Farmácia Hospitalar: como é o trabalho do profissional da área?

estudante de farmácia hospitalar

Desconto nota do Enem

O curso de Farmácia é ideal para quem deseja atuar com atividades ligadas à produção, ao controle e à distribuição de medicamentos em unidades hospitalares do país. O mercado para a área é amplo e tem oferecido boas oportunidades para pessoas que apresentam qualificação profissional.

O maior objetivo do setor é orientar os pacientes que necessitam usar as mais variadas medicações, de maneira totalmente segura. O farmacêutico, portanto, tem uma importante missão clínica, administrativa e de consulta.

Se você quer saber o que faz o auxiliar de Farmácia Hospitalar e as possibilidades que o segmento oferece, continue conosco e fique por dentro do assunto!

O que é a Farmácia Hospitalar?

A Farmácia Hospitalar é uma especialização da área da saúde que lida diretamente com a logística farmacêutica dos medicamentos, para o uso mais racional. O setor, que tem uma abrangência assistencial, técnico-científica e administrativa, é responsável por desenvolver atividades relacionadas com os itens medicamentosos e suas consequências para os pacientes.

O segmento ainda representa um apoio clínico integrado e funcional, que oferece uma série de serviços à população. A aquisição de medicamentos também é uma das principais atividades do ramo, uma vez que o insumo é fundamental para dar suporte às ações hospitalares.

Diferentemente da Farmácia Clínica, a especialização permite que o formado tenha autonomia técnica e científica, promovendo a investigação científica dentro de hospitais. Com isso, o profissional desenvolve o controle, armazenamento, dispensa e distribuição dos remédios na unidade do próprio órgão em que atua.

Como o farmacêutico atua na área?

O auxiliar de Farmácia Hospitalar deve zelar pela farmácia do hospital, mantendo sua organização para distribuir adequadamente os medicamentos disponíveis aos pacientes. Para isso, o profissional busca sempre o uso racional dos insumos, pela redução dos gastos, pelo aumento do controle e pela diminuição dos erros relacionados com a manipulação dos fármacos.

Isso significa que, para além de avaliar as prescrições, o farmacêutico hospitalar também deve ter contato direto com as pessoas. Isso envolve explicações de como os medicamentos agem no corpo, qual a forma e o horário correto de uso, e alertas sobre possíveis reações adversas.

O recém-formado ainda presta seus serviços elaborando normas e controles que garantam a qualificação dos fornecedores dos remédios. Da mesma forma, ele também é responsável pela análise e comparação de custos das terapias medicamentosas aos pacientes.

Quais são as vantagens de trabalhar com Farmácia Hospitalar?

Mesmo que você ainda esteja indeciso em relação à escolha de um curso similar (entre Farmácia ou Enfermagem ou Farmácia e Bioquímica, por exemplo), saiba que todas as opções oferecem um mercado de trabalho recheado de vantagens.

Pensando nisso, a seguir, destacamos por que a Farmácia Hospitalar tem sido considerada uma especialização promissora.

Alta demanda no mercado

Com o rápido avanço da tecnologia, sobretudo na área de Saúde, o crescimento da demanda por profissionais aumenta a cada dia. Os conhecimentos técnicos e científicos adquiridos na formação acadêmica tornam o estudante capacitado para atender às necessidades da indústria farmacêutica e de farmácias hospitalares públicas e privadas em todo o país, com expectativas de bons salários.

Valorização profissional

Devido à importância do cargo e das funções de um farmacêutico hospitalar e à sua urgência em atender prontamente a população, o profissional é bastante valorizado nas unidades de saúde. Isso porque ele é um membro que oferece segurança para a equipe médica, que sabe que os pacientes contarão com orientação adequada e segurança para a prescrição e o acompanhamento das terapias medicamentosas.

Dinamismo das atividades

Em hospitais, o farmacêutico atua lado a lado de enfermeiros e médicos, sendo encarregado de uma série de atividades. Isso requer, antes de tudo, flexibilidade e dinamismo para lidar com constantes desafios na profissão. Para além da parte técnica, portanto, o profissional deve ter capacidade de trabalhar em equipe, empatia e paciência, ser curioso e conseguir vários focos de atenção simultâneos.

Como se tornar profissional da Farmácia Hospitalar?

Para atuar com Farmácia Hospitalar, é necessário fazer uma pós-graduação lato sensu, isto é, em sentido estrito. Esse tipo de curso tem uma duração mínima de 360 horas — normalmente distribuídas entre 6 e 18 meses, a depender do curso — e aprofunda os conhecimentos na área, de forma que você se torne especialista.

Para começar esse nível de ensino, um dos requisitos é ter o diploma de graduação. Então, o primeiro passo é começar o curso de Farmácia aqui na Unopar! Você pode escolher entre as diversas formas de ingresso, como o vestibular agendado ou o uso da nota do Enem.

Tour pela prova do Enem

Nossa graduação capacita os estudantes a atuarem na área de forma responsiva e comprometida com as responsabilidades da profissão. Nosso sistema de ensino visa ao preparo adequado do graduando para que preste seus serviços da melhor forma, atendendo às maiores necessidades dos setores relacionados com a sua carreira.

Quais são as competências necessárias para esse profissional?

Como você viu, a capacitação técnica é um dos pré-requisitos para começar sua carreira em Farmácia Hospitalar, mas não é tudo! Assim como ocorre em qualquer profissão, ter um diploma pode ser a porta de entrada para o mercado de trabalho, mas são as competências e habilidades que garantirão seu sucesso profissional.

Para seguir carreira em Farmácia Hospitalar, o ideal é que o profissional tenha um perfil multidisciplinar, conseguindo unir suas habilidades farmacêuticas com conhecimentos em ferramentas de gestão de qualidade. Isso porque pode ser que em algum momento ele tenha que exercer cargos de coordenação e liderança, por exemplo.

Por isso, veja só algumas das competências profissionais que você deve desenvolver desde já:

  • ética — todas as profissões contam com seu próprio código de ética, e na Farmácia não é diferente. Essa característica é fundamental para guiar o trabalho na área;
  • boa relação interpessoal — o farmacêutico hospitalar lida com pacientes e outros profissionais da saúde, muitas vezes passando por momentos de pressão e estresse emocional. Por isso, é importante saber agir com empatia, seriedade e atenção;
  • boa organização — como esse profissional é responsável por toda a gestão de medicamentos dos hospitais, a organização é parte essencial do perfil do estudante de Farmácia, assim como a capacidade de tomar decisões acertadas em relação a esses insumos.

Como conseguir as melhores vagas na área?

Agora você já sabe qual é o caminho para trabalhar com Farmácia Hospitalar e quais características você deve desenvolver até lá. Então, que tal conferir dicas para conseguir as melhores vagas na área? Anote aí!

Conte com uma boa graduação

Tudo começa com a graduação. Além de ser o primeiro degrau da sua capacitação, é por meio de um bom curso superior que você pode construir um perfil profissional que chame a atenção de recrutadores ou, ainda, o conhecimento necessário para conseguir boas vagas em concursos públicos.

Todas as habilidades requeridas para a prestação de serviços em unidades de saúde são trabalhadas ao longo do período da graduação aqui na Unopar, tanto em aulas teóricas quanto em estágios obrigatórios. Isso é fundamental para desenvolver competências e garantir um bom aproveitamento dos aprendizados na faculdade.

Invista em atividades extracurriculares

Outro ponto importante para ter uma boa colocação profissional lá na frente é investir em atividades extracurriculares durante o período de graduação. É por meio de cursos de extensão e de idiomas, além de disciplinas interativas, palestras, eventos e projetos interdisciplinares que sua formação é enriquecida.

Essas atividades, oferecidas pela Unopar inclusive nos cursos EAD, favorecem o desenvolvimento de uma visão mais contextualizada e ampla da sua área de atuação. Desse modo, você adquire senso crítico e uma atenção maior à função social da profissão. Isso faz toda a diferença para seu destaque na busca por melhores vagas e, sobretudo, para a sua realização no exercício profissional.

Procure por boas oportunidades

Por fim, é fundamental saber onde achar boas oportunidades. Uma boa dica para isso é fortalecer a rede de relacionamentos, por exemplo, por meio da participação de eventos e de grupos de pesquisa. Nesses locais, você pode estreitar o contato com colegas, autoridades na área e até com seus professores, que podem ajudar na procura pelas melhores vagas.

Aqui na Unopar, também disponibilizamos um portal exclusivo de empregabilidade para os nossos estudantes: o Canal Conecta. São muitas as oportunidades oferecidas em empresas reconhecidas no mercado, e o portal funciona como uma ponte entre o empregador e o aluno. O nosso maior objetivo com isso é incentivar a busca por qualificação, tanto profissional quanto acadêmica.

Qual é a média salarial desse profissional?

Se ainda faltam motivos para você se decidir pela especialização em Farmácia Hospitalar, saiba que a média salarial para o setor está em torno de R$ 3,4 mil*, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED), organizados no portal Salário. Quanto mais qualificação e experiência o profissional demonstra, mais chances ele tem de ver seus rendimentos aumentarem com o tempo.

Comece já sua carreira!

Como você deve ter percebido, o mercado de trabalho oferece diversas vagas e possibilidades para o auxiliar de Farmácia Hospitalar. Com a evolução da profissão, a atividade não mais se restringe ao atendimento em farmácias, ou seja, permite que o profissional possa exercer serviços em uma série de segmentos ligados à saúde. Certamente, essa é uma ótima notícia para quem deseja investir em um curso superior na área!

Animou-se com tantas possibilidades de atuação? Então, inscreva-se já no vestibular e comece a se qualificar para o mercado de trabalho!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 55

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados