Como conseguir uma bolsa de estudos EAD? Saiba aqui!

comoconseguirumabolsadeestudoseadsaibaaqui

Desconto nota do Enem

Conseguir uma bolsa de estudos EAD é o sonho de muitas pessoas, não é mesmo? Afinal, ter um grande desconto no valor das mensalidades é sempre bom para quem deseja conquistar o tão sonhado diploma, mas não conta com uma excelente condição financeira.

O melhor de tudo é que há uma série de opções disponíveis que oferecem descontos parciais ou integrais para os graduandos. O formato dos processos de seleção, no entanto, pode variar de uma instituição para outra, mas geralmente os critérios e as exigências são bastante similares.

Ficou curioso? Então, continue a leitura e saiba como conseguir uma bolsa de estudos EAD e, ainda, quais são as principais características de cada programa. Confira!

Por que buscar uma bolsa de estudos na graduação?

A bolsa de estudos consiste em um auxílio financeiro que facilita o ingresso de estudantes

em cursos de nível superior, minimizando o impacto dos valores da mensalidade da graduação. Assim, é totalmente possível aproveitar a oportunidade também na modalidade EAD, o que representa economia e mais tranquilidade para o indivíduo.

As bolsas podem ser oferecidas de maneira parcial ou integral. No caso da integral, 100% do curso é pago, e na parcial, uma parte da mensalidade é coberta, podendo variar, a depender do tipo e dos requisitos do desconto, o que faz com que o aluno tenha que pagar o restante do valor.

Nesse sentido, os candidatos devem contar com alguns critérios para serem aceitos nos processos de seleção. Geralmente, eles são voltados para a análise da renda familiar do graduando e, também, estão relacionados ao desempenho e potencial do estudante, como o histórico escolar.

Como cada programa pode variar, o recomendado é pesquisar e consultar as informações oficiais de cada instituição de ensino, inclusive para a qual você deseja se matricular. O caminho a ser percorrido dependerá diretamente das regras de cada bolsa, mas saiba que é preciso apresentar um bom desempenho acadêmico, além de ter uma frequência constante nas aulas para garantir a continuidade do benefício.

Quais são as opções de bolsa de estudos EAD?

Para ajudar você a chegar mais perto do seu sonho de ingressar no ensino superior, separamos, a seguir, algumas opções de bolsa de estudos EAD e explicamos como é o processo de seleção em cada programa, mostrando suas principais vantagens para o aluno.

Prouni

O Prouni, ou Programa Universidade para Todos, é um incentivo do Ministério da Educação (MEC) para estudantes de baixa renda. Com isso, as bolsas representam uma excelente oportunidade para iniciar os estudos em uma faculdade privada, sendo que os descontos podem ser de 100% ou 50%, a depender da situação do aluno.

Para se candidatar ao programa, é necessário ter cursado o ensino médio completo em uma instituição de ensino pública ou ter sido bolsista integral em uma escola particular. A nota do Enem também é exigida para o processo de seleção — e deve ser no mínimo, 450 pontos. O Prouni abre a cada ano, de forma semestral.

Tour pela prova do Enem

Bolsas estaduais e municipais

Outra opção são as bolsas estaduais e municipais oferecidas pelo governo. A depender dos critérios, os descontos podem ser restritos a apenas graduações na modalidade presencial, porém é bastante comum encontrar bolsas também para os cursos EAD.

Para conseguir o benefício, é imprescindível acompanhar os sites e os informes de cada prefeitura, que geralmente estão descritos no setor da Secretaria de Educação. Os requisitos podem variar de um estado para o outro, mas pode-se ter como referência outros tipos de programas disponíveis.

Bolsas de empresas

Caso você já atue profissionalmente em uma empresa, saiba que existem inúmeras opções de bolsas concedidas especificamente a colaboradores. Isso porque, muitos gestores preocupam-se com a qualidade dos serviços prestados, além da qualificação e aprimoramento de seus funcionários.

Sendo assim, a bolsa pode funcionar como um incentivo para o desenvolvimento profissional do indivíduo, garantindo, com isso, melhores posições no mercado de trabalho. Para candidatar-se a essa alternativa, procure o departamento de RH da empresa e entenda como se dá o processo de seleção, além de quais são as exigências para conseguir o desconto.

Sites que negociam bolsa de estudos

Existem diversos sites que negociam bolsa de estudos EAD para quem deseja iniciar uma graduação. De forma geral, eles conectam os alunos que buscam descontos de faculdades que ainda não tiveram suas turmas fechadas. Isso é extremamente vantajoso, uma vez que se torna possível chegar a um abatimento de grande parte do valor da mensalidade.

O primeiro passo, portanto, é pesquisar quais são as instituições de ensino que estão disponibilizando vagas. Caso encontre uma que seja para o curso superior que pretende fazer, basta realizar o seu cadastro online e garantir a sua pré-matrícula. Com isso, o estudante pode aproveitar o benefício até o final do período das aulas.

A depender de cada faculdade, o processo de seleção pode variar, por exemplo, exigindo a nota do Enem ou, até mesmo, uma prova de vestibular para confirmar o seu desempenho escolar.

Bolsas de desconto direto com a faculdade

Por fim, diversas instituições brasileiras oferecem bolsas para os seus melhores alunos, geralmente por apresentarem bom desempenho e destaque por atingirem boas notas. Os descontos podem ser parciais ou integrais, a depender da posição do candidato na seleção do programa.

Para avaliar essa questão, você deve buscar informações diretamente na página da faculdade, analisando bem as alternativas e as vantagens de cada oferta de bolsas, pois isso pode ser um critério importante para a sua escolha. O ideal é manter os estudos sempre em dia e ficar disponível para diferentes formas de ingresso.

Lembre-se de que é fundamental optar por uma faculdade que oferece a possibilidade de bolsa de estudos EAD. Com isso, você poderá cursar tranquilamente a graduação, sem maiores preocupações com o aspecto financeiro. No entanto, é preciso empenhar-se de maneira redobrada para garantir a sua permanência no benefício por todo o período do curso.

Ficou interessado nessas possibilidades? A Unopar oferece tudo isso! Então, entre em contato conosco agora mesmo e confira como podemos ajudar você a conseguir uma vaga no ensino superior, sem que isso pese no seu bolso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 34

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados