Quais são os principais concursos para biomédicos?

biomédica

O ingresso na carreira pública não é prerrogativa exclusiva a quem faz Direito e vem atraindo profissionais de outros ramos cada dia mais. A propósito, o que você sabe sobre concursos para biomédicos?

O curso de Biomedicina é uma tendência no mercado de trabalho por causa da crescente importância da pesquisa na área da saúde, além de novas tecnologias que admitem o avanço dessa ciência. A graduação é típica da área de Biológicas e oferecida pela Unopar em 4 anos, na modalidade de ensino semipresencial em uma metodologia EAD pioneira no Brasil.

Siga na leitura para conferir quanto ganha um biomédico, como se especializar no assunto e outros detalhes sobre concursos públicos aos profissionais dessa esfera. Quem sabe você se identifica com a graduação no ramo e encontra novas possibilidades de atuação profissional?

Biomedicina e carreira na iniciativa pública

Se você gosta de ler, trabalhar em equipe, tem visão analítica, é paciente, organizado, interessado em inovação, no cenário científico, no campo da saúde humana e tem predisposição para a pesquisa avançada, que tal obter o diploma de nível superior em Biomedicina? Aqui na Unopar, ajudamos você com ensino de qualidade e temos um ótimo custo-benefício.

Além da possibilidade de atuar em clínicas, hospitais e laboratórios privados, há cada vez mais órgãos públicos requisitando profissionais da área — até porque a saúde é direito fundamental previsto na Constituição Federal de 1988, essencial ao bem-estar da população, e pesquisas no ramo promovem o desenvolvimento nacional.

Concursos públicos são atraentes por causa da alta remuneração, sem falar da concessão de benefícios como assistência médica, auxílio-alimentação e transporte. Um biomédico concursado ganha R$ 3.909 trabalhando 34 horas por semana, valor 32% maior que na iniciativa privada. Ou seja, superior à média salarial do Brasil.

A jornada de trabalho com carga horária reduzida e a estabilidade conquistada após o período de estágio probatório também são atraentes a quem deseja ser um profissional de sucesso no ramo. A seguir, veremos mais sobre as possibilidades de atuar na área mediante aprovação em certames públicos.

Concursos na esfera municipal

O concurso na Biomedicina é realizado a nível municipal para alocação em cargos junto à prefeitura e em fundações públicas. Em ambos os casos, geralmente estão entre as atribuições do candidato nomeado:

  • supervisionar, coordenar e executar estudos, pesquisas e atividades de diagnóstico em laboratórios;
  • realizar exames de Parasitologia, Microbiologia, Bioquímica, Patologia, Imunologia, Virologia e de Hormônios, entre outros;
  • manipular fármacos, coletar, armazenar e processar as reações sorológicas para transfusão em bancos de sangue;
  • realizar exames preventivos para evitar doenças endêmicas e epidêmicas;
  • escolher insumos e equipamentos que otimizem as análises e liberação de laudos;
  • fornecer relatórios e dados da atividade para controle e orientação das políticas públicas de saúde do município.

Concursos estaduais para biomédicos

Boa parte das ofertas nesse âmbito acontecem para cargos nas secretarias de saúde dos estados e em entidades sem fins lucrativos situadas em suas capitais. No segundo caso, a atuação do profissional se dá principalmente em laboratórios, compreendendo a análise de exames e o auxílio em diagnóstico.

O concurso para biomédicos também é promovido pelos estados para ocupação de vagas na Polícia Civil, por exemplo. O conteúdo programático das provas costuma abranger tópicos como:

  • coleta de amostras;
  • preparo de soluções;
  • hematologia (plaquetas, glóbulos vermelhos e brancos);
  • imunologia (reações de precipitação e de aglutinação).

Ainda podem cair conteúdos de Parasitologia, como detalhes sobre protozoários intestinais, a parte prática de Bacteriologia, Hemocultura, Antibiograma e assuntos relacionados à Bioquímica. Vale ressaltar que a grade curricular do curso de Biomedicina da Unopar contempla com profundidade os principais assuntos do ramo.

Aqui com a gente, você tem a oportunidade de aproveitar a parceria com a LFG, obtendo descontos em um dos melhores cursos preparatórios para conseguir vaga em concursos de Biomedicina. Além do ensino superior de qualidade, essa conexão é um extra para ajudar na conquista de seu espaço no mercado de trabalho.

Opções de vagas federais

Um dos principais concursos para biomédicos nessa esfera é o da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), ligada ao Ministério da Educação. Isso porque a remuneração inicial oferecida ao profissional aprovado na área é de R$ 6.300,28 para jornada semanal de 40 horas, conforme edital lançado em dezembro de 2019.

Além de conhecimentos gerais em Língua Portuguesa, raciocínio lógico, legislação aplicada à EBSERH (regimento interno e código de ética, por exemplo) e ao SUS, o candidato deve estudar os seguintes conteúdos para questões específicas:

  • Bioquímica: dosagens de enzimas e hormônios, radicais livres e propriedades da água;
  • Hematologia: testes hematológicos e automação na área;
  • Imunologia: alergias, leucemias e doenças autoimunes;
  • Microbiologia da água e dos alimentos: parâmetros e métodos de análise;
  • Microbiologia médica: Bacteriologia, Micologia e Virologia;
  • equipamentos: microscópios, centrífugas, filtros, destiladores, autoclaves e fornos;
  • ética profissional.

Já que falamos em Virologia, não deixe de conferir os cursos online oferecidos pela Unopar com certificação gratuita. Eles podem ser a amostra de que você precisa para eleger a graduação que o levará ao sucesso profissional.

Além desse da EBSERH, o concurso para biomédicos também é promovido em âmbito federal para ingresso na Força Aérea Brasileira. O candidato aprovado desenvolverá rotinas de análise clínica e bioquímica.

Oportunidades em faculdades públicas

Outra possibilidade é seguir carreira acadêmica, dando aulas ou promovendo projetos de pesquisa em Biomedicina e Estética, por exemplo, área cada vez mais em evidência. Também é viável atuar em projetos de extensão, forma de promover a saúde local, prestando serviços à comunidade, inclusive.

A especialização em faculdades também é um diferencial para o seu currículo, pois as vagas de concurso para biomédicos costumam contar com etapa de avaliação de títulos. Assim, quanto mais avançada for sua formação no assunto, com mestrado e doutorado, maior é sua pontuação.

Gostou do tema? O concurso para biomédicos é um excelente investimento para quem é graduado na área, e essas oportunidades devem crescer com o avanço da tecnologia promovendo essa ciência. Conquiste o seu diferencial perante a concorrência investindo em sua formação em uma das melhores faculdades do país.

Veja como nós da Unopar podemos ajudar você a dar o próximo passo rumo a uma carreira profissional de sucesso. Faça já a sua inscrição no vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.