5 passos para alcançar a realização profissional

realização profissional

Como enxergar um propósito maior na carreira? Em outras palavras: como conquistar a tão falada realização profissional? Se você busca essa resposta, vai gostar de saber quais são os 5 passos que deve seguir no post que nós, da Unopar, preparamos para você.

É importante encontrar uma área na qual você se sinta satisfeito e tenha sempre vontade de querer melhorar — que não trabalha única e exclusivamente por conta de um salário, por exemplo. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura e descubra como descobrir o segmento que vai trazer não só dinheiro, mas também motivação!

Atue em algo que traga satisfação

Sabemos como é importante escolher uma carreira que signifique um bom salário, mas de nada vai adiantar ganhar bem se isso não vai fazer você feliz. Acordar desmotivado todos os dias para ir trabalhar faz mal para sua saúde física e mental, podendo levar ao estresse e à depressão.

Dessa forma, o primeiro passo para ter realização profissional é atuar em um nicho que traga satisfação. Como descobrir isso? Pense em algo que você sonha em trabalhar, que tipo de público tem vontade de atender, qual o local gostaria de atuar, entre outros aspectos.

Ao entender quais são seus interesses reais fica mais fácil descobrir o segmento compatível com sua personalidade, em que você terá vontade de se engajar e entregar um serviço de qualidade — inspirando, inclusive, os outros da sua equipe.

Trace objetivos e metas

Se você tinha dúvidas sobre o que é realização profissional, viu como isso se relaciona a uma carreira que proporciona satisfação pessoal. No entanto, para conquistá-la, é necessário fazer um planejamento, traçando objetivos e metas para sua trajetória.

Quando falamos de objetivo, é algo maior que está ligado com os seus sonhos e como você se enxerga profissionalmente daqui a alguns anos. Vamos explicar: pode ser que queira passar em um concurso público para ter estabilidade financeira, busque empreender para abrir o próprio negócio ou ainda permanecer na empresa onde está, mas conseguir uma promoção de emprego.

Estabelecendo o objetivo, chega o momento de determinar as metas, que é o que você precisa cumprir para atingir o que foi proposto. Elas devem ser realizáveis e ter um prazo de conclusão para que você possa se organizar melhor e consiga levar adiante seu plano. Aqui pode ser:

  • fazer uma graduação;
  • terminar um curso de idiomas;
  • montar um currículo diferenciado com cursos complementares;
  • estudar firme para passar em um concurso;
  • fazer um cronograma de estudos para se preparar para o vestibular;
  • melhorar sua performance no emprego atual;
  • buscar cursos superiores ou livres de gestão para abrir o negócio próprio.

Lembra que comentamos sobre a importância de a meta ser realizável? Então, no caso da graduação, se a sua rotina não se encaixa com um curso presencial, estabeleça que vai buscar o EADmodalidade de ensino que você encontra aqui na Unopar — para que tenha a flexibilidade para cumprir essa etapa, consiga estudar em casa e ficar mais próximo dos seus objetivos.

Pratique o autoconhecimento

Se você quer saber como conquistar a realização profissional, um passo importante é fazer um exercício de autoconhecimento. Como assim? Uma reflexão sobre suas potencialidades, dificuldades, conquistas, superação de desafios, entre outros pontos. Com essas respostas, fica mais fácil descobrir qual área de trabalho realmente vai agradar você e combinar com seus pontos fortes.

Além disso, voltar os olhos para si mesmo é também necessário para identificar os pontos fracos e buscar formas de corrigi-los. Muitas vezes, isso pode ser um empecilho para que você atinja a satisfação na carreira.

Nessa hora, quem estuda na Unopar conta com um auxílio especial: as Trilhas de Carreira, que dão uma força no seu currículo, ajudando a desenvolver habilidades complementares valorizadas pelo mercado. O mais interessante é que tudo é feito de forma 100% digital para a comodidade do aluno.

Avalie mudanças de carreira

Em muitas situações, para se realizar profissionalmente, pode ser necessária uma mudança de carreira. Isso assusta muitas pessoas, porém, é um esforço que traz resultados positivos para sua vida. Tem hora que, para não sair da zona de conforto ou por falta de autoconfiança, continuam no mesmo emprego ou atuando na mesma área. Só que é preciso dar um novo rumo para essa história.

Como? Descobrindo qual trabalho vai fazer você feliz e trilhando um caminho para que atinja esse objetivo. Aqui pode ser preciso iniciar um curso de graduação, a melhor decisão se você busca batalhar por algo que vai impulsionar seu sucesso. Então, considere a realização profissional na faculdade, ou seja, uma etapa em que você vai adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades para brilhar no mercado.

Quando começar a atuar naquilo que gosta vai ver como sua produtividade será maior, como novas ideias podem surgir e, portanto, como ser valorizado pelas empresas.

Mantenha-se atualizado com o mercado

O último passo é ficar por dentro das tendências do mercado para conseguir se destacar e também se realizar. As carreiras são muito dinâmicas: novas técnicas, equipamentos e programas surgem a todo momento, e você não pode ficar para trás. Por isso, o ideal é buscar atualização. Como? Realizando cursos livres e de graduação e também participando de workshops, webinars e palestras.

Dessa forma, você não perde nenhuma novidade, investe na sua vida profissional e alcança bons resultados. Sem contar que estar atualizado valoriza seu currículo, o que facilita encontrar uma vaga em portais como o Canal Conecta — exclusivo para alunos da Unopar.

Invista em você!

É possível atingir a realização profissional. Muitas vezes, basta parar e pensar sobre seus interesses de forma a encontrar um trabalho que traga junto a satisfação pessoal. Com isso, além de você ter sucesso, acaba cuidando da sua saúde física e mental. Para buscar esse caminho, o recomendado é fazer uma graduação em uma instituição de qualidade.

Ficou animado para dar a volta por cima e trilhar uma nova trajetória? Então, confira o passo a passo de como voltar a estudar e, assim, impulsionar a sua carreira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content