Conheça parte da grade curricular do curso de Farmácia

farmácia grade curricular

Você pode até pensar que os cursos da área da saúde são parecidos em alguns aspectos, e isso não está de todo errado. Contudo, quando o assunto é a grade curricular de Farmácia, algumas disciplinas se destacam por sua especificidade. Então, é muito importante, mesmo antes de começar o Bacharelado de Farmácia, conhecer a matriz curricular.

Quando o assunto são as matérias de Farmácia, além dos aprendizados teóricos e práticos, a aplicabilidade deles no mercado de trabalho determina as possibilidades de atuação. O objetivo de todas as disciplinas é a formação completa do profissional que vai atuar na manipulação, orientação, criação de medicamentos, entre outras possibilidades do ramo.

Quer saber mais? Fizemos uma lista com parte das matérias abordadas no curso de Farmácia. Confira!

Toxicologia

Nas aulas de Toxicologia, o estudante vai aprender, com base nos princípios da Farmácia Clínica, procedimentos adequados para a atenção farmacêutica, interação medicamentosa e educação para a saúde. 

De uma maneira geral, a toxicologia estuda os diferentes efeitos de substâncias químicas no organismo. Para isso, será necessário retomar alguns conhecimentos ainda do ensino médio, principalmente os de Química e Biologia.

É nessa disciplina que o estudante entende os efeitos adversos dos remédios nos seres humanos, animais e até mesmo no meio ambiente. Você já ouviu falar que “tudo em excesso faz mal”? Isso também vale para os medicamentos, e o farmacêutico é quem estuda para adequar as doses aplicadas, sem o risco de maiores problemas.

Anatomia

Entre as matérias do curso de Farmácia, não poderia faltar a Anatomia, não é mesmo? É por meio dos estudos do corpo humano que muitas descobertas foram feitas em relação aos cuidados com a saúde. Porém, nem sempre a disciplina tem esse nome e pode ser distribuída em várias outras, como aqui na Unopar:

  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Tegumentar, Locomotor e Reprodutor; 
  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Nervoso e Cardiorrespiratório;
  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Imune e Hematológico;
  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Digestório, Endócrino e Renal.

A lista não para por aqui! O mais importante é que você entenda a importância dessa divisão, na qual cada parte do corpo é estudada com aprofundamento teórico, facilitando ainda mais a prática da profissão. 

Biologia Celular

Até mesmo quem não tinha afinidade com Biologia no colégio desenvolve as habilidades essenciais para o sucesso na profissão. A Biologia Celular, também conhecida como Citologia, do mesmo modo que a Anatomia, é abordada em disciplinas diferentes e específicas, assim nenhuma informação fica rasa.

Algumas das matérias em que a Biologia Celular é estudada no curso de Farmácia da Unopar são:

  • Ciências Moleculares e Celulares;
  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Imune e Hematológico.

Nelas, o estudante vai aprender como as células se adaptam e se ajustam ao sistema imune. Além disso, a estrutura e o núcleo celular também são assuntos das aulas. Pensando na prática da profissão, a Citologia é estudada no curso de Farmácia sob a perspectiva da área.

Bromatologia

Você deve ter percebido que, no curso de Farmácia, as disciplinas costumam receber nomes um pouco diferentes, porém, o assunto tratado tem como base uma grande área, certo? A Bromatologia, por exemplo, que é a Ciência dos Alimentos, aqui na Unopar aparece na grade curricular como:

  • Análises Físico-Químicas e Microbiológicas de Alimentos;
  • Biotecnologia e Produção de Alimentos.

Essa é uma área que prepara o farmacêutico para atuar em outros ambientes, fora das farmácias. Os conhecimentos adquiridos permitem que ele faça análise e avaliação de alimentos nas indústrias do setor. O foco está na comercialização, para que o consumidor tenha em mãos o melhor produto em quesito de conservação e qualidade.

