O que falar em uma entrevista de emprego? Veja 6 dicas

o que falar em uma entrevista de emprego

Vencer a corrida pelo emprego dos sonhos diante de um mercado tão acirrado está cada vez mais difícil nos últimos anos –– principalmente em razão das crises financeiras severas que fizeram aumentar o desemprego no Brasil.

Mas não é só a concorrência que faz muita gente ficar para trás. Há muitos casos em que o candidato tem todas as condições de ocupar aquela vaga, mas não é escolhido porque enfrenta dificuldades por falta de preparo na hora da entrevista.

Como esse é o momento de você vender sua imagem, é preciso saber como se comportar e, sobretudo, o que falar em uma entrevista de emprego. Então, confira neste post algumas dicas essenciais para você chamar a atenção dos recrutadores positivamente!

Mostre suas competências e suas características pessoais

Em toda entrevista de emprego, um dos pontos altos é demonstrar seu diferencial competitivo por meio de suas competências técnicas e suas características pessoais. Os profissionais de RH costumam utilizar dois termos em inglês para isso, soft skills e hard skills. Eles significam o seguinte:

  • soft skills: são suas habilidades comportamentais e de relacionamento interpessoal, como empatia, comunicação, resiliência, liderança, flexibilidade, gestão de tempo e resultados, capacidade de solucionar problemas etc.;
  • hard skills: representam seus conhecimentos técnicos. Formação profissional, cursos de capacitação, idiomas falados, domínio de tecnologias e sistemas de informação, cargos de gestão assumidos previamente etc.

O ideal é que suas hard skills e soft skills sejam equilibradas. Muita gente não acredita, mas errar na hora de falar sobre suas habilidades pode colocar até o melhor currículo no arquivo. O contrário também é verdadeiro: um profissional de excelente nível técnico, sem competência socioemocionais também é descartado. Então, fique de olho!

Explique a sua experiência em outras atividades

Não despreze sua experiência em outras áreas, ainda que elas sejam menos relevantes para o cargo pretendido. Como uma das principais estratégias de RH nas empresas hoje é a criação de times multiprofissionais, ter uma visão holística sobre o mundo é essencial.

Especialmente se você vai concorrer a cargos que exigem menor tempo de experiência profissional, vale a pena comentar sobre funções em empregos anteriores, trabalhos voluntários em projetos sociais, atividades de empreendedorismo e viagens que tenha realizado, especialmente as internacionais.

Ao comentar sobre essas experiências, você demonstra, por exemplo, oportunidades que teve de enriquecimento cultural e, mais ainda, que tem capacidade de adaptação a diferentes situações. Tudo isso é bem-visto pelos recrutadores, que buscam talentos arrojados. Portanto, é uma ótima dica de como se sair bem em uma entrevista de emprego!

Demonstre por que você quer a vaga de emprego

Ao perguntar “por que você acha que essa vaga merece ser sua?”, os recrutadores desejam saber seu grau de motivação para o cargo. Se estiver sem trabalho, tenha franqueza em dizer que quer a recolocação profissional, no entanto, exalte o fato de que atuar nessa empresa pode ajudar no seu crescimento profissional.

Por outro lado, se você estiver trabalhando em outra empresa, fale sobre objetivos de médio e longo prazos e por quais as razões imagina consegui-los nesse local. Para ter mais argumentos ainda, pesquise a história da organização, nichos de atuação, regiões onde seu mercado é mais forte, número de filiais etc. Saber isso de cabeça demonstra seu nível de interesse.

Mas um lembrete: saiba como se comportar em uma entrevista de emprego. Jamais fale mal das empresas em que já trabalhou, em qualquer hipótese. Até para tecer uma crítica, se necessário, haja de maneira polida e discreta.

Saiba comentar a respeito da pretensão salarial

Muitos candidatos patinam sobre saber o que falar em uma entrevista de emprego quando o assunto é salário. Em primeiro lugar, saiba que se a empresa é bem-estruturada e tem um departamento de RH responsável, dificilmente oferecerá um salário abaixo da média de mercado. Afinal, ela deseja reter talentos e manter uma boa imagem. Então, aqui vão duas situações diferentes:

  • se você estiver buscando recolocação: procure não determinar um valor. Diga que está aberto a negociações e aceita uma proposta. Se houver insistência, dê uma margem, mas sem dizer que “só aceita o cargo se receber X”;
  • se desejar mudar de emprego: também vale dizer que pode negociar. No entanto, se você está mudando de trabalho, uma resposta razoável é mencionar que não gostaria de ganhar menos do que está ganhando, exceto se os benefícios forem compensadores.

Seja educado e não utilize linguagens agressivas ou preconceituosas

De maneira geral, as empresas demonstram uma grande preocupação com o comportamento dos seus colaboradores, dentro e fora da organização. Então, é preciso valorizar uma postura mais formal, embora não forçada. Em um primeiro momento, jamais utilize gírias fora de contexto e, tampouco, expressões agressivas ou chulas.

Além disso, existe uma tendência de a gestão de pessoas valorizar a diversidade no corpo de colaboradores. Portanto, não emita qualquer opinião preconceituosa, uma vez que isso poderá limar você do processo seletivo.

Uma dica é estudar os valores e a missão da empresa para se alinhar àquilo que é conhecido no meio do RH como fit cultural. Esse estudo ajuda a saber se a empresa é mais tradicional ou despojada, como é o perfil dos colaboradores e até auxilia a escolher a melhor roupa para a entrevista de emprego. Lembre-se: os recrutadores devem ver que você tem a cara do negócio, já no primeiro contato.

Se estiver em busca de uma vaga que realmente tenha a ver com sua personalidade, aqui vai mais uma sugestão da Unopar: visite o Canal Conecta. Esse é um portal de empregabilidade que reúne as melhores oportunidades em empresas que estão atrás de profissionais como você!

Agradeça e pergunte se tiver alguma dúvida

Ter cordialidade está entre as dicas de entrevista de emprego que você deve considerar. Ao terminar a reunião, lembre-se de agradecer a oportunidade e coloque-se à disposição para continuar a conversa, se necessário. 

Além disso, não leve dúvidas pessoais com você. Se houver alguma questão muito importante, aproveite esse momento. Lembre que perguntar de maneira inteligente também é uma forma de promover sua autoimagem.

O importante é não passar a ideia de que aquela é só mais uma entrevista entre tantas, ainda que ele saiba disso. Logo, essas palavras finais ajudam muito a você marcar sua imagem de maneira positiva. 

Prepare-se para as oportunidades!

Com essas dicas, esperamos que você definitivamente saiba o que falar em uma entrevista de emprego. Mas para sair na frente de outros concorrentes, é necessário ter uma excelente capacitação profissional e compreender as demandas do mercado em sua área. Por isso, se não ainda não tem uma graduação ou, por algum motivo, entrou na faculdade, mas não concluiu, encare isso como o primeiro grande passo rumo ao sucesso profissional. Venha para a Unopar!

Agora, pergunte-se: o que falta para transformar seu futuro? Quer uma ajuda nesta resposta? Então, fique mais um pouco conosco e confira este guia completo para terminar os estudos e impulsionar sua carreira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content