Roupa para entrevista de emprego: como escolher?

mulher escolhendo roupa para entrevista de emprego

Desconto nota do Enem

Muito além de um excelente currículo, o processo de “conquistar” o recrutador na entrevista de emprego inicia com a maneira como você se apresenta diante dele. Estamos falando de um conjunto de aspectos pessoais, como seu tom de voz, linguajar, firmeza nas palavras, gestual e sua vestimenta. Todos esses fatores podem aproximar você das melhores empresas para se trabalhar ou afastar as oportunidades de carreira.

A apresentação pessoal em uma entrevista de emprego é um assunto longo. Inclusive, há profissionais especializados em fazer esse tipo de mentoria para que você tenha maior autoconhecimento e preparo para encarar processos seletivos de peso.

Pensando nisso, nós da Unopar fizemos um recorte neste post e vamos falar sobre o que considerar na hora de escolher a melhor roupa para entrevista de emprego. Confira os seguintes passos e acerte no traje!

Pesquisar o estilo da empresa

O mercado de trabalho atual conta com os mais diferentes estilos de empresa. Isso revela muito do que as companhias oferecem em termos produtos e serviços e qual o tipo de cliente com quem desejam conversar.

Dependendo da área, você verá estilos bem formais, que exigem terno e gravata, por exemplo, até organizações que não se importam se você vai trabalhar de bermuda e chinelo –– aqui, o que importa é o resultado oferecido.

Pensando nisso, pesquise sobre a missão da organização, as políticas de relacionamento com os colaboradores, sua abrangência de mercado, tom de voz na comunicação etc. Tudo isso poderá ser útil para entender o “dress code” (código de vestimenta) institucional.

Conhecer o perfil do cargo pretendido

Uma mesma empresa pode permitir que grupos de funcionários utilizem diferentes padrões de vestimenta. Esse tipo de “dress code” pode se relacionar, por exemplo, com o cargo pretendido e postura profissional.

Um bom exemplo são as empresas de cruzeiro marítimo. Dentro de um transatlântico ― que é um resort flutuante ― você verá integrantes da tripulação vestindo ternos sociais, uniformes como os da Marinha e até bermuda, de acordo com o cargo e atuação.

Em uma empresa, algo similar pode acontecer, por exemplo, se você lidar com público, trabalhar em uma área técnica ou acompanhar o alto escalão da companhia.

Prezar o conforto da roupa

Disputar uma vaga de emprego (que você pode conseguir pelo portal do Canal Conecta ao ser aluno da Unopar) é um processo de exposição pessoal que, naturalmente, ocasiona ansiedade e tensões em nosso corpo. Afinal, a contratação indicará um possível caminho em sua vida, ao menos durante um determinado período.

Então, uma das melhores dicas para entrevista de emprego que podemos dar é sentir-se confortável de maneira que nada tire seu foco ou prejudique seu controle emocional. A vestimenta é um bom exemplo.

Não use roupas nem adereços que causem dores ou apertos. Para isso, escolha aquelas que caiam bem em você, modelem seu corpo, mas não lhe prejudiquem a mobilidade ou a respiração. Valorize algo que permita a você realizar movimentos amplos e liberdade corporal.

Tour pela prova do Enem

Cuidar das condições do vestuário

Ao pensar em como se vestir para uma entrevista de emprego, você também deve considerar isso como um investimento em sua carreira. Ainda que o ambiente seja informal, não se vista de qualquer jeito, com a roupa surrada ou aspecto de “velha” demais. Mesmo que não saia para comprar roupas toda hora, tenha em seu armário peças bem cuidadas, sem cheiro de guardado e com todas as costuras no lugar.

Esse asseio com sua vestimenta demonstra que você tem o chamado “autocuidado”, um ponto importante no que você quer passar como mensagem de apresentação profissional e pessoal. Seja usando calça jeans e camiseta, seja de vestido e salto alto, você deve transmitir a sensação de que se preparou com dedicação àquele momento.

Atentar aos calçados e acessórios

Em primeiro lugar, qual o estado do calçado que você pretende usar na entrevista? Não precisa ser nada de marca nem estar reluzente, mas, sim, estar bastante limpo. Os modelos escuros têm uma vantagem, porque escondem a sujeira e as marcas do tempo. Já os de cor clara exigem atenção maior com a limpeza.

Seu calçado deve ser confortável, vestir bem nos pés, valorizar sua postura na hora de caminhar e estar alinhado com suas roupas e acessórios.

Por falar neles, a menos que a ocasião permita, procure maior discrição. Evite brincos muito grandes e colares ou pulseiras que façam barulho. Além de incomodar os demais candidatos e o recrutador, ruídos podem tirar sua atenção durante a entrevista.

Não exagerar no perfume e maquiagem

Na maioria das ocasiões, siga a lógica do “menos é mais”. Ao usar um perfume, procure aqueles com notas suaves para que somente quem estiver perto de você sinta o aroma. Afinal, ninguém precisa sentir seu cheiro meia hora depois de você ir embora, certo?

A maquiagem é outro item importante, e serve para homens e mulheres. Não exagere em pó, brilho labial, nem sombras para os olhos. Afinal, você não está indo para um evento social. Prefira o natural.

Utilizar um look que demonstre sua personalidade

Não é porque estamos sugerindo alguns pontos de atenção que você deverá esconder sua personalidade. Com a modernização das políticas de Recursos Humanos, as grandes corporações estão investindo em diversidade. Elas entendem que maneiras de ser e agir diferentes podem agregar muito valor ao negócio.

Pensando nisso, você deve dar seu toque pessoal à sua vestimenta, a fim de valorizar sua personalidade. No entanto, é recomendado ir com cautela, pelo menos na hora da entrevista ou nos primeiros dias de trabalho.

Obviamente, ao falar sobre a roupa ideal para uma entrevista de emprego não queremos que você sinta que está sofrendo algum tipo de julgamento por sua aparência. Porém, não sabemos exatamente quem você vai encontrar pela frente durante um processo seletivo. Dessa maneira, considere um dos três padrões de vestimenta:

  • formal: é o clássico terno e gravata para os homens, vestido ou terninho para as mulheres. Elegância e discrição imperam;
  • casual: um estilo básico que fica entre o formal e o informal. Calças de sarja, camisa social de manga alongada, acessórios discretos;
  • informal: mais despojado, permite vestidos até o joelho, calças jeans e acessórios mais “diferentões”.

A roupa para entrevista de emprego, então, deve ser o mais confortável possível, sem exageros e com sua personalidade. Pense que essa etapa precisa ajudar em sua confiança e não tirar a sua concentração no processo seletivo. Confira no vídeo abaixo outras dicas do Canal Conecta:

Quer saber mais dicas para se dar bem em uma entrevista de emprego? Então, fique conosco mais um pouco e leia este artigo sobre como conquistar o emprego dos sonhos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 29

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados