Como conseguir uma bolsa de segunda graduação? Veja agora!

comoconseguirumabolsadesegundagraduacaovejaagora

O mercado de trabalho está sempre mudando. Por isso, a cada período, novas demandas são feitas e qualificações diferentes são esperadas dos candidatos às principais vagas do país. Sendo assim, a busca por uma bolsa de segunda graduação tem crescido cada vez mais como estratégia para gerar um diferencial competitivo.

É isso mesmo! Atualmente, há uma demanda pela segunda graduação. Afinal, o mercado busca profissionais mais qualificados e com conhecimentos multidisciplinares, e obter um novo título permite atender melhor a esses requisitos.

Gostaria de saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira se é ou não possível conseguir uma bolsa para uma segunda graduação e como fazer esse processo de forma mais simplificada!

É possível conseguir uma bolsa de segunda graduação?

Sim, é perfeitamente possível conseguir uma bolsa de estudos para a segunda graduação! O processo é mais ou menos igual ao que acontece com o primeiro curso de ensino superior, mas em alguns casos, pode ser um pouco diferente.

Por isso, não se preocupe. Se o seu objetivo é se qualificar ainda mais, melhorar o seu currículo e se tornar mais apto em sua carreira, há grandes oportunidades para conseguir esse objetivo mesmo que a sua situação financeira não permita arcar com os valores de uma nova faculdade no momento.

Como conseguir uma bolsa para a segunda graduação?

Como vimos, além da possibilidade do ingresso sem vestibular, é possível conseguir bolsas e descontos para uma segunda graduação. Mas, afinal, como isso é feito? Confira algumas maneiras.

Descontos para ex-alunos

Uma das modalidades mais interessantes de bolsas para uma segunda graduação está na existência de descontos para ex-alunos, inclusive aqui na Unopar. Esse tipo de estratégia favorece aqueles que já estão graduados e que buscam mais qualificações por um valor mais acessível.

Bolsas institucionais

As bolsas institucionais são, como o nome já indica, referentes a instituições específicas. Aqui, cada universidade publica um edital com as próprias regras. Muitas vezes, indivíduos que estão na segunda graduação têm alguns benefícios ou até mesmo editais exclusivos para esses processos seletivos, com bolsas de estudos EAD, por exemplo. Fique ligado!

Financiamentos estudantis

Por fim, há os financiamentos, que apesar de não serem exatamente uma bolsa de estudos, permitem que o estudante dê continuidade à sua educação sem precisar arcar com os gastos no presente. É importante consultar as regras de cada instituição, seja ela educacional, seja ela financeira, e escolher a que mais se encaixar às suas necessidades. Aqui na Unopar, você conta com o PEP.

Como posso me preparar para conquistar uma bolsa de estudos?

Agora que já sabemos que sim, é possível conseguir uma bolsa de estudos para cursar uma segunda graduação, confira algumas dicas importantes para a preparação nesse período!

Tenha um cronograma de estudos

O primeiro passo para conquistar a sua tão sonhada (e merecida!) bolsa de estudos é, sem dúvidas, se organizar para dar o melhor de si nos estudos. Para isso, o mais indicado é sempre criar um cronograma com as disciplinas que você precisa estudar para conquistá-la.

Separe um bom número de horas por dia para estudar e divida as matérias por nível de dificuldade. Priorize sempre aquelas nas quais você tem mais dificuldade e, se possível, aumente progressivamente o tempo destinado aos estudos. Ir com muita “sede ao pote” pode deixar você cansado ou desmotivado.

Saiba equilibrar lazer e seus estudos

Além de pegar leve no início e ir aumentando a carga aos poucos (exatamente como num exercício físico), é muito importante saber utilizar o seu tempo de forma inteligente e não ver os tempos de descanso e de lazer como horas jogadas no lixo.

Descansar, distrair a mente e se divertir é algo essencial para que você mande bem nos estudos. O cérebro não é uma máquina, ou seja, ele precisa descansar para funcionar adequadamente e, assim, absorver todo o conteúdo necessário.

Cuide da sua alimentação

A alimentação é outro ponto muito importante para o sucesso nos estudos, independentemente de seu objetivo. Ela é que será a responsável por fornecer todos os nutrientes de que você precisa para fabricar suas proteínas e outras substâncias cruciais na memorização e no funcionamento adequado do cérebro.

Por isso, ainda que não seja preciso abrir mão de guloseimas de vez em quando, priorize uma alimentação mais saudável e equilibrada, com pratos bem coloridos e diversificados. Evite também longos períodos de jejum ou refeições muito pesadas, já que ambos os extremos podem deixar você cansado.

Não deixe de dormir

Além da alimentação, as horas de sono são muito importantes para o descanso cerebral e, claro, a absorção das informações aprendidas ao longo do tempo. A memória está intimamente relacionada com o hábito de dormir bem.

Evite ficar no celular ou assistindo televisão até muito tarde, já que a luz emitida pelos eletrônicos tende a confundir o nosso relógio biológico. Além disso, tente sempre acordar no mesmo horário todos os dias. Embora seja muito difícil no começo, logo seu corpo de habituará, e você terá muito mais energia em seu cotidiano.

Fique atento aos prazos e editais

Por fim, uma dica fundamental para a sua preparação na conquista de uma bolsa para voltar a estudar é bem simples: esteja sempre atento aos prazos de inscrição e de publicações de editais. É muito comum que percamos oportunidades por esquecermos de datas importantes!

Outro ponto relevante é, sem dúvidas, ler os editais com muita atenção e separar previamente tudo o que for necessário. Isso evitará erros na hora de enviar a documentação, por exemplo, e garantirá um processo muito mais seguro e tranquilo.

Conseguir uma bolsa de segunda graduação não só é possível, mas também é algo relativamente simples e que poderá trazer muitos benefícios para a sua carreira. Por isso, o que você está esperando? Dê esse novo passo quanto antes e comece a se preparar para esse novo episódio de sua jornada profissional!

Para mais informações ou para tirar dúvidas sobre bolsas e outros assuntos relacionados a cursos de graduação e pós-graduação, entre em contato com a nossa equipe! Estamos sempre à disposição para ajudar você. Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.