de ensino

Por meio de dinâmicas e práticas pedagógicas de ensino, é possível relacionar teoria e prática, além de estimular cada vez mais a participação dos estudantes, a fim de que criem suas próprias perspectivas sobre o conteúdo apresentado. Isso favorece, sobretudo, a autonomia e a busca por soluções, pois o aluno é incentivado a correr atrás das respostas, sendo até mesmo benéfico para se estimular a criatividade.

Suporte constante de tutores

Tendo a participação de tutores para organizar o fluxo de conteúdos, os professores conseguem obter um melhor aproveitamento, principalmente no que diz respeito à novos formatos e meios para transmitir informações e conhecimentos. Ou seja, em um curso EAD, isso gera maior engajamento e integração dos discentes com o ambiente virtual de aprendizagem — um ponto fundamental para o processo como um todo.

Aprendizagem colaborativa

A aprendizagem colaborativa é uma metodologia capaz de tornar o ensino mais envolvente e significativo. Nesse tipo de abordagem, os alunos devem ter uma atuação ativa, o que permite o compartilhamento de saberes individuais e coletivos, sendo fundamental para se trabalhar o respeito e a empatia. A tecnologia, por sua vez, tem oferecido uma série de propostas e ferramentas que privilegiam o trabalho em grupo e, também, a construção colaborativa do conhecimento

Autoavaliação

Outra característica que marca uma sala de aula inovadora é a autoavaliação. A técnica, de forma geral, oferece ao estudante a possibilidade de pensar sobre o que foi visto, os erros cometidos e, ainda, as correções mais adequadas. Com isso, é possível estimular a reflexão e a responsabilidade, pois o aluno é considerado o protagonista e principal responsável por seu processo de aprendizagem.

Como a Unopar de destaca neste cenário?

A Unopar é a maior universidade EAD do país, contando com mais de 40 anos de tradição em práticas educativas de qualidade, atendendo a mais de 300 mil alunos. Seus polos de ensino oferecem cursos de graduação, pós-graduação (especializações) e cursos livres, sendo que todos os cursos EAD são reconhecidos pelo MEC.

Isso porque o sistema de aprendizagem oferecido pela instituição utiliza recursos pedagógicos e tecnológicos que visam um ambiente de maior interatividade. Com isso, uma das maiores preocupações da Unopar é disponibilizar uma orientação permanente aos alunos, principalmente com o intuito de que consigam construir os saberes de forma colaborativa e autônoma.

Devido às suas vantagens, a sala de aula inovadora tem sido considerada uma ferramenta valiosa para combater as dificuldades de aprendizagem. As metodologias empregadas contribuem significativamente para o desenvolvimento das melhores habilidades e capacidades dos estudantes, tornando-os protagonistas de sua própria trajetória educativa.

Percebeu como esse modelo de ensino é muito mais vantajoso? Por isso, não deixe de privilegiar esse diferencial na hora de escolher a melhor faculdade para guiá-lo ao sucesso! Aproveite a visita e continue no blog para ler outros conteúdos e conhecer mais vantagens que a Unopar tem para você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 63

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados