Farmácia e Bioquímica: entenda as diferenças e em qual investir

farmacêutica bioquímica

Desconto nota do Enem

Escolher o curso ideal para o ensino superior não é uma tarefa fácil. Essa é uma decisão muito importante e que deve ser tomada com cautela, especialmente quando falamos sobre graduações que são confundidas pela semelhança em alguns aspectos. Esse é o caso da Farmácia e da Bioquímica, que muitas vezes causam confusão em algumas pessoas.

Apesar de bastante parecidos, em partes, esses cursos trazem diferenças importantes em suas características. Eles também têm objetivos e funções muito distintos na sociedade, como veremos ao longo de nossa conversa!

Para saber mais sobre as diferenças entre as graduações em Farmácia e em Bioquímica (ou farmacêutica bioquímica), continue com a gente! A seguir, falaremos sobre as características das suas áreas, os principais objetivos dessas carreiras e abordaremos dicas para tomar essa decisão tão importante. Boa leitura!

Como funciona a faculdade de Farmácia?

O Bacharelado em Farmácia é um dos cursos mais em alta atualmente. Ele consiste no preparo e no ensino dos profissionais que lidarão com fármacos, ou seja, substâncias e medicamentos em suas mais variadas formas.

Além de atuar da forma como mais o conhecemos — em drogarias de todo o Brasil —, o farmacêutico é um profissional indispensável para a sociedade. Ele atua em uma série de locais que veremos mais à frente em nossa conversa. Todos os conceitos necessários para isso serão aprendidos pelo estudante de Farmácia na faculdade.

Mas, afinal, o curso de Farmácia dura quantos anos? Aqui na Unopar, ele tem duração de 5 anos (ou 10 semestres), e é oferecido em várias unidades do Brasil, como: Ponta Grossa/PR, Uruguaiana/RS, Goiânia/GO, Primavera do Leste/MT e Jaraguá do Sul/SC.

Além das várias horas de estágio obrigatório, a grade curricular de Farmácia conta com disciplinas como:

  • Ciências Morfofuncionais;
  • Genética;
  • Química Geral;
  • Química Analítica;
  • Microbiologia Básica;
  • Saúde Coletiva;
  • Assistência Farmacêutica;
  • Formação Integral em Saúde;
  • Farmacologia;
  • Psicologia Aplicada à Saúde.

Como vimos, o curso de Farmácia tem, em sua grade curricular, uma matéria conhecida como Bioquímica. Mas, afinal, existe um curso destinado exclusivamente ao aprendizado dessa disciplina? Como ele funciona? Veremos mais sobre isso logo a seguir!

Como funciona a faculdade de Bioquímica?

Agora, chegou o momento de falarmos sobre o curso de Bioquímica, uma graduação pouco conhecida e frequentemente confundida com a Farmácia. Em algumas instituições, inclusive, o curso ministrado tem o nome de Farmácia e Bioquímica, o que torna a confusão ainda mais comum.

Aqui, o profissional lidará com os processos bioquímicos do organismo e suas reações. De certa forma, podemos dizer que essa área é uma complementação da Farmácia. Mais à frente, abordaremos as maneiras como as duas carreiras se relacionam.

Esse curso ainda é oferecido em poucas instituições pelo Brasil. A graduação, no caso da Bioquímica, é feita em 4 anos. Em alguns casos, o último semestre (de número 8) é dedicado exclusivamente à prática de estágios. Algumas das matérias ensinadas nesse curso envolvem os temas:

  • Biologia;
  • Química;
  • Física;
  • Cálculo;
  • Tecnologia;
  • Inovação.

Aqui, o foco é muito mais voltado para áreas industriais e outros quesitos, até mesmo como o meio ambiente.

Quais são as diferenças entre Farmácia e Bioquímica?

A principal diferença entre os profissionais dos cursos de Farmácia e de Bioquímica está no direcionamento de suas graduações. Ainda que muitas disciplinas ministradas nas faculdades sejam próximas, o foco de cada uma delas é diferente.

O profissional formado em Farmácia atua na área da Saúde, ou seja, diretamente na proporção do bem-estar e dos cuidados com os seres humanos de uma maneira mais incisiva. No caso do Bioquímico, isso não é uma verdade absoluta.

Ainda que possa, sim, trabalhar em uma área voltada para as pessoas (inclusive, o curso estuda a relação entre as substâncias e o corpo humano), o bioquímico também atua em ramos como a agricultura, o meio ambiente e os processos industriais. Assim, lidaria com as pessoas de uma forma indireta.

Como essas duas áreas se relacionam?

Apesar dessas diferenças, é claro que as carreiras se relacionam em muitos pontos. Como vimos, há semelhanças entre as grades curriculares das duas graduações e, veremos a seguir, também em suas possibilidades de atuação.

De certo modo, podemos dizer que um campo é consequente do outro. Enquanto o farmacêutico ajuda na criação dos fármacos, o bioquímico estuda a sua reação no corpo das pessoas. O contrário também é verdadeiro, já que o graduado em Bioquímica também pode participar do processo de desenvolvimento de substâncias, e o de Farmácia, fazer a análise desses compostos.

Ainda que diferentes, profissionais da Farmácia e da Bioquímica eventualmente trabalharão juntos em busca das melhores soluções para a sociedade. As áreas são muito complementares, e cada uma delas brilha de acordo com o seu foco.

É possível atuar em Bioquímica se formando em Farmácia?

De acordo com o que pudemos observar no tópico anterior, sim. É possível! As duas áreas são bastante relacionadas e algumas vagas poderão ser preenchidas por um profissional ou pelo outro.

Lembrando que isso não significa que os cursos sejam iguais ou que as atribuições de ambos sejam as mesmas, ok? O que queremos dizer é que o farmacêutico poderá atuar em alguns campos da Bioquímica, como a produção de fármacos ou químicos em indústrias.

Isso só é possível devido à formação de ambos. Ainda que existam algumas diferenças, muitas disciplinas também são parecidas. De qualquer forma, saiba que o farmacêutico e o bioquímico sempre caminharão lado a lado e, muitas vezes, poderão se cruzar até mesmo em uma mesma função.

Quais são as possibilidades de atuação em cada uma?

Ambos os cursos são muito abrangentes e permitem a aquisição de um amplo conhecimento por parte dos ingressantes. Por isso, possibilitam também a escolha de áreas bem diferentes na carreira.

O bioquímico, por exemplo, é um profissional que pode atuar nos seguintes segmentos:

Tour pela prova do Enem
  • indústria;
  • gestão de laboratórios;
  • desenvolvimento de produtos químicos;
  • análise laboratorial;
  • preservação do meio ambiente;
  • setor de alimentos;
  • pesquisa;
  • área acadêmica.

Além de trabalhar em drogarias e em estabelecimentos do ramo, o farmacêutico normalmente atua em campos como:

  • controle de qualidade e supervisão no setor alimentício;
  • análise laboratorial;
  • área da educação;
  • saúde pública;
  • desenvolvimento de fármacos e de pesquisa;
  • farmácia hospitalar e clínica;
  • área forense.

Aproveite para descobrir qual é a área mais bem paga da Farmácia!

Qual é a média salarial para as duas carreiras no Brasil?

Se você sempre quis saber qual é o salário de quem faz faculdade de Farmácia ou Bioquímica, chegou o momento.

No caso da Farmácia, ainda não há uma convenção sobre o salário mínimo da carreira em âmbito nacional, como ocorre com outras profissões. Além disso, a média salarial dependerá de fatores como função exercida e tempo de experiência. No entanto, a média para os farmacêuticos gira em torno dos R$ 3.431,62*.

Os bioquímicos, por sua vez, também não têm um salário médio padronizado em todo o Brasil. O salário de cada profissional também dependerá dos mesmos fatores atribuídos aos farmacêuticos. A média salarial, nesse caso, está em torno dos R$ 3.597,00*.

Qual é a melhor área para se investir?

A área de atuação ideal para uma pessoa dependerá de expectativas de mercado e salário, preferências pessoais, objetivos com a carreira, entre outros quesitos.

Sendo assim, não saber qual curso escolher é uma dúvida muito comum e bastante pertinente. Afinal, essa não é uma decisão qualquer e precisa ser feita com bastante cuidado. No entanto, a melhor dica que podemos oferecer é sempre: pesquise muito.

A partir de uma pesquisa minuciosa, você poderá decidir qual é a melhor área para investir. Tenha em mente que nada impede você de fazer uma segunda graduação, ok?

