O que faz o profissional de Farmácia Clínica? Descubra!

profissional de farmácia clínica e pacientes

Tem interesse em tornar-se um farmacêutico? Bom, essa é uma carreira incrível e que possibilita uma série de caminhos diferentes para os profissionais nela formados! Mas, sem dúvidas, uma das áreas mais conhecidas e buscadas pelos estudantes graduados é a Farmácia Clínica.

Neste artigo, falaremos especificamente sobre esse segmento da área da Farmácia. Conhecer a atuação do farmacêutico clínico é algo que não pode ser deixado de lado, independentemente de você já estar na graduação ou apenas a considera para um momento no futuro.

Então, continue a leitura e descubra mais sobre o dia a dia do farmacêutico clínico, conhecendo as suas principais atribuições do cotidiano e a sua importância para a sociedade como um todo.

Como funciona a faculdade de Farmácia?

O curso de Bacharelado em Farmácia aqui da Unopar é feito ao longo de 5 anos (10 semestres). Ele tem como objetivo educar o estudante de forma interdisciplinar, preparando-o para o mercado de trabalho e para o dia a dia da carreira.

Uma das vantagens desse curso é que ele pode ser feito na modalidade a distância, ou seja, com o auxílio de recursos tecnológicos que possibilitam o aprendizado remoto. Nossos alunos contam com Sala de Aula Virtual, que permite a interação ao vivo entre alunos e professores.

Investir nesse tipo de educação é muito importante para impulsionar a carreira e desenvolver uma série de habilidades importantes para o cotidiano do trabalho na Farmácia Clínica. Algumas das disciplinas presentes no curso incluem bioquímica, empreendedorismo, microbiologia, farmacologia e muito mais.

Qual é o mercado atual para o farmacêutico clínico?

Para muitas pessoas, a única forma de atuação do farmacêutico é na linha de frente de estabelecimentos que comercializam medicamentos, orientando a população sobre a forma certa de utilizá-los. No entanto, esse profissional pode estar presente em muitos outros ambientes.

Além de poder trabalhar na área de pesquisa, na indústria e até mesmo no atendimento no setor público, o farmacêutico é indispensável em clínicas e em hospitais de todo o Brasil. Ele é fundamental para garantir que os remédios estejam em condições adequadas para serem utilizados pelos pacientes e, claro, para a distribuição adequada dos fármacos entre os enfermos.

Por isso, nota-se que esse profissional é indispensável para o funcionamento de diversos ambientes clínicos. Isso nos faz perceber que as áreas da Farmácia são diversas, e o mercado para essa carreira está sempre em desenvolvimento, já que a demanda por esses serviços é constante.

Quanto ganha esse profissional?

Uma preocupação frequente (e, claro, muito justa) de quem entra nesse curso é em relação ao salário médio para esse profissional. A seguir, então, tiraremos essa dúvida e conversaremos sobre a média salarial para os farmacêuticos clínicos.

De acordo com o levantamento feito pelo site Salário.com.br em 2020, a média de remuneração para esse profissional é de R$ 3.800,00. Isso, é claro, pode mudar bastante de estado para estado.

Com o ganho de experiência, o tempo trabalhado e a realização de cursos extras (como as pós-graduações, que são um ótimo exemplo), o salário pode tornar-se consideravelmente maior, atingindo os quase R$ 9.000,00 ao mês.

O que faz um profissional da Farmácia Clínica?

Agora, chegou a hora de descobrirmos algumas das atribuições cotidianas desse profissional.

Orientação sobre o uso correto de medicações

Uma das principais funções desse profissional é a orientação do uso adequado de medicações, seja no âmbito hospitalar, seja no atendimento ao cliente. Um bom exemplo disso são os farmacêuticos que atuam nas farmácias do SUS (Sistema Único de Saúde), orientando a população sobre a posologia de cada um de seus remédios.

Trabalho em conjunto com outros profissionais da saúde

Em hospitais, enquanto farmacêutico hospitalar, o profissional atua lado a lado de enfermeiros e de médicos. Aqui, ele está encarregado de garantir a distribuição adequada de insumos medicamentosos pelos setores, além de várias outras funções que garantem o funcionamento adequado do estabelecimento.

Verificação de armazenamento e de conservação de medicamentos

Muitos medicamentos podem ser perdidos se não forem condicionados da forma adequada. Mais uma vez, o farmacêutico clínico salva o dia, garantindo que todas as drogas estejam corretamente armazenadas e conservadas. Dessa forma, quando um paciente necessita de um fármaco, ele só poderá utilizá-lo para melhorar graças ao profissional da Farmácia.

Prevenção do erro de dosagens

Os medicamentos, além de condicionados pelo farmacêutico, também são liberados por ele. É responsabilidade desse profissional conferir as dosagens e ver se não há qualquer equívoco antes de liberar o remédio para o paciente. Esse é um trabalho de várias etapas, no qual todos trabalham juntos para evitar erros que podem ser muito danosos à saúde de alguém.

Atendimento próximo ao paciente

Por fim, outra atribuição do farmacêutico clínico é a atuação frente a frente com os pacientes. Por isso, uma boa capacidade de comunicação é imprescindível para que todas as informações sejam passadas e captadas da melhor forma possível.

Quais são as habilidades desejadas de um farmacêutico clínico?

Agora, para fechar o nosso bate-papo, discutiremos sobre algumas das habilidades fundamentais para o profissional da área da Farmácia Clínica. Confira:

  • alta capacidade de atenção e de foco;
  • boa habilidade de observação;
  • paciência;
  • capacidade de trabalhar em equipe;
  • empatia;
  • boa habilidade de comunicação;
  • capacidade de gerenciamento e de liderança;
  • habilidade de ter vários focos simultâneos;
  • curiosidade;
  • interesse genuíno em ajudar.

Tais habilidades devem ser trabalhadas ao longo da graduação, seja nas aulas teóricas, seja nos estágios obrigatórios. Ter elas sempre em mente na hora de desenvolver competências é muito importante para garantir uma boa qualificação e o aproveitamento total do aprendizado visto durante a faculdade.

Agora que você já conhece melhor a área da Farmácia Clínica e sabe como funciona o dia a dia desse profissional, o que está esperando? Caso ainda não seja um estudante de Farmácia, considere dar quanto antes esse passo rumo ao sucesso profissional. Não há razão para adiar a sua entrada no mercado de trabalho com os cursos da Unopar!

Gostaria de saber ainda mais sobre esse assunto? Então, confira as principais diferenças entre a Farmácia e a Farmacologia e tire outra dúvida que figura entre as mais comuns quando falamos sobre essa carreira. Boa leitura!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.