6 dicas de postura profissional para aplicar no dia a dia

profissional

Você já parou para refletir como anda a sua postura profissional? Está sempre atrasado ou é pontual? Costuma ficar quieto ou prefere conversar com todo mundo? Vê os desafios como oportunidades ou problemas? Esses são alguns exemplos de perguntas que são usadas de guia comportamental. Mas por que isso é relevante?

O modo como agimos no expediente pode impactar a visão que os recrutadores e as empresas têm sobre nós enquanto profissionais. Ter uma boa imagem deve ser considerado algo fundamental por quem deseja construir uma carreira de sucesso. Por isso, tenha atenção ao seu comportamento durante o trabalho e use-o como um diferencial para se destacar no ambiente corporativo.

Quer saber como ter boa postura profissional? Então, não perca o nosso post.

Mantenha a pontualidade

Muitas pessoas se perguntam o que é postura profissional. Ela é o conjunto de atitudes e características dentro da empresa. Comportamentos, competências, habilidades, hábitos e ética representam a postura e servem de avaliação para um bom funcionário. A pontualidade também se encontra nessa lista.

Se você se atrasa todos os dias, saiba que isso pode comprometer a sua imagem profissional, além de ser considerado um desrespeito às pessoas que chegam no horário. O recomendado é chegar um pouco antes do começo do expediente, de maneira a estar preparado para trabalhar.

Ficar atrasado ou não começar uma reunião na hora combinada demonstra falta de comprometimento. Também passa muito longe das características de um profissional de sucesso. Para evitar essas situações, organize, redobre o cuidado e planeje a sua agenda.

Vista roupas adequadas

A escolha das roupas é uma das principais técnicas de postura profissional. Isso porque o exterior é a primeira coisa que as pessoas enxergam. É essencial ter uma boa aparência para mostrar seriedade.

A vestimenta não precisa ser necessariamente formal. Afinal, existem empresas, como startups de tecnologia e agências de publicidade, que permitem o uso de peças mais despojadas, de acordo com o perfil de cada colaborador.

No entanto, mesmo nessas situações, é importante ter um limite para que a imagem passe confiança aos outros. Logo, evite roupas muito chamativas, já que a ideia é transmitir boa impressão.

Evite se envolver com fofocas

Em alguns casos, falar mal dos colegas e da empresa é a maneira que muitos acham para criar laços com os outros funcionários. Entretanto, essa atitude acaba criando uma relação fraca, que é baseada na desconfiança. Com isso, você pode prejudicar alguém ao influenciar o modo como a pessoa é vista pelos outros. Do mesmo modo, reclamar da companhia deixa o clima ruim entre a equipe.

Isso sem falar que, caso as suas reclamações cheguem aos ouvidos do chefe, você tem chances de ser demitido. É claro que isso não é aplicado a críticas construtivas, feitas em momentos e locais adequados.

Para evitar todos os problemas, evite se envolver com fofocas e descubra o aspecto positivo do seu trabalho. Uma boa atitude aumenta a produtividade e o ânimo em suas atividades.

Separe o pessoal do profissional

A maior parte das horas do dia é dedicada ao trabalho. Assim, é muito difícil esquecer o problema de casa durante o expediente, certo? Por isso, é importante ficar atento com o tempo que você gasta em sua vida profissional e pessoal.

Se passa um tempo maior planejando o happy hour, falando com os amigos e pagando as contas em vez de trabalhar, algo coisa está errada. Se estiver atrasado com alguma entrega em decorrência desse desequilíbrio, então, é ainda pior. Afinal, perder os prazos por ficar muito tempo nas redes sociais não é uma boa desculpa, não é mesmo?

Se você está comprometido com um trabalho, é essencial cumpri-lo todos os dias. Isso mostra confiabilidade e maturidade. Deixe o celular de lado enquanto estiver no horário do expediente e verá resultados visíveis dessas mudanças na sua produtividade e experiência profissional.

Valorize opiniões divergentes

Ouvir opiniões é importante para você chegar a uma conclusão mais acertada. Ninguém sabe de tudo o tempo todo. Assim, pensamentos diferentes aos seus podem agregar muito valor e torná-lo um profissional interdisciplinar.

Tente ser flexível e, mesmo que não concorde com algum ponto de vista, explique quais são os seus argumentos sem partir para o enfrentamento. Isso pode comprometer a sua postura profissional.

Respeite a política da empresa

Quando fazemos parte de uma empresa, é fundamental sempre seguir as suas políticas. Ou seja, as regras definidas pelos gestores para favorecer a produtividade e o convívio. Os colaboradores precisam se adequar ao comportamento que a organização exige, com o objetivo de exercer as suas funções do melhor modo possível.

Contudo, o gestor, que geralmente é o criador da política da companhia, deve ser o primeiro a seguir à risca todas as normas. Afinal, não adianta colocar uma placa de “não fume” e andar pelos corredores com o cigarro na mão. Conquistar o respeito e dar o exemplo são práticas essenciais.

A política da maior parte das empresas trata de assuntos sobre código de vestimenta, uso dos computadores e do celular durante o expediente etc. É um modo de deixar evidente o tipo de comportamento que a companhia espera do funcionário. Se você deseja ter uma postura de respeito no trabalho, siga todas as regras.

Sabia que aqui na Unopar você pode adquirir todas essas características em qualquer modalidade de ensino? Com professores qualificados e um apoio personalizado, é possível aprender na prática como manter uma boa postura profissional no ambiente de trabalho.

Além disso, com o acesso exclusivo ao Canal Conecta, você pode encontrar um emprego na sua área profissional. O principal objetivo é ser um incentivo para que os jovens procurem cada vez mais pelo ensino superior, pensando na qualificação e, por consequência, uma vaga no mercado de trabalho.

Como vimos, manter uma boa postura profissional é fundamental para ter destaque dentro da empresa. Por isso, escolha uma faculdade de qualidade e reconhecida para auxiliá-lo a adquirir esse comportamento. Além disso, fique de olho nas mudanças no mundo do trabalho para desenvolver novas habilidades.

Gostou deste post e quer complementar a leitura? Então, saiba quais são as principais características de um profissional de sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 32

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content