Afinal, posso fazer duas faculdades ao mesmo tempo?

afinalpossofazerduasfaculdadesaomesmotempo

O curso superior é o sonho de muita gente. Afinal, ele é a porta de entrada para uma carreira de sucesso. Mas e quando você quer aumentar ainda mais as chances de atuação profissional, deseja otimizar o tempo de formação ou, ainda, se interessa igualmente por duas possibilidades de graduação?

Nesses casos, pode se perguntar: “será que eu posso fazer duas faculdades ao mesmo tempo?”. A resposta é sim, na maioria dos casos. Mas não se engane: conciliar duas graduações pode ser um desafio. Na mesma medida, existem grandes vantagens.

Quer entender melhor sobre os prós e contras, além de conferir dicas para se dar bem nessa decisão? Então, acompanhe!

Posso fazer duas faculdades ao mesmo tempo?

Sim, é possível fazer duas faculdades ao mesmo tempo, sendo uma graduação na rede privada concomitantemente com uma na rede pública ou, então, as duas na rede privada. No entanto, o estudante precisa pensar se consegue conciliar duas formações de nível superior ao mesmo tempo.

Em que caso eu não posso fazer duas faculdades ao mesmo tempo?

De acordo com a Lei nº 12.089/2009, é proibido ocupar duas vagas de graduação em instituições públicas de ensino superior ao mesmo tempo. Esse é o único caso em que não é possível fazer duas faculdades simultaneamente de acordo com a lei.

Se você faz uma faculdade pública e deseja complementar a formação, pode optar por um curso superior particular. Do mesmo modo, não há nada que impeça fazer duas (ou até mais) faculdades na rede privada.

Posso fazer duas faculdades a distância ao mesmo tempo?

Sim, em relação às modalidades de ensino, você pode fazer tanto duas graduações presenciais ao mesmo tempo, como duas semipresenciais ou duas faculdades a distância, ou, ainda, uma de cada tipo.

Por exemplo, é uma boa pedida complementar a formação de um Bacharelado com uma Licenciatura a distância. Assim, você pode, ao mesmo tempo, ter todo o referencial de uma graduação generalista com um diploma especializado para a formação de professores.

Posso fazer duas faculdades ao mesmo tempo pelo FIES, Prouni e Sisu?

Não é possível solicitar o FIES mais de uma vez, e ele só vale para a primeira graduação. Portanto, você só poderia utilizar o financiamento estudantil do governo no curso em que fez a matrícula primeiro.

Por outro lado, é possível contratar o FIES ao mesmo tempo em que é beneficiado com outros programas, como o Prouni. Então, você pode fazer um curso financiado e outro com bolsa de estudos, desde que se encaixe nos pré-requisitos para ambos.

Inclusive, é possível requerer o FIES para financiar as mensalidades do mesmo curso beneficiado com o Prouni, caso a bolsa tenha sido parcial.

No mesmo sentido, é possível utilizar o FIES concomitantemente ao Sisu. Então, se você já tem um financiamento em andamento, pode concorrer a uma vaga em instituição pública com o Sisu.

No entanto, de acordo com o MEC, quem tem uma vaga em faculdade pública não pode ser bolsista do Prouni. Então, automaticamente, não é possível utilizar o Sisu enquanto recebe uma bolsa do Programa Universidade para Todos.

Em resumo, a dinâmica é a seguinte:

  • FIES + FIES: não é possível;
  • FIES + Sisu: é possível, desde que o contrato de financiamento tenha sido firmado antes, já que ele só vale para primeira graduação;
  • FIES + Prouni: é possível, inclusive, para o mesmo curso;
  • Prouni + Sisu: não é possível, pois, ao ocupar uma vaga em faculdade pública com o Sisu, o estudante automaticamente perde a bolsa no Prouni.

Vale a pena tentar esse desafio?

Você viu que a possibilidade existe sim, no entanto, será que o desafio vale a pena? Afinal, o curso superior é uma formação mais profunda e que exige dedicação do estudante. Ao se propor a fazer dois ao mesmo tempo, o aluno precisa ter em mente que terá o dobro da carga de afazeres.

