O que são soft skills e por que são importantes para a carreira?

soft skills

A graduação é um passo importante para o aprendizado científico e profissional. Mas será que ela também ajuda na hora de entender como desenvolver as soft skills?

O mercado de trabalho tem valorizado pessoas com boa desenvoltura interpessoal. Apesar de ser algo mais subjetivo, principalmente quando comparadas às habilidades técnicas (hard skills), que podem ser descritas com maior facilidade, as competências comportamentais são difíceis de se mensurar.

Contudo, uma coisa é certa: aumentar a gama de conhecimentos, práticos ou não, é essencial para ampliar as competências pessoais. Continue a leitura para saber mais! 

O que são soft skills?

Antes de falarmos mais do quão importante é desenvolver as soft skills ainda na faculdade, vale entender o conceito! 

Na tradução literal, teríamos algo próximo de competências “suaves”, o que não traduz a real intenção de se inserir essa expressão no mercado. Por isso, é mais comum usarmos o termo na língua inglesa mesmo — soft skills —, ou interpretar como habilidades comportamentais, interpessoais, pessoais, entre outros.

Independentemente disso, o significado é o mesmo: habilidades particulares que envolvem aspectos emocionais e comportamentais de cada pessoa. Sendo assim, elas demonstram a sua capacidade de se relacionar com os outros, ter boa comunicação, ser capaz de suportar pressão, ter um perfil colaborativo etc.

Quais são as soft skill mais valorizadas no mercado?

Como vimos, as soft skills refletem como somos na vida pessoal, ou seja, aquilo que fazemos para manter em dia nossas relações com colegas, familiares e outros sujeitos que fazem parte do nosso cotidiano. 

Nesse sentido, algumas dessas habilidades são mais valorizadas nas empresas. Se você atua com equipes grandes, por exemplo, a empatia é fundamental, pois é preciso colocar-se no lugar do outro para humanizar as relações.

Veja outras competências valorizadas no mercado:

Teste Vocacional Rápido
  • ética: algo que não se aprende nos livros científicos, mas, sim, ao longo da vida, principalmente nos laços familiares, escolares, de trabalho, entre outros;
  • criatividade: capacidade de enxergar possibilidades onde ninguém mais vê;
  • comunicação: não quer dizer falar muito, mas ter a percepção de quando é hora de se manifestar ou somente de ouvir.

Como desenvolver soft skills?

A busca pela realização profissional passa por várias etapas, e muitas delas não acontecem necessariamente na atuação direta no mercado de trabalho. Apesar de as soft skills não serem algo que se aprende de um dia para o outro, ainda é possível aprimorá-las ou adquiri-las.

Na Unopar, por exemplo, nos preocupamos com isso e temos ciência do quanto as habilidades comportamentais ajudam os estudantes na caminhada acadêmica e no mercado. Temos as Aula Destaque e as Trilhas de Carreira, que proporcionam aprendizado para a vida e, para ajudar na empregabilidade, a parceria com o Canal Conecta oferece vagas exclusivas de emprego e estágio.

Enfim, a melhor maneira de expandir suas soft skills é por meio do autoconhecimento, que acontece quando você reconhece aquilo que precisa mudar e o que é positivo para a sua carreira. A partir daí, busque maneiras de manter os pontos fortes e mudar o que precisa ser melhorado.

A faculdade pode ser um dos meios para essa conquista, já que as relações interpessoais também são necessárias nesse ambiente.

Como apresentar as soft skills no currículo?

Uma das dúvidas mais frequentes que vêm à mente depois que entendemos o que são as soft skills é em relação aos modos de descrevê-las no currículo. Isso não é tão simples e pode acabar parecendo apenas um emaranhado de características que qualquer um tem, não é mesmo?

Por isso, alguns especialistas recomendam que elas fiquem para outro momento –– por exemplo, caso você não saiba o que falar em uma entrevista de emprego, pode demonstrar, nas suas falas e ações, competências como a comunicação e empatia.

Agora, se você descobriu como fazer um currículo online e acredita ser interessante utilizá-las, tente fazer isso junto com as suas funções em trabalhos anteriores. Uma possibilidade é tratá-las como palavras-chave: “desenvolvi projetos criativos com a equipe de gestão”.

Seja um profissional de destaque!

Como vimos, as soft skills são características que desenvolvemos ao longo da vida e podem ser aprimoradas ao investirmos em conhecimento. Uma boa oportunidade para buscar esse avanço você encontra aqui na Unopar, com a graduação adequada para o seu perfil profissional. Nossas modalidades de ensino são pensadas para atender às suas necessidades, com aulas 100% online, semipresenciais e presenciais.

Agora que você sabe o que são soft skills e as melhores maneiras de utilizá-las a seu favor, continue com a gente e descubra outros tipos de habilidades!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Mudança de carreira: o guia prático para dar os primeiros passos

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content