7 dicas para encontrar as melhores faculdades na área de Farmácia

estudantes de farmácia

O curso de Farmácia forma profissionais capazes de entender a ciência envolvida na produção e no uso de medicamentos. A graduação também compreende o estudo da dosagem ideal dos fármacos para promover uma interação benéfica no organismo humano. A profissão é extremamente importante na área da saúde e encontra grandes possibilidades de atuação no mercado.

Por outro lado, assim como outras profissões, ela exige responsabilidade por parte do graduando. Se você deseja seguir na área, é importante buscar as melhores faculdades de Farmácia. Assim, garante uma formação acadêmica completa e comprometida.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como encontrar a melhor instituição de ensino na sua cidade e impulsionar a própria carreira no mercado de trabalho. Não deixe de conferir!

Pesquise a grade curricular

Pesquisar a grade curricular do curso deve ser um dos primeiros passos para identificar as melhores faculdades de Farmácia. Para aqueles que não estão familiarizados com o termo, ela é o conjunto de todas as disciplinas que você terá ao longo dos períodos letivos na instituição.

Por meio dela, você consegue perceber se a metodologia do ensino oferecida abarca diferentes segmentos de atuação e, ainda, se a unidade se preocupa com a formação prática dos alunos. Avaliando o conteúdo programático, você também pode perceber se as suas expectativas estão alinhadas com as da faculdade e se os temas propostos são relevantes e atuais.

Avalie a carga horária

Avaliar a carga horária da faculdade também é necessário, inclusive para atestar a credibilidade das instituições de ensino. É importante saber que a duração média do curso de Farmácia é 4 anos na Unopar.

O próprio MEC impõe algumas regras em relação ao tempo mínimo de experiência acadêmica que o estudante deve ter. Por isso, fique atento às unidades de ensino escolhidas e perceba se o período de formação é muito reduzido. Isso pode comprometer o processo de aprendizado e etapas importantes no curso de Farmácia.

Saiba se o curso é reconhecido pelo MEC

O reconhecimento pelo MEC é outro tópico que você deve avaliar antes de decidir em qual instituição vai cursar Farmácia. Afinal, é o órgão que avalia a qualidade dos cursos oferecidos e atribui validade ao diploma emitido pelas unidades de ensino no país.

Caso contrário, o diploma superior pode não ser suficiente para que você atue profissionalmente no mercado. Sendo assim, não perca de vista a regularidade da instituição. Pelo próprio site do órgão, você pode digitar o nome da faculdade e consultar os índices de qualidade geral e o exame de desempenho dos alunos de Farmácia. Consulte a nota da Unopar no MEC e veja um dos principais motivos para estudar conosco!

Verifique a modalidade de ensino

Atualmente, existem diversas modalidades de ensino, ou seja, formas de transmitir o conteúdo programático. Uma das mais modernas, sem dúvidas, é o EAD. Optando pelo ensino a distância, você tem acesso a uma série de vantagens, como a possibilidade de aprender de qualquer lugar e a flexibilidade quanto aos horários de estudo.

Mulheres empreendedoras, por exemplo, não precisam se preocupar com o deslocamento até a faculdade e o tempo do dia disponível para acessar as aulas. É importante entender qual se adapta melhor ao seu perfil de aluno e preferir instituições que garantam diversas modalidades de ensino.

Aqui na Unopar, oferecemos o EAD no semipresencial. Isso significa que você pode unir as vantagens de ir à faculdade alguns dias da semana e do estudo em casa. Assim, garante um aprendizado completo para sua atuação no mercado.

Busque a opinião de outros alunos

Apesar da importância de buscar informações sobre a faculdade de Farmácia pela central de atendimento ou via Internet, é fundamental ter contato com estudantes que já passaram pela instituição de ensino.

Afinal, há alguns detalhes que são inacessíveis para o público externo, como a disponibilidade dos professores para ajudar os alunos e a existência de materiais completos para cada disciplina. Conversando com estudantes da unidade, você terá uma noção da dinâmica do curso, dos docentes e da instituição como um todo.

Conheça as oportunidades da instituição

De fato, muitas faculdades conseguem cumprir a grade curricular com excelência. Por outro lado, existem alguns diferenciais importantes que contribuem para a formação do aluno. A presença de boa infraestrutura e de laboratórios para o estudo de Farmácia ou Química, por exemplo, pode ser decisiva no desenvolvimento de habilidades práticas.

A possibilidade de conseguir descontos e bolsas de estudo na unidade também pode ajudar. Afinal, ao longo da graduação, diversos imprevistos podem ocorrer. O oferecimento de benefícios e condições de pagamento, nesse sentido, representa uma grande oportunidade para seguir com a formação sem comprometer o orçamento familiar.

Na Unopar, você consegue auxílio de programas do governo, como Prouni e FIES para EAD. Isso sem falar no PEP, que permite o parcelamento de até 70%* da mensalidade sem juros.

Conheça o corpo docente

Como vimos, o farmacêutico pode atuar em diferentes frentes no mercado. Uma das mais conhecidas, por exemplo, é a Farmácia Clínica. Para que você tenha uma boa base teórica na sua área de interesse, vale conhecer os professores da instituição.

Se você quer seguir na Farmácia Clínica, como o exemplo anterior, é importante verificar se há professores especialistas no tema ou com grande conhecimento profissional. Sem dúvida, a qualidade de ensino depende do currículo dos docentes envolvidos. Outra dica é observar a quantidade de mestres e doutores na academia que são pesquisadores em sua área.

A graduação pode abrir grandes portas. Afinal, as áreas de atuação são diversas, passando pela Farmácia Hospitalar, Administração farmacêutica, Análises clínicas e tantas outras frentes que contribuem para um salário médio de R$ 3.516,45* da categoria profissional. Por outro lado, para conseguir boas ocupações, é importante buscar formas de ingresso nas melhores faculdades de Farmácia.

É contando com uma excelente instituição que se conquista uma base técnica sólida. Na Unopar, os alunos têm acesso a materiais completos que podem ser acessados pelo ambiente virtual, além de um sistema de ensino interativo que prepara para o mercado. Ainda, vale conferir a possibilidade de estágio na faculdade, tendo em vista que isso auxilia no aprendizado prático e interdisciplinar.

Gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe como escolher entre as melhores faculdades de Farmácia, que tal dar um passo em direção ao seu futuro profissional? Inscreva-se agora mesmo no vestibular da Unopar!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.