Farmacologia

Na disciplina de Farmacologia, você vai entender melhor a ação desses elementos no corpo, além dos efeitos e riscos do uso descontrolado ou sem prescrição. O desenvolvimento de novos medicamentos também é foco dessa matéria, assim como a regulamentação, por meio dos estudos de leis e regras atualizadas.

O próprio nome já diz sobre o que será aprendido, pois “farmaco” vem do grego e significa droga. Por conta dos diferentes sentidos da palavra, podemos entender também como medicamentos, enquanto “logia” é traduzida para estudo. Então, o estudo dos medicamentos é a base para se trabalhar em Farmácia.

Manipulação

A manipulação de remédios é outro assunto que vai surgir em várias disciplinas da grade curricular de Farmácia. A maioria desses aprendizados poderá ser aplicada na prática no estágio supervisionado, que é componente obrigatório da matriz do curso.

Você sabe quantos anos dura o curso de Farmácia? A duração é de 5 anos e, nesse tempo, muito aprendizado é reforçado, revisto e desenvolvido com a grade curricular completa aqui da Unopar. Você também pode optar por fazer Farmácia EAD, na modalidade semipresencial, na qual tem mais flexibilidade de horários e precisa ir à instituição apenas de 1 a 3 vezes por semana.

Patologia Aplicada

Estudar as doenças é essencial para entender como evitá-las e curá-las. Para isso, a patologia aplicada também será abordada em matérias do curso de Farmácia, principalmente aquelas relacionadas com doenças. Veja algumas das abordagens aqui na Unopar:

  • Doenças Infecciosas, Imunes e Virais;
  • Sistema Hematológico;
  • Processos Inflamatórios, Sistemas Endócrino e Digestório;
  • Sistemas Respiratório, Renal e Terapias Inovadoras de Medicamentos;
  • Citopatologia Oncótica.

Química

Muitas pessoas ainda acham que estudar Farmácia é difícil, porém, como vimos, algumas das matérias já foram estudadas ainda no ensino básico. Entretanto, se você não lembra muito desses conceitos e teorias, não tem problema! Uma faculdade de qualidade entende as necessidades de seus estudantes.

Pensando no perfil do estudante de Farmácia, não deixamos de tratar do básico dos estudos de Química em várias disciplinas. Além do mais, uma abordagem mais aprofundada acontece em matérias como Química Analítica, em que você vai ver:

  • Princípios Fundamentais da Análise Química;
  • Tratamento dos Dados e Garantia da Qualidade;
  • Equilíbrio Químico;
  • Gravimetria e Volumetria de Neutralização;
  • Volumetria de Precipitação e Complexação;
  • Introdução à Eletroquímica.

Resposta Imunológica

Quando falamos de matérias do curso de Farmácia, não podemos deixar de mencionar aquelas que tratam de imunologia e, como se pode prever, essa é a ciência que estuda o sistema imunológico. Aplicada ao ramo, o farmacêutico utiliza os conhecimentos adquiridos para analisar e avaliar a resposta dos medicamentos, seja em relação ao processo imune de tal elemento, seja quanto à falha nesse quesito.

Uma das paixões de quem estuda Farmácia é a possibilidade de utilizar seus aprendizados para melhorar a saúde da sociedade. Para não deixar ninguém de fora da oportunidade de começar esse Bacharelado, na Unopar, você também pode fazer o vestibular na internet, sem precisar se deslocar até um local de provas. Legal, não é mesmo? 

Venha para a Unopar!

Você deve ter percebido a expertise da Unopar em relação aos cursos de graduação completos, não é mesmo? A grade curricular de Farmácia é um exemplo da nossa preocupação em alinhar conceitos e práticas sempre considerando a realidade do mercado de trabalho. 

O que você ainda está esperando para dar o primeiro passo até a profissão dos seus sonhos? Seja farmacêutico: inscreva-se no vestibular da Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content