O guia completo para terminar os estudos e impulsionar a carreira

estudante feliz por terminar os estudos e impulsionar a carreira

Você já pensou em voltar a estudar? Terminar os estudos é, para muitas pessoas, algo desafiador. Seja pela necessidade de conciliar essa questão com o trabalho e a vida pessoal, seja pela falta de tempo ou por problemas financeiros, uma coisa é certa: muitos acabam “deixando esse assunto para lá”.

E se nós pudéssemos garantir que isso não é necessário e que é perfeitamente possível dar continuidade aos seus estudos de maneira prática, econômica e completamente aceita pelo mercado de trabalho? Melhor: que assim, você conquistaria uma série de oportunidades capazes de mudar a sua vida?

É exatamente por isso que, aqui, discutiremos sobre a importância de retomar — e finalizar — os estudos! Além disso, falaremos sobre as vantagens do ensino a distância para quem se encontra perdido em relação aos passos que devem ser dados para alcançar esse objetivo. Ao longo de nossa conversa, você encontrará informações como:

  • o conceito de terminar os estudos;
  • a importância da conclusão de um ensino superior;
  • o passo a passo para atingir esse objetivo;
  • os benefícios de terminar uma graduação;
  • as razões para considerar uma faculdade a distância para obter o seu diploma.

Boa leitura!

O que, hoje, significa “terminar os estudos”?

O que é, afinal, terminar os estudos? Esse é um conceito que pode gerar muita confusão e, claro, ter interpretações bastante diversas dependendo de quem faça a reflexão sobre a questão. Um dos fatores que pode determinar o término dos estudos é a época em que estamos inseridos.

Há poucas décadas atrás, “terminar os estudos” significava concluir, quem sabe, o ensino médio. Pouco depois, o mercado passou a demandar muito mais — e encontrar vagas que precisem apenas do ensino fundamental se tornou uma tarefa bastante complicada.

Além disso, a perspectiva individual de uma pessoa que não concluiu o ensino médio fará com que ela pense que terminar os estudos significa essa próxima etapa. Alguém com o ensino superior completo, no entanto, terá uma visão que envolve a conclusão de uma segunda faculdade ou de uma pós-graduação, por exemplo.

Hoje, o ensino superior já é praticamente obrigatório para o preenchimento das melhores colocações. Algumas vagas já pedem, inclusive, uma segunda graduação para diferenciar os candidatos mais qualificados em meio a tantas boas opções. Por isso, continuar estudando é algo crucial para a vida profissional.

Sendo assim, em outras palavras, podemos afirmar que terminar os estudos, ou seja, concluir o ensino médio e iniciar uma graduação, é algo essencial para quem busca boas vagas e um sucesso em sua carreira. Além disso, a obtenção de um diploma do ensino superior é algo que abre muitas portas, como a possibilidade da realização de bons concursos públicos e muito mais.

Por que é importante terminar os estudos?

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Semesp em 2008, 72% dos entrevistados pelo órgão tiveram um aumento considerável de suas remunerações após a conclusão do ensino superior. Além disso, 69% foram promovidos ou mudaram de cargo para oportunidades melhores.

Dados ainda mais recentes, de 2017, mostram que a realidade ainda é a mesma. As pesquisas nos revelam que trabalhadores com o ensino superior completo chegam a ganhar até 140% mais do que aqueles que pararam os estudos no ensino médio.

Como podemos ver, tudo varia. No entanto, um fato é o mesmo para qualquer situação: dar um passo à frente nos estudos é algo fundamental para a vida profissional e, claro, para o crescimento pessoal dos estudantes. A necessidade de estudar é algo que não se finda. Por isso, há sempre um novo degrau para subirmos quando falamos dessa questão.

Qual o passo a passo para terminar os estudos?

Bom, já conversamos brevemente sobre a importância da faculdade e de terminar os estudos. Mais à frente, retomaremos esse tópico. Agora, no entanto, é a hora de discutirmos qual é o passo a passo completo para que você pssa, enfim, iniciar esse novo capítulo de sua vida. Vamos lá?

Reunir os documentos que comprovem onde você parou

O primeiro passo para dar início a essa jornada é separar toda a documentação referente aos seus estudos até o momento. Não interessa aonde você parou: seja no ensino médio ou no superior, deixe tudo devidamente organizado!

Reúna históricos, comprovantes e toda a documentação que você puder reunir sobre esse assunto. Já deixar tudo preparado fará a diferença em algum tempo, quando você precisar apresentar esses documentos na faculdade.

Importante: não se esqueça de já deixar seus documentos pessoais também separados! Se possível, faça cópias simples dos principais. É bem provável que você vá precisar. Assim, esquecimentos na hora da correria — que são extremamente comuns — poderão ser evitados!

Elaborar metas

O próximo passo é elaborar as metas para o futuro de seus estudos. Aqui, o objetivo não é pensar tão longe, ainda que isso não seja algo proibido. A ideia, nesse momento, é apenas pensar sobre o seu curso. O que você deseja fazer?

Se essa é a primeira graduação de sua vida, considere pontos como:

  • desejos pessoais;
  • realização profissional;
  • mercado de trabalho em sua região;
  • possibilidade de fazer carreira nessa área onde você mora, entre outros fatores importantes.

Se é a sua segunda faculdade, é recomendado pensar em coisas como:

  • possibilidade de promoção em um emprego;
  • mudança de carreira;
  • o que determinada graduação acrescentará em sua vida profissional;
  • como um curso poderá melhorar o seu salário e muito mais!

Fazer uma pesquisa sobre as instituições possíveis

Agora, chegou a hora de pesquisar sobre as instituições que você pode ou não cursar. Ainda não é hora de fazer nenhuma escolha: deixe isso para o próximo passo. Nesse momento, você precisará apenas organizar alguns nomes e fazer uma pesquisa minuciosa sobre eles.

Nessa etapa, é importante verificar informações como a respeito:

  • do corpo docente da instituição;
  • da infraestrutura que ela apresenta;
  • dos tipos de modalidade de ensino (presencial, semipresencial e online);
  • das tecnologias utilizadas pela faculdade;
  • do conceito dela nos rankings nacionais, entre outros.

Faça uma espécie de dossiê com todas as opções e suas devidas informações. Isso garantirá uma escolha adequada e bem mais segura. Depois disso, vamos ao próximo passo!

Escolher a instituição certa para voltar a estudar

Com todas as informações reunidas, é hora de colocar as mãos na massa e começar a trabalhar. Esse é um dos momentos mais difíceis, já que você precisará pesar os prós e os contras de cada instituição, a fim de colocá-las em uma espécie de ranking.

Para ajudá-lo, é sempre bacana buscar a opinião de ex-alunos e de pessoas que já concluíram a graduação em cada uma das faculdades. Isso ajuda a pesar fatores diferentes, como a aceitação dos diplomas no mercado de trabalho, a qualidade do ensino na prática e muito mais.

Gostaria de poupar trabalho? Na Unopar, temos tudo o que você precisa para ser bem aceito no mercado e o ajudamos a se preparar para a sua profissão e vida como um todo. Profissionais preparados, metodologias de ensino reconhecidamente eficientes, tecnologia de ponta empregada na educação e uma equipe acolhedora: um conjunto completo, capaz de trazer boas experiências para você!

Pensar em suas opções

Agora que você já decidiu qual faculdade fará, é chegada a hora de pensarmos um pouco além. Certo, a instituição está definida… mas e agora? Como ingressar nessa nova etapa? Pensar nas opções disponíveis para a mudança da sua vida acadêmica é o próximo passo!

Atualmente, o acesso ao ensino superior está bastante democratizado. Contamos, por exemplo, com opções como:

Ou seja, são muitas alternativas que possibilitam o ingresso em uma faculdade renomada!

Para ver qual se adéqua melhor às suas necessidades, clique nos links acima e tire suas dúvidas sobre cada uma das modalidades. Assim, você poderá cursar sua graduação com um belo desconto ou de maneira totalmente gratuita!

Agendar uma conversa com a equipe

Após começar a considerar as suas opções, ainda é possível pensar em agendar uma conversa com a equipe da faculdade escolhida. Uma instituição preparada e realmente interessada no bem-estar de seus atuais e potenciais alunos mostrará disponibilidade para que esse encontro aconteça.

Caso não seja possível, o atendimento por telefone ou internet, desde que seja bem completo e sane todas as suas dúvidas, também é uma alternativa muito viável. No entanto, não deixe de perguntar tudo o que você precisar. É fundamental que você saia da conversa com suas questões devidamente esclarecidas!

Esse passo é bastante interessante e pode ser fundamental para o seu dia a dia nos estudos. Afinal, você entrará bem esclarecido não só sobre os processos seletivos da faculdade, mas também sobre o seu funcionamento interno.

Passar pelo processo seletivo

O momento está quase chegando! Agora, é a hora de passar pelo processo seletivo. Dependendo da maneira escolhida por você para ingressar na faculdade, ele será diferente. A seguir, veremos alguns exemplos disso.

Para chegar à graduação por meio do FIES ou do Prouni, por exemplo, é essencial que você faça o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que essa seja a sua primeira graduação. Alguns tipos de bolsas também fazem esse tipo de demanda por parte do candidato. Há, ainda, a opção de entrar diretamente pelo vestibular, seja ele presencial ou online — versão disponibilizada pela Unopar para facilitar sua vida!

Se você estiver tentando a sua segunda graduação, isso não se aplica. Nesses casos, o vestibular não é necessário. Basta levar a sua documentação comprobatória até a faculdade e aguardar a resposta da instituição para que possamos, enfim, seguir para o próximo passo. Vamos lá?

Efetuar a matrícula

Chegou o momento que tanto esperávamos! Agora, depois de muita pesquisa, dedicação e esforço, é chegada a hora de efetuar a sua matrícula. Aqui, não tem segredo: basta se dirigir até a instituição e começar a fazer parte dela!

Mas, é claro, temos algumas dicas que podem ajudá-lo nesse processo. A primeira delas é: anote todos os documentos que serão necessários para a matrícula. Além disso, comece a organizá-los o quanto antes, para evitar correrias em cima da hora.

Depois, é interessante confirmar tudo antes de se dirigir até a faculdade. Isso poupará dores de cabeça e facilitará o trabalho dos profissionais da equipe, fazendo com que o processo seja muito mais rápido e menos burocrático para ambas as partes.

Solicitar a dispensa de disciplinas

Essa opção vale apenas para os candidatos que estão se matriculando a partir das bolsas para segunda graduação, combinado? Por isso, se essa é a primeira vez que você está fazendo uma faculdade, pode tranquilamente pular para o próximo tópico!

Bom, está lembrado que falamos para você separar toda a documentação que comprovasse o seu histórico em sua faculdade? Agora é a hora de utilizá-la. Caso a sua primeira graduação tenha alguma ligação com a primeira, é bem provável que você possa eliminar algumas matérias e se formar ainda mais rápido!

Tudo isso, é claro, precisará ser avaliado pela banca responsável. Nesse caso, muitos fatores são levados em consideração, como a carga horária da matéria feita na primeira faculdade. De toda forma, não custa nada a tentar: você só tem a ganhar!

Readequar a rotina para focar na faculdade

Terminamos toda a parte burocrática e processual! As próximas dicas serão mais relacionadas ao seu bom desempenho nos estudos e, claro, ao seu sucesso profissional após o término da graduação. Tudo pronto? Então, vamos prosseguir!

O primeiro passo agora é fazer uma reeducação em seus horários e hábitos. Ainda que você tenha optado por um curso a distância ou semipresencial, a disciplina, a organização e a responsabilidade não devem deixar de existir. Na verdade, elas são, nesse caso, mais importantes do que nunca!

Por isso, anote todas as suas obrigações e faça um cronograma com elas. Depois, separe os períodos que serão dedicados aos estudos e evite a procrastinação. Siga tudo à risca que, com certeza, seus estudos serão bem aproveitados!

Criar um cronograma de estudos

Agora, vamos falar sobre a importância da criação de um cronograma a parte, dessa vez referente aos estudos. Está lembrado do período selecionado, diariamente, para a sua dedicação à faculdade? Agora vamos dividir esse tempo em outras frações.

Para isso, basta separar todas as suas matérias e fazer um ranking de dificuldade com todas elas. A dica é dedicar um maior tempo de estudo àquelas nas quais você apresenta dificuldade. Esse é exatamente o contrário do que a maioria das pessoas costuma fazer.

Pouco a pouco, esse cronograma se tornará automático em seu dia a dia e, assim, você poderá observar todos os seus benefícios a médio e longo prazo. Eles se traduzirão, por exemplo, em boas notas e em um aprendizado realmente firme, conciso e duradouro.

Quais os benefícios de ter um diploma de graduação?

Ufa! Há muitos passos. A boa notícia é de que eles são relativamente simples e, com algum cuidado e atenção, você será capaz de iniciar algo completamente revolucionário em sua vida pessoal e profissional. Bacana, não é? Agora, vamos discutir um pouco sobre as vantagens de obter um diploma de graduação, seja ele o seu primeiro ou não:

Chance de obter um maior salário

Tem planos importantes para o futuro, mas precisa melhorar o aspecto financeiro de sua vida para conseguir colocá-los em prática? Então, investir em uma graduação é o caminho mais certo para você!

A obtenção de um salário melhor é um dos principais benefícios de investir em uma graduação, seja ela a primeira ou a segunda de seu currículo. Isso, sem sombra de dúvidas, fará com que a sua remuneração seja consideravelmente atualizada.

O diploma superior, no entanto, não é tudo. Muitos fatores podem influenciar sua remuneração, como a localidade da empresa pretendida, seu tempo de experiência e até mesmo a sua rede de contatos. Por isso, pesquise bastante pela vaga ideal quando o momento certo chegar!

Ah, e não podemos deixar de falar que a faculdade pode ser sua grande aliada na hora de buscar pela sua inserção no mercado. A Unopar disponibiliza para seus alunos o canal Conecta, com o objetivo de ajudá-los a ter acesso às melhores empresas do Brasil diretamente pela plataforma de empregabilidade. Vale a pena conferir!

Oportunidade para conquistar uma promoção no emprego

Muitas vezes, nos vemos, de certa forma, estagnados em nossa vida profissional. Apesar de fazermos um trabalho bem feito e nos dedicarmos ao ofício, não conseguimos observar nenhuma mudança concreta e tudo parece não caminhar a lugar algum.

Se você já tem um emprego e conciliará os seus estudos com essa realidade, não se preocupe: todo o esforço será retribuído! É bem provável que, após a conclusão de sua graduação, você seja mais bem-visto pelos superiores. Quem sabe isso não rende até mesmo uma promoção?

Vale a pena ressaltar que seus empregadores estão de olho em tudo o que você faz. Por isso, buscar uma maior qualificação mostra não só visão e ambição, mas inteligência e até mesmo comprometimento com a sua carreira. Todas essas são qualidades imprescindíveis e muito valorizadas no mercado.

Mais capacitação para abrir o próprio negócio

Tem o sonho de empreender? Pois saiba que uma graduação pode ser o primeiro passo para a realização desse objetivo. Em muitos cursos, você pode aprender vários pontos cruciais sobre gestão, organização e administração de negócios.

Bons exemplos de cursos de graduação — todas oferecidas na Unopar — que englobam questões como essas são: Administração, Ciências Contábeis, Empreendedorismo, Gestão de Recursos Humanos e muito mais!

Por isso, se o seu desejo é ser dono do próprio negócio em algum momento do futuro, experimente conhecer melhor esse tipo de curso. Ele pode atender às suas necessidades de forma interessante, provendo o conhecimento técnico necessário para que alcance o sucesso em seus empreendimentos.

Possibilidade de ingresso em uma pós-graduação

Gostaria de dar um passo além e se especializar ainda mais em sua área de atuação? As pós-graduações são a melhor alternativa para quem tem esse tipo de plano de carreira. Elas, no entanto, têm uma demanda importante: o estudante precisa, obrigatoriamente, ter concluído um ensino superior.

A pós-graduação é uma forma de se destacar em meio a muitos candidatos altamente qualificados que estão, hoje, buscando uma vaga no mercado de trabalho. Com tanta gente boa, é preciso ter um quê a mais para chamar a atenção dos recrutadores e conquistar as melhores oportunidades.

Por isso, se você pretende se tornar um doutor ou mestre no futuro, a graduação é um degrau fundamental para alcançar esse objetivo. Escolha, portanto, um curso que dialogue com a sua área de interesse e comece a se preparar desde já!

Conhecimento para as mais diversas áreas da vida

Por fim, uma razão imprescindível para investirmos em um curso superior é, sem dúvidas, o conhecimento que esse tipo de vivência traz para a nossa vida. Os estudos são, é claro, muito importantes para a vida acadêmica e para o sucesso profissional, mas isso não é tudo.

Com uma faculdade, você aprende muitas habilidades que não podem ser vistas em nenhum outro lugar. A experiência e a convivência com os colegas e professores nesse ambiente — mesmo na modalidade semipresencial ou a distância — será, certamente, engrandecedora.

Por isso, considere também terminar os estudos para se tornar, além de mais qualificado para o trabalho, bem preparado para lidar com as diferentes situações do dia a dia. Isso refletirá em benefícios variados, a exemplo de:

  • relacionamentos pessoais mais estáveis;
  • maior sabedoria;
  • inteligência emocional etc.

Por que considerar o EAD para terminar os estudos?

Estamos nos aproximando do final de nosso conteúdo! Percorremos um longo caminho, não é mesmo? Até agora, você já descobriu a importância de continuar estudando e também viu um passo a passo interessantíssimo para tornar isso possível.

Para fecharmos, no entanto, precisamos discutir sobre uma modalidade de educação muito importante: o ensino a distância. Essa é uma realidade que não para de crescer no Brasil — pesquisas mostram, por exemplo, que o número de alunos do EAD em 2018 passou de 7 para 9 milhões. Esses são dados da ABED (Associação Brasileira de Ensino a Distância) e podem ser conferidos no Censo EAD.BR 2018/2019.

O ensino a distância pode ser feito de várias maneiras. As duas principais envolvem a educação completamente online e a modalidade semipresencial. Na última, o estudante fará algumas matérias na faculdade, enquanto outras serão ministradas pela internet. Na primeira, o ensino é integralmente feito de modo tecnológico, com as salas de aula virtuais e outros recursos que dinamizam a educação.

Essas são boas alternativas tanto para quem vai fazer a primeira graduação quanto para quem quer se arriscar em uma segunda faculdade. Assim, o estudante poupará tempo, terá mais qualidade de vida e, de quebra, se conhecerá melhor — característica indispensável para o mercado de trabalho atual. Além disso, o conteúdo desses cursos não deixa a desejar em relação aos presenciais, preparando realmente o aluno para a sua carreira.

Outra vantagem muito importante é, também, a redução dos custos durante a graduação. Com a diminuição de gastos com transporte, alimentação e, claro, mensalidades muito mais atraentes, essa é uma ótima opção para quem está com as finanças apertadas. Além de tudo isso, é possível também obter bolsas e até mesmo utilizar o Prouni para entrar na faculdade.

Com o EAD, fica fácil conciliar os estudos com os demais âmbitos de sua vida, fazendo com que ela se torne mais leve, prazerosa e bem-aproveitada por você. A Unopar é uma instituição pioneira em EAD no Brasil e referência no assunto, contando com toda a infraestrutura necessária para que você conquiste o sucesso profissional!

Agora que você já sabe a importância de terminar os estudos e conhece o passo a passo para alcançar esse objetivo, o que está esperando? Comece o quanto antes a planejar essa nova e empolgante etapa de sua vida!

Além de terminar os estudos, fazer uma mudança de carreira pode ser algo interessante a ser considerado nesse período de sua vida. Por isso, leia o nosso artigo especialmente dedicado a esse tema e faça, assim, uma reflexão sobre as suas ambições profissionais para os próximos anos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.