Farmácia e Bioquímica: entenda as diferenças e em qual investir

farmaciaebioquimicaentendaasdiferencaseemqualinvestir

Escolher o curso ideal para o ensino superior não é uma tarefa fácil. Essa é uma decisão muito importante e que deve ser tomada com cautela, especialmente quando falamos sobre graduações que são comumente confundidas por serem semelhantes em alguns aspectos. Esse é o caso da Farmácia e da Bioquímica, que muitas vezes causam confusão em algumas pessoas.

Apesar de bastante parecidos, em partes, esses cursos trazem diferenças importantes em suas características. Eles também têm objetivos e funções muito diferentes na sociedade, como veremos ao longo de nossa conversa!

Para saber mais sobre as diferenças (e, claro, as semelhanças) entre as graduações em Farmácia e em Bioquímica, continue com a gente! A seguir, falaremos sobre as características das suas áreas, os principais objetivos dessas carreiras e abordaremos dicas para tomar essa decisão tão importante. Boa leitura!

Como funciona a faculdade de Farmácia?

O Bacharelado em Farmácia é um dos cursos mais em alta atualmente. Ele consiste no preparo e no ensino dos profissionais que lidarão com fármacos, ou seja, substâncias e medicamentos em suas mais variadas formas.

O farmacêutico, além de atuar da forma como mais o conhecemos — em drogarias de todo o Brasil —, é um profissional indispensável para a sociedade, atuando em uma série de locais que veremos mais à frente em nossa conversa.

Aqui na Unopar, o curso de Farmácia tem duração de 5 anos (ou 10 semestres), e é oferecido em várias unidades do Brasil, como: Ponta Grossa/PR, Uruguaiana/RS, Goiânia/GO, Primavera do Leste/MT e Jaraguá do Sul/SC.

Além das várias horas de estágio obrigatório, o curso tem, em sua grade curricular, matérias como:

  • química;
  • física;
  • noções de cálculo;
  • genética;
  • bioquímica;
  • imunologia;
  • biologia;
  • anatomia;
  • ética;
  • supervisão e controle de qualidade;
  • microbiologia.

E muito mais!

Como vimos, o curso de Farmácia tem, em sua grade curricular, uma matéria conhecida como Bioquímica. Mas afinal, existe um curso destinado exclusivamente ao aprendizado dessa disciplina? Como ele funciona? Veremos mais sobre isso logo a seguir!

Como funciona a faculdade de Bioquímica?

Agora, chegou o momento de falarmos sobre o curso de Bioquímica, uma graduação pouco conhecida e frequentemente confundida com a Farmácia. Em algumas instituições, inclusive, o curso ministrado tem o nome de Farmácia e Bioquímica, o que torna a confusão ainda mais comum.

Aqui, o profissional lidará com os processos bioquímicos do organismo e suas reações. De certa forma, podemos dizer que essa área é uma complementação da Farmácia. Mais à frente, abordaremos as maneiras como as duas carreiras se relacionam.

Esse curso ainda é oferecido em poucas instituições pelo Brasil. A graduação, no caso da Bioquímica, é feita em 4 anos. Em alguns casos, o último semestre (de número 8) é dedicado exclusivamente à prática de estágios. Algumas das matérias ensinadas nesse curso são:

  • biologia;
  • química;
  • física;
  • cálculo;
  • tecnologia;
  • inovação.

Aqui, o foco é muito mais voltado para áreas industriais e outros quesitos, até mesmo como o meio ambiente. Continue com a gente e saiba mais!

Quais são as diferenças entre Farmácia e Bioquímica?

A principal diferença entre os profissionais dos cursos de Farmácia e de Bioquímica está no direcionamento de suas graduações. Ainda que muitas disciplinas ministradas nas faculdades sejam as mesmas, o foco de cada uma delas é um tanto quanto diferente.

O profissional formado em Farmácia atua na área da Saúde, ou seja, diretamente na proporção do bem-estar e dos cuidados com os seres humanos de uma maneira mais incisiva. No caso do Bioquímico, isso não é uma verdade absoluta.

Ainda que possa, sim, trabalhar em uma área voltada para as pessoas (inclusive, o curso estuda a relação entre as substâncias e o corpo humano), o Bioquímico também pode trabalhar em ramos bem diferentes, como a agricultura, o meio ambiente e os processos industriais. Assim, lidaria com as pessoas de uma forma mais indireta.

Como essas duas áreas se relacionam?

No entanto, apesar dessas diferenças, é claro que as carreiras se relacionam em muitos pontos. Como vimos, há muitas semelhanças entre as grades curriculares das duas graduações e, veremos a seguir, também em suas possibilidades de atuação.

De certo modo, podemos dizer que um campo é consequente do outro. Enquanto o Farmacêutico ajuda na criação dos fármacos, o Bioquímico estuda a sua reação no corpo das pessoas. E, claro, o contrário também é verdadeiro, já que o graduado em bioquímica também pode participar do processo de desenvolvimento de substâncias, e o farmacêutico, fazer a análise desses compostos.

Ainda que diferentes, profissionais da Farmácia e da Bioquímica eventualmente trabalharão em conjunto em busca das melhores soluções para a sociedade. As áreas são muito complementares, e cada uma delas brilha de acordo com o seu foco.

Quais são as possibilidades de atuação em cada uma?

Ambos os cursos são muito abrangentes e permitem a aquisição de um amplo conhecimento por parte dos ingressantes. Por isso, possibilitam também a escolha de áreas bem diferentes na carreira.

O Bioquímico, por exemplo, é um profissional que pode atuar nos seguintes segmentos:

  • indústria;
  • gestão de laboratórios;
  • desenvolvimento de produtos químicos;
  • análise laboratorial;
  • preservação do meio ambiente;
  • setor de alimentos;
  • pesquisa;
  • área acadêmica.

Já o Farmacêutico, além de trabalhar em drogarias e em estabelecimentos do ramo, normalmente atua em campos como:

  • controle de qualidade e supervisão no setor alimentício;
  • análise laboratorial;
  • área da educação;
  • saúde pública;
  • desenvolvimento de fármacos e de pesquisa;
  • farmácia hospitalar e clínica;
  • área forense.

Já deu para perceber que há muitos campos em comum e também algumas diferenças, não é mesmo? Mas, afinal, qual curso escolher? Continue a leitura e veja dicas imperdíveis!

Qual é a média salarial para as duas carreiras no Brasil?

Agora que já conhecemos as principais atribuições de cada um desses profissionais e sabemos, também, como é possível atuar nas duas áreas, que tal descobrirmos qual é a média salarial de ambas carreiras no Brasil?

No caso da Farmácia, ainda não há uma convenção sobre o salário mínimo da carreira em âmbito nacional, como ocorre com outras profissões. Além disso, a média salarial dependerá de uma série de fatores, como: função exercida, tempo de experiência e muito mais. No entanto, a média de salário para os farmacêuticos gira em torno dos R$ 3.000,00.

Os bioquímicos, por sua vez, também não têm um salário médio padronizado em todo o Brasil. O salário de cada profissional também dependerá dos mesmos fatores atribuídos aos farmacêuticos. A média salarial, nesse caso, está em torno dos R$ 2.500,00.

Qual é a melhor área para se investir?

Não saber qual curso escolher é uma dúvida muito comum e bastante pertinente. Afinal, essa não é uma escolha qualquer e precisa ser feita com bastante cuidado. No entanto, a melhor dica que podemos oferecer é sempre: pesquise muito. Tire suas dúvidas com as instituições, busque a opinião de outros formandos e faça suas buscas pela internet.

Depois, é fundamental compreender como é o mercado de trabalho de cada uma das profissões. Como vimos, há atuações parecidas, mas também bem diferentes entre os profissionais. Qual é o caminho que você deseja seguir? O autoconhecimento aqui também é muito importante.

Por fim, escolha uma área que permita não só o crescimento profissional, mas também pessoal. Isso inclui, por exemplo, investir em uma faculdade que permita, financeiramente, a realização de outros planos que você tenha em sua vida. Para isso, busque bolsas e outros descontos para facilitar o seu ingresso, mas não deixe de estudar!

Como podemos ver, os cursos de Farmácia e de Bioquímica são realmente muito parecidos entre si, mas também carregam diferenças fundamentais que os tornam completamente únicos. Identificar os focos de cada carreira é, portanto, essencial para determinar qual dessas graduações é a mais indicada para que você alcance todos os seus objetivos!

As diferenças entre os cursos de Farmácia e Bioquímica ficaram claras? Caso ainda tenha alguma dúvida sobre esse assunto ou queira saber ainda mais sobre essas graduações, fale conosco!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.