Como funcionam os estágios em Biomedicina?

estagiário em biomedicina

O curso de Biomedicina é uma graduação voltada para as Ciências da Saúde. Por isso, a atuação desse profissional se concentra em hospitais, institutos de pesquisas, laboratórios de análises clínicas, além de empresas do setor farmacêutico. Para conhecer o mercado de trabalho na prática ainda durante os estudos, é preciso cumprir uma carga horária de estágio.

Eles estão entre as atividades complementares durante a faculdade, que podem ser obrigatórios ou não, de acordo com a grade curricular do curso. No caso do estágio em Biomedicina na Unopar, a obrigatoriedade é critério para o recebimento do diploma. Nesse sentido, deve abarcar 20% da carga horária do Bacharelado, sendo supervisionado por um profissional da área.

Quer saber mais sobre como é o estágio em Biomedicina? Continue com a gente e veja detalhes importantes!

Como funciona o estágio obrigatório para Biomedicina?

O Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) e o Ministério da Educação (MEC) recomendam que o estágio obrigatório esteja bem especificado entre os componentes curriculares da graduação. Ainda de acordo com os órgãos regulamentadores, essa é uma oportunidade de enriquecer o currículo do graduando.

Mesmo que você tenha que conciliar estágio e trabalho, quando seu emprego já é na área da Biomedicina, as horas podem ser cumpridas dentro da própria empresa. Porém, caso isso não seja possível ou ainda não atue no setor, será necessário negociar um horário específico para o cumprimento das 30 horas semanais de estágio supervisionado. 

Porém, há casos em que a própria faculdade oferece os estágios em laboratórios preparados para isso e no mesmo turno de estudos de seus alunos.

É importante ressaltar a questão da supervisão de um professor ligado à faculdade, além de uma profissional dentro do local de estágio. Além de necessário, isso valoriza ainda mais a sua experiência, pois perceberá um compartilhamento de saberes.

Os estágios acontecem nos últimos períodos de curso, que é quando você terá uma bagagem de conhecimento maior. Eles estão especificados na grade curricular, como vimos, e podem ser divididos em:

  • preparação para análises clínicas;
  • rotinas laboratoriais;
  • aprofundamento em análises clínicas.

Qual é a duração e remuneração do estágio?

O estágio em Biomedicina dura um ano, ou seja, é realizado no sétimo e oitavo período do curso. Também é bom saber que nem sempre é remunerado. Porém, quando isso acontece, a bolsa pode chegar a R$ 1.154* mensais. Lembrando que esses valores são pagos pensando nas despesas do estudante, já que o principal objetivo é a experiência da atuação profissional.

Mais para frente, pensando em quanto ganha um biomédico, esses valores tendem a aumentar para a média de R$ 2.640,94*, sobretudo se você buscar por vagas nos grandes centros e capitais. Nesses lugares, também existem mais oportunidades de estágios, principalmente em laboratórios de análises clínicas –– um dos mais procurados por quem faz Biomedicina.

Você não precisa se desesperar para conseguir um estágio obrigatório, já que esse é um critério básico do currículo do curso de Biomedicina. Com isso, além dos laboratórios próprios, a faculdade também faz parcerias com hospitais e clínicas particulares, aumentando as suas possibilidades.

É importante ressaltar que uma faculdade de qualidade não só capacita o estudante para desempenhar um excelente trabalho no estágio como também o auxilia a conquistar as melhores vagas. Aqui na Unopar, você tem o Canal Conecta, um portal de empregabilidade exclusivo para nossos graduandos.

Quais são as funções que o estagiário pode exercer?

Durante a faculdade, você vai entender o que faz um cientista na área da saúde. No estágio, os conhecimentos adquiridos serão aplicados no dia a dia. Para isso, sua principal função será auxiliar o biomédico supervisor nas mais diversas tarefas da Biomedicina.

Você vai vivenciar e apoiar tarefas como:

  • execução de exames de imagens;
  • análise de resultados de exames clínicos;
  • manipulação e análise de componentes microbiológicos;
  • desenvolvimento de pesquisa em áreas como célula-tronco, biologia molecular etc;
  • desenvolvimento de variadas técnicas.

Além disso, a Biomedicina Estética possibilita uma atuação com procedimentos estéticos — uma área em ascensão graças à alta na demanda por esse tipo de tratamento. Ao fazer estágio nesse setor, você enriquece seu currículo e aprende a lidar com novas perspectivas da área, demonstrando atualização e qualificação.

Quais são os benefícios do estágio para a carreira de Biomedicina?

Para trilhar o caminho rumo a uma carreira de sucesso, você já deve pensar no seu futuro profissional ainda durante a faculdade. Nesse sentido, o estágio é uma das etapas mais importantes para o seu crescimento. 

São várias as oportunidades para o profissional no mercado de trabalho, e o cumprimento do estágio supervisionado é uma porta aberta a mais para o sucesso. Você pode atuar em laboratórios e hospitais privados, mas também se preparar para fazer concurso de biomédico — uma chance de manter a estabilidade na vida profissional e, consequentemente, no âmbito pessoal.

As vagas de estágio em Biomedicina, em especial nos laboratórios de análises clínicas, costumam ser concorridas, principalmente aquelas em que há alguma remuneração. Por isso, é interessante procurar saber sobre o funcionamento dessa etapa da grade curricular desde o começo do curso.

Nada melhor que contar com o apoio da instituição de ensino, certo? A Unopar está sempre atenta às demandas dos estudantes. Reconhecemos os desafios do primeiro emprego e que o estágio é uma etapa em que o amadurecimento se torna essencial. Por isso, incentivamos sempre a busca por uma vaga permanente ou pela efetivação.

Além de todos os benefícios citados, estudar na Unopar é fácil. Temos diversas formas de ingresso, que incluem a possibilidade de entrar com a nota do Enem, além da conquista de bolsas e créditos estudantis. Oferecemos o curso de Biomedicina nas modalidades de ensino presencial e semipresencial, que ajuda na flexibilização dos seus estudos.

Enfim, você acabou de conhecer a importância do estágio em Biomedicina para conseguir se formar e construir uma carreira de sucesso. Com ele, é possível ganhar experiência no mercado de trabalho, aumentar a sua rede de contatos e se motivar durante todo o percurso!

Gostou de saber um pouco mais sobre como funcionam os estágios em Biomedicina? Agora que você conhece os desafios dessa etapa, que tal começar logo o seu curso? Inscreva-se no vestibular da Unopar!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.