Entenda as principais diferenças entre Farmácia e Farmacologia!

farmácia e farmacologia

Desconto nota do Enem

Farmácia e Farmacologia estão diretamente relacionadas, porém, apresentam alguns aspectos diferentes. Essas diferenças estão na especialização do profissional, seu ambiente de trabalho, nas rotinas da profissão, nas permissões de função, entre outros detalhes.

Por isso, para que você opte por uma das duas profissões, é fundamental conhecer mais a fundo cada uma delas. Ao analisar suas características, fica mais fácil decidir qual está mais de acordo com os seus objetivos pessoais e profissionais.

Como as dúvidas sobre esse assunto são muito comuns e frequentes, preparamos este artigo para explicar qual é essa diferença entre a Farmácia e a Farmacologia. Continue lendo para descobrir!

O que faz um profissional de Farmácia?

O profissional que se forma em uma faculdade de Farmácia é o farmacêutico. Basicamente, ele é um especialista em medicamentos. Conhece profundamente as diversas formulações que existem, o modo como elas atuam no organismo, as reações esperadas e os problemas ou doenças que visam tratar.

O farmacêutico tem total conhecimento sobre qual medicação é mais indicada em cada caso, as substâncias que não podem ser associadas, o modo de uso de cada remédio, as suas contraindicações, entre outros aspectos fundamentais para que o fármaco seja benéfico e contribua para a recuperação ou o alívio de sintomas.

Áreas de atuação

Existem diversas opções de atuação para quem opta pelo curso de Farmácia aqui da Unopar. Esses profissionais podem, por exemplo, atuar como empreendedores ao abrir a sua própria drogaria, ou serem contratados como farmacêuticos responsáveis por um determinado estabelecimento.

Além disso, é possível atuar com a manipulação e a produção de medicamentos e de cosméticos, bem como prestar assistência farmacêutica em estabelecimentos de saúde, como clínicas, hospitais e até mesmo laboratórios.

O farmacêutico também está apto para desenvolver atividades de pesquisa, preparo e registro de novos medicamentos, bem como de cosméticos. Tudo isso amplia ainda mais as oportunidades de mercado para esse profissional.

Sendo assim, a vantagem de optar pela faculdade de Farmácia são as várias opções de atuação no mercado de trabalho. Você poderá abrir seu próprio negócio, gerenciar farmácias, desenvolver fórmulas ou prestar assistência e consultoria para outros profissionais da área de Saúde.

O que faz um profissional de Farmacologia?

O farmacêutico sabe tudo a respeito dos medicamentos e das substâncias que já estão no mercado e tem conhecimentos suficientes para fazer a indicação deles. Porém, ele pode ir além se especializando em Farmacologia.

Essa é uma das áreas da Farmácia, estando disponível como curso de especialização para profissionais da área. O farmacologista, é o especialista que trabalha no estudo, na pesquisa, na análise, na criação e no desenvolvimento de fórmulas e de substâncias.

Ou seja, o farmacologista atua principalmente com a parte científica por trás da Medicina. Ele se aprofunda no estudo das substâncias e os seus efeitos no organismo, verificando tanto os benefícios que elas proporcionam quanto os riscos que podem oferecer em relação à sua toxicidade e aos seus efeitos colaterais.

Áreas de atuação

Os conhecimentos em Farmacologia envolvem duas áreas diretamente relacionadas e fundamentais para o estudo e o desenvolvimento de novas medicações: a farmacodinâmica e a farmacocinética.

No primeiro caso, o profissional faz o estudo de como as substâncias afetam as células por meio de efeitos fisiológicos, biológicos e moleculares; já a farmacocinética dedica-se à análise de como o organismo absorve os medicamentos e de que forma eles são liberados e excretados.

Tour pela prova do Enem

Assim, o local de trabalho de um farmacologista geralmente são as instituições acadêmicas, os laboratórios e os centros de pesquisa, sendo contratados por fundações privadas, indústrias ou organizações governamentais para pesquisar e desenvolver novas drogas, testando a sua eficácia e segurança.

Um farmacologista pode dedicar-se a uma determinada área, como Farmacologia Veterinária, Toxicologia, Quimioterapia, entre muitas outras. Embora o princípio do trabalho seja o mesmo, é possível seguir por um ramo de maior afinidade ou de acordo com os interesses pessoais e profissionais.

Quais as diferenças entre Farmácia e Farmacologia?

Alguns cursos de Licenciatura e de Bacharelado podem ser muito similares a outros, mas esse não é o caso de Farmácia e Farmacologia. Elas não são duas faculdades diferentes, uma vez que para seguir carreira como farmacologista é precisa ter estudado Farmácia, ou outra área similar.

Elas são profissões distintas porque o farmacologista é o especialista que estuda, analisa e desenvolve novas substâncias e medicamentos; enquanto o farmacêutico tem a formação superior inicial de bacharel, com conhecimento aprofundado de todos os medicamentos e das substâncias disponíveis no mercado, suas indicações e formas de atuação.

Ao passo em que um tem amplo conhecimento das substâncias que servem como base para compor o medicamento e de que maneira elas atuam no organismo, o outro é especializado em todos os medicamentos e fórmulas disponíveis no mercado e as indicações conforme o tipo de problema da pessoa.

No que se refere ao tempo de curso, duração média da faculdade de Farmácia é de cinco anos. , enquanto a especialização em farmacologia é finalizada em cerca de 1 ano. Por isso, você pode optar por fazer ou não a pós em Farmacologia ou se manter bacharel em Farmácia.

Como escolher entre Farmácia e Farmacologia?

Para escolher entre finalizar sua formação com a faculdade de Farmácia ou prosseguir na especialização em Farmacologia, você precisa considerar aspectos relacionados ao seu perfil. Também aquilo que pretende para a sua carreira, afinal, a atuação do profissionais é distinta, embora ambos atuem principalmente com medicamentos.

Sendo assim, primeiro, analise o ambiente de trabalho e as formas de atuação em cada uma dessas profissões. Lembre-se de que o farmacêutico costuma atuar em contato maior com o público, enquanto o farmacologista geralmente desempenha suas tarefas em laboratórios e em centros de pesquisa.

Além disso, procure analisar o mercado de trabalho e o salário médio em cada um dos casos. O farmacêutico ganha, em média, R$ 3.471,61, que também seria a média do salário do farmacologista.

Lembre-se de que essa é a média, podendo variar de acordo com o ramo que você pretende seguir, área de especialização e experiência, bem como a região onde você deseja trabalhar. Não se esqueça, também, de verificar as oportunidades disponíveis.

Outro fator interessante são os conhecimentos que você vai adquirir. Isso porque no curso de Farmácia você estudará sobre Farmacologia, mas pode se aprofundar fazendo a especialização na área. Isso dependerá da afinidade que tiver com a disciplina durante a graduação.

De toda forma, Farmácia e Farmacologia são duas opções muito promissoras e que podem oferecer boas oportunidades para você. A escolha entre uma ou outra depende somente do seu perfil, então, procure analisar cada detalhe e pensar na carreira que deseja construir, para que opte pelo ramo que está de acordo com as suas metas e os seus objetivos.

Saiba mais sobre o curso de Farmácia e as opções de atuação no mercado. Com duração de 5 anos, a graduação é oferecida em várias unidades do Brasil, como: Ponta Grossa/PR, Uruguaiana/RS, Goiânia/GO, Primavera do Leste/MT e Jaraguá do Sul/SC.

Entre em contato conosco, converse com a nossa equipe e agende o seu vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 62

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados