Como montar um cronograma de estudos simples e eficiente?

comomontarumcronogramadeestudossimpleseeficiente

Estudar é fundamental. Seja para obter melhores oportunidades na carreira, seja para melhorar o currículo, seja para ampliar os seus conhecimentos por vontade própria. No entanto, para termos sucesso, é sempre necessário criarmos um cronograma de estudos que nos guie rumo aos nossos objetivos.

O que poucas pessoas sabem, no entanto, é que estudar vai muito além de apenas assistir às aulas, sejam elas ministradas na modalidade presencial, semipresencial ou EAD. É preciso também dedicar um tempo para aprendermos sozinhos, de maneira autodidata.

Não sabe como atingir esse tipo de conhecimento e aprender a estudar sozinho? Não se preocupe! A seguir, conversaremos sobre algumas dicas infalíveis para que você crie um cronograma realmente eficiente e que trará resultados em curto e longo prazo. Boa leitura!

Qual a importância do cronograma de estudos?

Criar hábitos nem sempre é uma tarefa tão simples. Para a maioria das pessoas, na verdade, isso é um verdadeiro desafio. Observando por esse lado, é muito mais fácil compreender toda a importância de um cronograma de estudos: nos manter sempre focados e minimizar as distrações que surgirem no caminho.

Com um cronograma feito sob medida para as nossas necessidades, torna-se muito mais fácil antever possíveis imprevistos e adaptá-los à rotina. Além disso, a procrastinação se torna bem mais reduzida quando temos tudo por escrito.

Esse também é um ponto muito importante para que saibamos exatamente o que e quando estudar, minimizando a perda de tempo e nos ajudando na organização das tarefas, sendo elas ligadas ou não aos estudos.

Em síntese, o cronograma de estudos é uma verdadeira “mão da roda” para estudantes de qualquer área, modalidade ou que tenham qualquer objetivo. Ele, com certeza, será um importante aliado rumo ao seu sucesso acadêmico e na conquista das melhores vagas de emprego!

Como montar um cronograma de estudos que seja eficiente?

Agora, para fechar a nossa conversa de uma maneira realmente benéfica para você, que tal conferirmos algumas dicas imperdíveis para a criação de um cronograma de estudos eficaz para o seu dia a dia?

1. Tenha um ambiente adequado

O primeiro passo para organizar o cronograma de estudos não tem uma relação direta com a sua criação. No entanto, compreendê-la é essencial para que as demais fases deem certo. Então, preste bastante atenção, pois agora falaremos sobre o ambiente adequado para estudar.

Ter um cantinho de estudos é fundamental. Além de deixar a rotina mais organizada, já que você terá tudo sempre à mão, ele é muito importante para evitar a procrastinação e até mesmo dores e desconfortos. Deve, portanto, ser organizado e confortável, tanto para o corpo quanto para a visão, com uma iluminação adequada para os seus olhos.

2. Conheça bem sua rotina

O segundo passo para criar o seu cronograma é conhecer a sua própria rotina a fundo. Muitos de nós achamos que temos tudo sob controle, mas a verdade é que é muito fácil se perder dentro das próprias obrigações do dia a dia. Por isso, tire pelo menos uma semana para anotar tudo o que você faz em um caderninho.

Depois, basta analisar as informações coletadas e, a partir daí, começar a esboçar o que virá a ser o seu cronograma de estudos semanal. Mais à frente, daremos outras dicas importantes sobre como o tempo deve ser dividido nessa ferramenta essencial para os seus estudos.

3. Divida bem o tempo

Ah, o tempo! Ele sempre parece que não é suficiente, não é mesmo? Mas afinal, será que o relógio realmente anda mais rápido do que deveria, ou nós que não sabemos aproveitar os minutos de forma realmente inteligente? Com um cronograma realmente eficiente, essa resposta se tornará intuitiva para você.

Com tudo em mãos, é hora de dividir o tempo que você tem disponível entre todas as tarefas que fazem parte de seu cotidiano. A partir daí, selecione um período diário para estudar. É importante fazê-lo todos os dias, mesmo que por pouco tempo. Longas cargas horárias em um único dia poderão deixar você cansado e desmotivado.

4. Escolha as matérias mais importantes

É muito natural que, na hora de fazer um cronograma, pensemos em priorizar as matérias de que mais gostamos. Isso, na verdade, é um grande erro que deve ser evitado a todo custo. A lógica é que você dê um foco bem maior justamente aos conteúdos que mais trazem dificuldade.

No site Trilha do Enem, você encontra muitos materiais completos, como videoaulas, que com certeza vão deixar os estudos daquelas matérias mais complicadas bem mais tranquilo.

Sendo assim, intercale maiores períodos de estudos de matérias que você não domina com pequenos espaços estudando aquilo que dá prazer. Dessa forma, você acaba se motivando e evitando a ocorrência da estafa mental decorrente de muito esforço em temas difíceis.

5. Esteja preparado para imprevistos e mudanças

Os dias não são sempre iguais, não é mesmo? É muito comum que surjam imprevistos e momentos nos quais você não poderá estudar, como aquele dia em que você está se sentindo um pouco doente ou acabou precisando visitar o banco de última hora.

É importante ter em mente que esse tipo de coisa acontece especialmente quando vamos estudar em casa, e que não pode desestabilizar você. Quando isso ocorrer, divida a matéria que ficou atrasada em pequenos momentos ao longo dos próximos dias. Sem dor de cabeça!

6. Tenha tempo para descanso e lazer

Por fim, uma dica completamente indispensável — mas comumente negligenciada pelos estudantes — é tirar um tempo para o descanso e para o lazer. Esse período deve, inclusive, estar discriminado em seu cronograma, para que não existam desculpas para não dar uma pausa.

Lembre-se de que seu corpo não é uma máquina e que, portanto, precisa de períodos de descanso e diversão. Distrair a cabeça é parte do estudo, preparando-a para um novo dia de absorção de informações. Dormir e cuidar da saúde como um todo também é fundamental para a memorização e para evitar problemas com o estresse.

Agora que já sabemos como montar um cronograma de estudos de qualidade, focado em ajudar a alcançar os seus objetivos de forma muito mais rápida, não perca tempo! Comece a organizar o modo de estudar quanto antes e colha os resultados muito em breve.

E aí, conhece alguma outra dica que não pode deixar de ser levada em consideração? Então, conte para a gente nos comentários logo abaixo e ajude outras pessoas que também estão em busca de melhorar o desempenho nos estudos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 25

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.