6 motivos para fazer faculdade depois dos 40

Desconto nota do Enem

Muitas pessoas se perguntam se fazer faculdade depois dos 40 anos vale a pena, e a resposta mais adequada é: se você tem, agora, a oportunidade de realizar o sonho de se formar, se reposicionar no mercado, conquistar melhores salários e fazer o que ama, por que não investir?

Em um mercado tão competitivo, quem busca se capacitar e aprimorar suas habilidades passa na frente de muitos concorrentes. Por isso, independentemente da sua idade, saiba que é possível conquistar uma carreira de sucesso, sem precisar deixar de lado todas as tarefas que você já exerce. Mas como fazer isso? Cursando uma faculdade a distância ou semipresencial, por exemplo.

Se você ainda tem dúvidas se fazer faculdade depois dos 40 anos vale a pena e quer entender mais sobre como funciona a solução que citamos acima, não deixe de acompanhar este conteúdo!

Por que o brasileiro está voltando à faculdade depois dos 40?

As instituições de ensino superior estão recebendo um número maior de alunos com mais de 40 anos. De acordo com o Censo Escolar, feito pelo Inep, houve crescimento do interesse de brasileiros dessa faixa de idade por cursos de graduação — dentre os que têm de 40 a 44 anos, o número de matrículas aumentou 20%.

Alguns fatores ajudam a explicar esse crescimento. A necessidade de se manter atualizado para acompanhar as mudanças do mercado de trabalho é um deles. Além disso, há o surgimento de novas tecnologias e a evolução dos processos de produção e distribuição de serviços que vêm transformando profissões ou até fazendo com que algumas delas deixem de existir — como é o caso do trocador de ônibus.

A maior estabilidade financeira é outra questão que tem mostrado como fazer faculdade depois dos 40 anos vale a pena. Em alguns casos, por exemplo, é possível que a necessidade de manter a família tenha se sobressaído ao sonho de seguir em alguma área de seu interesse ou que ofereça maior rentabilidade, mas agora que os filhos já estão maiores e demandam menos tempo do seu dia a dia, você pode investir em sua profissão.

E como dissemos, é completamente viável fazer isso sem abrir mão da sua atual fonte de renda, sem impactar sua rotina, nem exigir muito do seu orçamento mensal. Se ainda não se convenceu, confira, a seguir, os motivos que farão você entender por que a faculdade é o melhor caminho para você!

6 motivos para fazer faculdade depois dos 40

Agora que você conheceu alguns dos fatores que motivam a volta aos estudos das pessoas dessa faixa etária, entenda o por que você também deve fazer parte desse grupo!

1. Nunca é tarde para aprender

Aprender é sempre bom, amplia os horizontes, traz satisfação pessoal e aprimora o senso crítico. Por isso, pode parecer clichê, mas nunca devemos considerar que não precisamos ou não temos mais a capacidade de absorver conhecimentos. Inclusive, com o passar dos anos, as vivências aumentam, permitindo que você entenda até melhor certas realidades e práticas.

Nesse contexto, além de proporcionar o contato com novos conteúdos, tutores bem capacitados e colegas, o período da faculdade é uma oportunidade para você desenvolver habilidades pessoais, como o senso de responsabilidade e de organização e a capacidade de enfrentar desafios.

Nos cursos a distância da Unopar, você mesmo é responsável por programar seu tempo, tendo a liberdade para estudar quando e de onde estiver — o que exige de você todos os requisitos citados, que também são os mais buscados no mercado de trabalho.

Tour pela prova do Enem

2. É possível conciliar trabalho, estudo e família

Conciliar trabalho, estudo e família é um ponto que pesa bastante quando a maioria das pessoas se pergunta se fazer faculdade depois dos 40 anos vale a pena. E é aqui que entram a educação a distância (EAD) e a semipresencial. No primeiro modelo, você acessa todos os conteúdos e aulas de modo virtual, indo ao polo presencial apenas para realizar algumas provas. No segundo, você aproveita todas as vantagens do EAD, unindo-as às do ensino presencial.

Isso facilita muito a rotina corrida, não é mesmo? Afinal, você consegue cumprir todas as suas obrigações e ainda investir na sua capacitação. Pioneira no oferecimento da modalidade EAD, a Unopar oferece várias opções de cursos, para que você siga na área que mais tem a ver com seu perfil.

Nesse tipo de educação, além de contar com a vantagem de ser dono do seu próprio curso de aprendizado, você recebe um diploma com a mesma valia da modalidade presencial.

3. Você se atualiza para o mercado

Como falamos, as novas tecnologias contribuem para transformar os processos e as formas de trabalho. Por isso, é fundamental estar atualizado e se preparar para oferecer o que o mercado tem exigido dos profissionais, tanto em relação à parte teórica, quanto prática.

Um profissional que demonstra disposição para aprender mais, deixa claro que está buscando crescimento e evolução. Esse é um bom sinal para os empregadores, que valorizam muito o perfil de pessoa esforçada e disposta se capacitar para entregar o melhor sempre.

4. Maior valorização profissional

Profissionais que têm um diploma de curso superior são mais valorizados. De acordo com dados do IBGE, quem tem uma graduação ganha 2,5 vezes mais do que os assalariados que cursaram apenas o ensino médio. Então, caso queira abrir portas em um campo que seja do seu interesse, ou até mesmo conseguir um novo cargo onde você já trabalha, a faculdade deve ser um passo inicial.

Para isso, procure uma instituição de qualidade, que ofereça um diploma reconhecido pelos empregadores. A Unopar tem ótimas parcerias com grandes empresas do Brasil e do mundo, oferecendo vagas de emprego pelo canal Conecta, como uma forma de apoiar seus alunos, inserindo-os no mercado de trabalho.

5. Maturidade para aprender

Quando você já tem mais de 40, é certo que adquire maturidade e aprende a valorizar melhor as oportunidades que surgem em sua vida. Assim, as chances de levar a faculdade a sério, cumprindo prazos, se dedicando às matérias e buscando fazer mais que o básico, são muito maiores. Com isso, os resultados também chegam a superar as expectativas, e cada esforço recompensado é comemorado com mais intensidade.

6. Aumento da autoestima

O momento do retorno para a faculdade também contribui para melhorar a autoestima. Isso acontece porque o estudante percebe que ainda há muita coisa para aprender e se sente motivado a crescer profissional e pessoalmente.

Em alguns casos, a graduação é até mesmo um sonho antigo que não pode ser realizado na juventude, seja por dificuldades financeiras ou falta de tempo. Então, ao iniciar a faculdade, tudo se torna realidade, surgindo a sensação de dever cumprido.

Esses são alguns motivos que ajudam a demonstrar que fazer faculdade depois dos 40 anos vale a pena. É possível ver que os benefícios são muitos, que vão desde a valorização profissional até a melhoria da autoestima. Com a educação a distância, você ainda consegue conciliar a rotina, emprego e família com os estudos, o que é outro grande incentivo!

Já se sente mais confortável para inciar essa caminhada rumo ao sucesso? Então, aproveite para compartilhar o artigo em suas redes sociais e contribuir para que mais amigos e colegas conheçam as vantagens de retornar à faculdade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 166

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados