O que é melhor, fazer uma segunda graduação ou uma pós?

oqueemelhorfazerumasegundagraduacaoouumapos

O nível de competitividade para a conquista de boas oportunidades fez com que os profissionais buscassem por cada vez mais qualificações — com o objetivo de se prepararem para lidar com as demandas do mercado e se destacarem da concorrência. Quem quer crescer na carreira precisa ter em mente que a educação contínua é a chave para obter sucesso — o que pode ser feito por meio de uma segunda graduação ou pós.

É claro que a escolha da primeira graduação pode ser acertada e garantir sua satisfação profissional a longo prazo, mas saiba que essa decisão não é definitiva. Adquirir conhecimento é necessário em todos os âmbitos, e nunca é tarde para voltar ao ambiente acadêmico, seja para cursar uma especialização, seja para traçar novos caminhos. Muitos, inclusive, investem nesse retorno à faculdade depois dos 40.

Pensando nisso, trouxemos, neste post, algumas dicas que o ajudarão a entender o que mais faz sentido para seus objetivos: a segunda graduação ou a pós. Sabendo o que cada escolha implica, você tem fundamentos para tomar uma boa decisão. Vamos lá?

Segunda graduação ou pós: o que considerar?

Os motivos para voltar ao ensino superior são variados. Pode ser que as oportunidades do mercado estejam escassas para profissionais que não têm um diploma de pós-graduação — algo que conta bastante no peso de um currículo atual. Pode ser que a profissão escolhida careça de conhecimentos complementares que o ajudarão a exercer um bom trabalho ou até mesmo que a carreira atual não esteja suprindo suas expectativas e objetivos.

Saber qual é o motivo que fez você pensar em voltar à estudar é o primeiro passo para começar a definir se o ideal é fazer uma segunda graduação ou pós. O ponto-chave dessa reflexão deve ser: “quero mudar de carreira ou me especializar na área da primeira graduação?“. A resposta dessa pergunta influenciará diretamente a sua decisão junto a outros aspectos que abordaremos logo adiante.

Para aqueles que sonham em exercer outra profissão, o caminho mais recomendado é cursar a segunda graduação. Já para aqueles que querem permanecer na área de atuação, mas ampliar possibilidades ao se tornar especialista em determinado assunto, a pós é a alternativa ideal.

A seguir, reunimos outros critérios muito importantes e que também devem ser considerados.

Disponibilidade de tempo

Hoje, ingressar em um curso superior é muito mais fácil do que antigamente. Com as diversas opções de modalidade (totalmente EAD, presencial e semipresencial), o estudante pode escolher aquela que mais se encaixa em sua disponibilidade de tempo.

Para quem deseja cursar uma segunda graduação, passar novamente pelo universo acadêmico não é complicado, uma vez que você já estará habituado às estruturas de funcionamento de uma formação do tipo. No entanto, lembre-se de que esses cursos costumam durar entre 4 a 6 anos, dependendo da área escolhida.

Já a pós-graduação serve para tornar o profissional especializado em uma área específica. Por exemplo, um graduado em Marketing pode se tornar especialista em Marketing Digital e seguir carreira no nicho, ampliando possibilidades. A duração mínima de um curso de pós é de 360 horas.

Recursos financeiros

O orçamento também tem grande peso nessa escolha. Novamente, coloque os seus propósitos na balança: quero mudar de carreira e me recolocar no mercado ou desejo crescer em minha área de atuação? Embora uma segunda graduação possa ajudá-lo nesse último objetivo com conhecimentos complementares, trata-se de um investimento financeiro maior — já que dura mais tempo e, consequentemente, tem mais mensalidades.

Ainda nos referindo ao objetivo de crescer na área de atuação, a pós-graduação é uma alternativa que exige menos investimento financeiro, mas que apresenta alto retorno. Por outro lado, se o que você quer é mesmo ir em busca de novos ares, deve encarar o investimento em uma segunda graduação como algo que trará retornos positivos.

Relevância para o currículo

Encontrar uma vaga alinhada ao seu perfil e objetivos é muito mais fácil quando se tem uma segunda graduação, especialmente quando uma complementa a outra. Ao participar de um processo de recrutamento e seleção, por exemplo, os recrutadores considerarão as competências profissionais desenvolvidas em cada formação, deixando claro o quanto essa pessoa pode agregar à empresa. Além disso, o mercado valoriza aquele que sabe exercer mais de uma função. Ou seja, muitos pontos para o currículo, certo?

A pós-graduação também enriquece o currículo e o deixa mais atrativo para os empregadores. Se antigamente uma pós era um diferencial, hoje, é até mesmo um requisito a depender do segmento. Sendo assim, se você é um profissional que deseja adquirir conhecimentos específicos para atuar em determinada área, esse tipo de formação é muito interessante para dar aquela turbinada no CV.

Aumento salarial

As perspectivas de salário mais altos estão a favor de quem opta pela educação continuada, tanto pela segunda graduação ou pós. Dados coletados em 2018 pela Catho revelam que profissionais com cargo de coordenação que têm pós-graduação conseguem aumentar suas remunerações em até 53,7%. Nada mal, não é mesmo?

Mas, se até então você percebeu que o melhor caminho é mesmo cursar uma segunda graduação, não fique preocupado. Os empregadores valorizam, sim, aquele profissional que investiu em sua educação para atuar com excelência e trazer bons resultados para a empresa. Quem tem um diploma de nível superior recebe até 156% a mais do que os não graduados. Sendo assim, imagina quem é qualificado em áreas diferentes? Isso amplia possibilidades, abre portas para oportunidades melhores e é bem-visto pelos empregadores.

Satisfação profissional

Trabalhamos esse ponto ao longo de todo o post, mas é sempre válido reforçá-lo ainda mais quando o assunto é o questionamento “segunda graduação ou pós?”. A satisfação profissional é algo que todos merecem, sobretudo, quando fazem um alto investimento no nível superior. Sendo assim, quando não houve identificação com a área atual ou adaptação à profissão, nada impede que você comece um curso do zero em busca do prazer em exercer o que faz.

A satisfação profissional também pode vir por meio de uma pós, quando o que você quer é acelerar a carreira e crescer profissionalmente já com um objetivo em mente — que pode ser alcançar um cargo de chefia ou até mesmo montar o seu próprio negócio.

Por que é importante escolher uma instituição de qualidade?

Independentemente de escolher entre segunda graduação ou pós, existe um aspecto que necessita de cuidado redobrado: a escolha da faculdade. Lembre-se de que você fará um investimento, o qual trará retornos futuros. Por isso, precisa ter a certeza de que está apostando as suas fichas em uma instituição que de fato o auxiliará na conquista de seus objetivos. Sendo assim, avalie:

  • nota do Ministério da Educação (MEC);
  • especialização do corpo docente;
  • infraestrutura (tanto física quanto virtual, no caso de cursos EAD ou semipresenciais);
  • credibilidade da instituição;
  • diferenciais competitivos, como parcerias com grandes empresas e portais de vagas exclusivas para os estudantes — caso do canal Conecta para alunos da Unopar.

Esperamos que, com este post, a escolha entre segunda graduação ou pós tenha se tornado mais clara para você. O mais importante de tudo é saber quais são os seus objetivos com a nova formação. Coloque todos os aspectos mencionados na balança e, na hora de voltar à faculdade, tenha a certeza de que estará ingressando em uma instituição de qualidade.

A Unopar é credenciada ao MEC, tem corpo docente especializado e oferece formações em diferentes modalidades. Quer entender mais sobre todos esses benefícios? Entre em contato conosco e vamos escolher juntos o curso que mais se alinha ao seu perfil!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.