Lidar com esse comprometimento é especialmente difícil para quem trabalha ou tem filhos, por exemplo, já que o tempo para se dedicar aos estudos é bem menor.

Além disso, pense bem: se você quer fazer os dois cursos ao mesmo tempo para ter uma formação mais completa, é interessante aproveitar bem a trajetória acadêmica, concorda? Então, a chave é refletir se é necessário mesmo fazer os dois cursos e, principalmente, se é viável de acordo com a sua disponibilidade de tempo e dedicação.

Ainda, pondere se é mais interessante para a sua formação fazer uma segunda graduação ou pós-graduação. Enquanto a primeira alternativa ajuda a ampliar as possibilidades de atuação profissional, a segunda serve para focar seu conhecimento em uma única área, mas com um grau de mestre ou especialista.

O que levar em consideração ao analisar essa possibilidade?

Mesmo com as dificuldades, você acredita que essa é a melhor decisão para a sua carreira? Ótimo! Então, o melhor a fazer é planejar muito bem como será lidar com essa possibilidade. Veja algumas dicas:

  • planejamento de rotina: faça um planejamento de rotina bem detalhado e observe se cabem dois cursos de graduação, principalmente se os dois forem presenciais;
  • disciplina nos estudos: reflita sobre o seu perfil como estudante — para dar conta de duas faculdades ao mesmo tempo, é preciso ter ainda mais disciplina para estudar mais e melhor, além de não deixar leituras e atividades acumularem;
  • orçamento: avalie se os custos cabem no seu orçamento, afinal, ou você terá que pagar duas faculdades ao mesmo tempo ou, mesmo que uma delas seja pública, ainda assim terá gastos com transporte, livros, alimentação etc.;
  • aproveitamento de disciplinas: veja se as grades das duas faculdades têm disciplinas equivalentes e informe-se na secretaria da instituição onde fará a segunda graduação para ver se é possível aproveitar essas matérias;
  • logística de deslocamento: pense, também, em como será a logística de deslocamento de uma faculdade para a outra e para o trabalho, caso você já tenha uma ocupação profissional.

A educação a distância como sua aliada

Para otimizar os custos, o deslocamento e a organização dos estudos, a dica é priorizar as faculdades EAD ou semipresenciais, ao menos para uma das graduações. Assim, é mais fácil encaixar os dois cursos na rotina e tornar todo o processo mais flexível e menos cansativo.

Aqui na Unopar, você pode contar com um catálogo extenso de cursos EAD e semipresenciais, já que somos a maior faculdade de educação a distância do país. Além disso, você conta com a modalidade semipresencial, na qual vai à faculdade duas ou três vezes na semana e realiza as demais aulas e atividades por meio de uma plataforma digital.

Além de encontrar as opções de graduação que você deseja, os nossos diferenciais garantem que a sua experiência acadêmica seja muito rica, incluindo:

  • apoio personalizado em todas as fases de estudos;
  • sistema de ensino interativo e dinâmico;
  • toda a flexibilidade que a EAD oferece;
  • polos presenciais com a infraestrutura de que você precisa;
  • acesso a oportunidades de estágio com milhares de empresas parceiras no nosso Canal Conecta.

Quais são as vantagens dessa decisão?

Depois de apresentarmos tantas dificuldades, que tal ver também os prós dessa decisão? Se você optar por fazer duas faculdades ao mesmo tempo, a obtenção de um novo título proporcionará que você:

  • tenha mais possibilidades de atuação;
  • consiga um destaque a mais no currículo;
  • alcance um leque maior de chances de contratação;
  • torne-se um profissional interdisciplinar;
  • otimize o tempo para ter a formação dos seus sonhos;
  • amplie o seu repertório intelectual;
  • desenvolva ainda mais competências e habilidades.

Enfim, aquela pergunta “posso fazer duas faculdades ao mesmo tempo” tem uma resposta complexa: legalmente, você pode sim, e de certo agregará muito valor ao seu currículo e perfil profissional. No entanto, precisa avaliar todas as dificuldades de conciliar duas graduações na rotina e, ainda, pesar se as vantagens valem o desafio.

Aproveitando o assunto, leia também nosso post sobre como gerar diferenciais competitivos e conquistar as melhores vagas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.