Afinal, quanto ganha um biomédico formado?

biomédica formada trabalhando em laboratório

A pergunta “quanto ganha um biomédico?” tem uma resposta que varia bastante de acordo com as inúmeras áreas de atuação possíveis na carreira. Como veremos neste post, o salário pode variar bastante, dependendo da experiência do profissional, do porte da empresa e da região do país em que localiza.

O curso, que exige um perfil investigativo e analítico, é uma das opções na concorrida área da saúde. Porém, é importante conhecer o variado leque de atuações do biomédico, bem como quais são as áreas mais valorizadas para escolher que caminho seguir na profissão.

Para ajudar você, reunimos tudo nestes tópicos:

  • O que faz um biomédico?
  • Qual é a média salarial de um biomédico?
  • Quais são as áreas mais bem-pagas da Biomedicina?
  • O que o profissional pode fazer para ganhar mais?

Confira!

O que faz um biomédico?

A Biomedicina já foi uma carreira desconhecida, mas hoje são diversos cursos espalhados pelo país, inclusive com opção de vestibular EAD. O curso, anteriormente chamado de Ciências Biológicas – Modalidade Médica, surgiu na década de 1960. Assim, a profissão de biomédico ainda é considerada recente no Brasil, tendo sido regulamentada somente em 1983.

Entretanto, a área de atuação desse profissional cresceu bastante nos últimos anos e, hoje, temos mais de 50 mil universitários cursando essa graduação. Embora seja mais conhecida pelo trabalho nas análises clínicas e pela pesquisa acadêmica, a Biomedicina se expandiu e deixou de ser uma base para a Medicina, tornando-se uma carreira independente e ímpar na área da saúde.

O biomédico atua primordialmente na pesquisa e no diagnóstico de doenças que atingem os seres humanos, desenvolvendo atividades de investigação, análise e identificação de microrganismos causadores de infecções, bem como vacinas e medicamentos. Contudo, trabalha também com análises forenses, com o estudo de patologias genéticas e com procedimentos de radioterapia e medicina nuclear.

O Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) reconhece 33 especialidades, podendo o biomédico atuar em:

  • hospitais;
  • clínicas;
  • faculdades públicas e privadas;
  • laboratórios de análises clínicas e por imagem;
  • institutos de pesquisa;
  • indústria;
  • bancos de sangue;
  • órgãos de saúde pública;
  • vigilância sanitária e outros.

Falando assim, muita gente confunde a Biomedicina com a Farmácia Clínica. Contudo, apesar de atuarem em campos semelhantes, a ação do biomédico tem embasamento biológico enquanto o farmacêutico se concentra mais na química.

Qual é a média salarial de um biomédico?

Com um campo de atuação tão vasto, é natural que a remuneração desse profissional varie bastante, de acordo com a área, o porte da empresa, a localização etc.

Não há um piso salarial nacional unificado para a Biomedicina. Assim, o salário-mínimo pago ao biomédico varia conforme os acordos coletivos celebrados pelos sindicatos regionais. Veja alguns exemplos pelo país:

a média salarial nacional do biomédico é de R$ 2.654,25. Porém, como dissemos e você pôde notar, a faixa salarial varia bastante de acordo com a região do país e, também, com a função que o biomédico exerce. Além disso, quanto mais qualificação e experiência de mercado o profissional tiver, mais ele ganhará.

Quais são as áreas mais bem-pagas da Biomedicina?

Diante de tantas possibilidades na carreira biomédica é natural que surjam dúvidas na hora de escolher em que área se especializar. Como vimos, a remuneração pode variar bastante de um cargo para o outro, conforme o campo de atuação.

Então, listamos aqui as áreas mais bem-pagas e valorizadas da Biomedicina. Confira!

Análises Clínicas

A área mais tradicional da Biomedicina ainda é uma das mais bem-remuneradas e, também, a mais procurada. Esse profissional realiza e interpreta exames laboratoriais — de sangue e urina, biópsias, toxicológicos, entre outros. O campo de atuação inclui grandes laboratórios, hospitais e clínicas. Os altos postos nesses locais garantem muito bons salários.

Análises Ambientais e Bromatológicas

Nem sempre o trabalho do biomédico tem relação direta com a saúde humana. Tanto a área ambiental quanto a alimentar reservam boas oportunidades profissionais. O analista ambiental também atua no laboratório, porém, seu papel é detectar agentes químicos ou biológicos no ambiente, que caracterizem contaminação ou poluição.

Já o especialista em Análises Bromatológicas realiza essas mesmas análises em produtos alimentícios, assegurando que estejam próprios para o consumo. Atuam na indústria, armazéns e empresas de transporte.

Estética

Trata-se de um mercado em franca expansão e que oferece muitas oportunidades e excelente remuneração. Com o aumento da procura por procedimentos estéticos não cirúrgicos surgiu uma demanda por profissionais de saúde dotados de competências técnicas, mas não necessariamente médicos.

Essa lacuna foi perfeitamente preenchida pelo biomédico, criando uma nova e promissora área de atuação para esse profissional.

Hemoterapia e Terapia Celular

O biomédico que atua em processos relacionados a componentes hematológicos e onco-hematológicos pode trabalhar em hospitais, bancos de sangue, de medula óssea e de cordão umbilical.

O especialista na área atende a um mercado extremamente exigente e com uma demanda crescente o que aumenta as chances de melhor remuneração.

Citologia Oncótica

Esse profissional atua no diagnóstico de determinados tipos de câncer por meio a análise de amostras de células. O especialista em colpocitologia oncótica, por exemplo, é capacitado para a análise de lesões do colo uterino.

Como o câncer de colo de útero é um dos mais frequentes, há uma grande demanda por profissionais bem-preparados, já que o diagnóstico precoce é a melhor prevenção.

Perícia Criminal

Dentro da área de Biologia Molecular, a identificação humana por DNA está presente tanto no mercado de testes de paternidade quanto na área criminal. O especialista na área trabalha na investigação de análise de vestígios biológicos em cenas de crimes, como sangue e outros tecidos humanos.

Trabalhando em laboratórios dos institutos de criminalística ou em instituições, o perito biomédico pode ajudar na resolução de crimes, na identificação de corpos e na busca de pessoas desaparecidas.

Auditoria Biomédica

Por fim, outro caminho não muito tradicional, mas que pode render boa remuneração é a auditoria biomédica. O auditor pode ser consultor autônomo garantindo bons ganhos financeiros.

Como todo auditor, a função é identificar problemas — em instituições da área, como hospitais, laboratórios e clínicas — e propor soluções e melhorias com relação aos custos, à gestão de recursos, às normas de vigilância sanitária, à biossegurança e às legislações, por exemplo.

O que o profissional pode fazer para ganhar mais?

Como todo profissional da área de saúde, é essencial investir em uma boa formação acadêmica, a começar pela escolha do curso de Biomedicina. Na área de análises clínicas, por exemplo, muitos profissionais têm formação técnica e, nesse caso, terminar os estudos é um caminho para alcançar melhores remunerações.

Já os profissionais graduados precisam se manter atualizados, investindo no aprimoramento técnico científico e na educação continuada. A participação em congressos científicos e workshops e as certificações no currículo também são muito valorizadas.

Além disso, como qualquer profissional, é essencial ficar antenado com o que está acontecendo no mercado, sempre monitorando novas oportunidades. Aqui na Unopar, temos parceria com o Canal Conecta, um portal de empregos para as melhores empresas da região.

Como vimos, a Biomedicina é uma carreira em ascensão e quanto ganha um biomédico vai depender de muitos fatores, mas escolhendo a especialidade certa e investindo em educação é plenamente possível conquistar uma boa remuneração.

Já tomou a sua decisão e quer cursar Biomedicina? Então, inscreva-se para o vestibular Unopar e garanta a sua vaga!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 25

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.