Por isso, se você gostar muito do campo de atuação das duas profissões, considere esse caminho no futuro! Pessoas com duas faculdades no currículo costumam ter inúmeras portas abertas –– e dá para concluir o segundo curso em bem menos tempo, pois muitas matérias seriam eliminadas.

Como escolher a área ideal para mim?

Antes de partir para a segunda graduação, você precisa escolher uma para começar. Como fazer isso? Confira, a seguir, algumas dicas!

Converse com outros formandos

Não há nada melhor do que ouvir a voz da experiência! Sendo assim, que tal conferir a opinião de quem já trabalha nas áreas? Busque ex-alunos nas redes sociais e pergunte se eles estão dispostos a ajudá-lo a entender melhor as atuações das áreas entre as quais você tem dúvidas.

Faça buscas pela internet

Outra maneira de aprender mais sobre esse assunto é ir em busca de fontes já criadas de informação. Na internet, você encontra mais dicas sobre os cursos, vídeos das instituições, vlogs de ex-alunos e assim por diante. Faça a sua pesquisa e confira a opinião de diferentes pessoas!

Tire suas dúvidas com as instituições

Essa dica não pode faltar! É perfeitamente possível entrar em contato diretamente com a instituição e buscar a resolução de suas dúvidas. Boas equipes responderão o seu chamado e trabalharão incansavelmente para tentar ajudá-lo nesse processo de escolha. A Unopar é um ótimo exemplo disso!

Compreenda o mercado de trabalho

Depois, é fundamental compreender como é o mercado de trabalho de cada uma das profissões. Como vimos, há atuações parecidas, mas também bem diferentes entre os profissionais. Qual é o caminho que você deseja seguir? O autoconhecimento aqui também é muito importante.

Escolha uma área que permita o crescimento pessoal

Por fim, escolha uma área que permita não só o crescimento profissional, mas também pessoal. Isso inclui, por exemplo, investir em uma faculdade que possibilita, financeiramente, a realização de outros planos que você tenha em sua vida. Para isso, busque bolsas e outros descontos para facilitar o seu ingresso, mas não deixe de estudar!

Como escolher uma boa graduação para concluir os meus estudos?

É sempre importante buscar as melhores faculdades de Farmácia ou de Bioquímica para estudar! A faculdade é o seu passaporte para o mercado de trabalho. Afinal, ela ocupará sempre uma posição de destaque em seu currículo e será responsável pela sua qualificação de base para novos aprendizados.

Além de escolher uma faculdade de Farmácia reconhecida pelo MEC, é fundamental estar atento a outros fatores que contribuam para uma formação completa. Sendo assim, é importante tomar uma decisão consciente e optar por uma instituição renomada, como é o caso da Unopar!

Alguns de nossos diferenciais são:

  • Aula Destaque, ferramenta que permite que o aluno aprenda, online, com verdadeiros mestres na área da saúde;
  • Trilhas de Carreira, cursos (também 100% online) com certificados para enriquecer o currículo ao longo da graduação;
  • Canal Conecta, portal que ajuda a encontrar as melhores vagas de estágio e trabalho em sua região;
  • ótima infraestrutura física e virtual;
  • corpo docente qualificado;
  • grade curricular constantemente atualizada, seguindo as tendências mundiais do setor.

Aqui na Unopar, oferecemos uma graduação em Farmácia completa. Mesmo que você queira trabalhar com Bioquímica, é possível conquistar uma formação de qualidade com nossa infraestrutura e grade curricular.

Sem contar que, na Unopar, também é possível fazer a faculdade de Farmácia a distância. Assim, dá para conciliar seus compromissos com maior flexibilidade. E aí, o que você está esperando?

Venha estudar com a gente!

Como podemos ver, a área de farmacêutica bioquímica envolve cursos que são realmente muito parecidos entre si, mas também carregam diferenças fundamentais que os tornam completamente únicos. Identificar os focos de cada carreira é essencial para determinar qual dessas graduações é a mais indicada para alcançar todos os seus objetivos!

As diferenças entre os cursos de Farmácia e Bioquímica ficaram claras? Agora, chegou a hora de você se inscrever no vestibular para o curso que mais é a sua cara. Não perca tempo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 76

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados