7 dicas para trabalhar em Farmácia e arrasar na área

trabalhar em farmácia

Trabalhar em Farmácia tem tudo para ser uma grande escolha profissional. Afinal de contas, essa área é muito estável e recheada de oportunidades. Desse modo, pode-se conseguir bons empregos em setores ligados à produção e à comercialização de medicamentos.

Apenas esse nicho já seria suficiente para pensar muito sério em optar por esse caminho. Contudo, as chances nesse segmento são ainda bem mais abrangentes. Dá para atuar na área acadêmica, de pesquisa, de atendimento em saúde e até mesmo no promissor ramo da beleza e estética.

Para um sonho desses virar realidade, é preciso pés no chão e muito estudo. Porém, não é nada que alguém com muita determinação não consiga, não é mesmo?

Justamente para pessoas dedicadas como você, preparamos um post especial com dicas valiosas de como trabalhar em Farmácia e fazer sucesso. Quer saber mais? Então, confira!

Acompanhe as tendências do segmento

Por ser uma área extremamente ligada à Ciência e Pesquisa, a Farmácia está sempre passando por inovações. Nesse sentido, prestar atenção nos nichos que mais crescem ajuda na hora de conquistar boas vagas nas empresas de ponta.

Fique de olho em setores como a Cosmetologia, a Homeopatia e a Fitoterapia, que demonstram um franco desenvolvimento. Para isso, aproveite os materiais ricos e confiáveis disponíveis na internet. Siga blogs de empresas referências nesse campo, ouça podcasts, assista a documentários e consuma algum conteúdo sobre as tendências sempre que puder.

Para começar sua pesquisa, procure saber tudo sobre o curso de Farmácia nas melhores faculdades. Afinal, ao ter uma boa ideia do que é ensinado no ambiente acadêmico, vai ser mais fácil entender como funciona o mercado de trabalho.

Aposte na formação continuada e nas especializações

Trabalhar em Farmácia exige uma constante aprimoramento das habilidades técnicas e teóricas. Como já explicamos, esse campo sempre atravessa modificações em suas normas, metodologias e recursos tecnológicos.

Além disso, a Farmácia oferece centenas de nichos de atuação. Dessa forma, é fundamental se aprofundar na vertente que você escolher.

Por esse motivo, planeje-se para fazer uma pós assim que concluir a graduação. Cursos rápidos com certificação também enriquecem bastante o currículo. Fique atento que as especializações trazem outro benefício: o contato com profissionais experts no tema da Farmácia que mais desperta seu interesse.

Estude as normas regulatórias

Os serviços e produtos da área de Farmácia são fiscalizados por órgãos como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Esse regramento inclui condições de higiene, de trabalho, de documentos, de licenças etc.

Nesse sentido, trata-se de uma área que precisa cumprir as regras do setor. Do contrário, a corporação corre o risco de receber multas, interdições e outras penalidades. Ou seja, o farmacêutico deve dominar essas normas, que sempre são alteradas, e ir além do curso de Farmácia.

Preste atenção em aspectos jurídicos que envolvam a profissão. Essa é uma habilidade muito desejada pelos empregadores do segmento.

Lembre-se de que todas as regras têm como objetivo garantir a segurança dos consumidores. Por causa disso, não se atualizar pode levar o profissional a um comportamento antiético. Afinal, essas normas dão as diretrizes para as boas práticas na indústria farmacêutica.

Escolha seu nicho preferido para trabalhar em Farmácia

O mercado de trabalho em Farmácia se desdobra em muitos ramos. Dessa forma, o farmacêutico tem muitas alternativas para escolher. Para se ter uma ideia, existem pelo menos 70 atividades distintas nessa área.

Por isso, ser farmacêutico é uma daquelas profissões que crescem na crise. Por exemplo: o mundo todo testemunha como esse mercado vem apresentando bons resultados na pesquisa e desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19.

Nesse contexto, o salário de quem se forma em Farmácia costuma ser atraente. A média salarial é de R$ 3,4 mil*. Veja algumas das possibilidades nessa carreira!

Atenção farmacêutica em saúde

Uma das áreas é a atuação em saúde, trabalhando ao lado de médicos e enfermeiros. Por exemplo: nos centros de referência de tratamento da dependência química, existem farmácias que guardam e liberam a medicação que o psiquiatra receita.

Em um grande hospital, também é preciso contar com o farmacêutico para conservar e controlar os remédios ministrados aos pacientes nas mais diversas alas. O mesmo pode-se dizer de clínicas, ambulatórios e casas de repouso.

Indústria alimentícia

Outra boa opção com muita chance de crescimento profissional é a área da indústria alimentícia. Nesse setor, o farmacêutico contribui em funções como pesquisa, controle da qualidade, exames para descartar contaminação etc.

Cosmetologia

As áreas de Estética e Cosmética também absorvem muitos profissionais formados em Farmácia. Eles podem atuar no desenvolvimento de fórmulas, em testes, na parte burocrática para obter autorização dos órgãos fiscalizadores e muito mais.

Produção de medicamentos

Uma das principais vantagens de trabalhar em Farmácia é o poderoso nicho da produção de medicamentos. Afinal, esse setor exibe enormes margens de lucro e empregabilidade.

Vigilâncias sanitárias

Há diversos concursos públicos com estabilidade para o farmacêutico nas vigilâncias sanitárias municipais e estaduais. Isso sem contar a chance de atuar na própria Anvisa.

Nesse caso, o colaborador vai ajudar a inspecionar as empresas, a fim de comprovar se elas estão em conformidade com a legislação vigente.

Providencie o registro no Conselho Regional de Farmácia

Depois da formatura, é necessário obter autorização do Conselho Regional de Farmácia (CRF) para exercer a atividade de farmacêutico. Isso é obrigatório.

Por um lado, tem a questão de se submeter à entidade de classe para poder trabalhar. Por outro, como associado, o profissional recebe respaldo como cursos, palestras e informações relevantes sobre os principais rumos da área na atualidade e no futuro.

Saiba atuar em equipe se quiser trabalhar em Farmácia

A área de Farmácia é predominantemente coletiva. Ou seja, em quaisquer dos ramos, você vai precisar lidar com colegas e com outros profissionais. Se escolher a saúde, por exemplo, terá de se relacionar com médicos, enfermeiros, nutricionistas etc.

Por sua vez, na indústria, será inevitável o convívio com engenheiros, operários, contadores, entre outros. Por isso, lembre-se de que se relacionar bem é uma das soft skills (habilidades emocionais) mais requisitadas pelos recrutadores.

Dedique-se ao network de qualidade

Como em todas as profissões, uma boa rede de contatos faz toda a diferença. Afinal, chegar a uma entrevista indicado por alguém é meio caminho andado no rumo da contratação.

Nas melhores faculdades de Farmácia, você faz isso de um jeito simples, prazeroso e natural. Afinal, vai conhecer professores e colegas de curso. Até para a modalidade EAD há benefícios para o network, como fóruns na internet para interagir com os outros estudantes.

Mais uma dica é seguir profissionais de destaque nas redes sociais como LinkedIn, Facebook e Instagram. Ao acompanhar o que as estrelas da área postam, será mais fácil compreender como é trabalhar em Farmácia.

Invista nesta carreira!

Portanto, saiba que é possível realizar o sonho de trabalhar em Farmácia. Porém, para que essa vontade não se perca na rotina corrida, é fundamental tomar decisões concretas em direção a seu desejo. Nesse sentido, o primeiro passo é prestar o vestibular!

Que tal começar a mudança da sua vida agora mesmo? É simples: faça a sua inscrição no processo seletivo da Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.