O curso de Farmácia é ideal para quem deseja atuar com atividades ligadas à produção, ao controle e à distribuição de medicamentos em unidades hospitalares do país. O mercado para a área é amplo e tem oferecido boas oportunidades para quem apresenta qualificação profissional.
O maior objetivo do setor é orientar os pacientes que necessitam fazer uso das mais variadas medicações, de maneira totalmente segura. O farmacêutico, portanto, tem uma importante missão clínica, administrativa e de consulta. Por isso, neste artigo falaremos mais sobre:
- as características da área de Farmácia Hospitalar;
- a atuação profissional no setor;
- as vantagens de seguir carreira em Farmácia Hospitalar;
- a média salarial da profissão.
Assim, se você quer saber o que é Farmácia Hospitalar e as possibilidades que o segmento oferece, continue conosco e fique por dentro do assunto!
O que é a Farmácia Hospitalar?
A Farmácia Hospitalar é uma especialização da área da saúde que lida diretamente com a logística farmacêutica dos medicamentos, visando seu uso mais racional. O setor, que tem uma abrangência assistencial, técnico-científica e administrativa, é responsável por desenvolver atividades relacionadas aos itens medicamentosos e suas consequências para os pacientes.
O segmento ainda representa um apoio clínico integrado e funcional, que oferece uma série de serviços à população. A aquisição de medicamentos também é uma das principais atividades do ramo, uma vez que o insumo é fundamental para dar suporte às ações hospitalares.
Diferentemente da Farmácia Clínica, a especialização permite que o indivíduo formado tenha autonomia técnica e científica, promovendo a investigação científica dentro de hospitais. Com isso, o profissional desenvolve o controle, armazenamento, dispensa e distribuição dos remédios na unidade do próprio órgão em que atua.
Como o farmacêutico atua na área?
O farmacêutico deve zelar pela farmácia do hospital, mantendo sua organização para distribuir adequadamente os medicamentos disponíveis aos pacientes. Para isso, o profissional deve buscar sempre pelo uso racional dos insumos, pela redução dos gastos, pelo aumento do controle e pela diminuição dos erros relacionados à manipulação dos fármacos.
Isso significa que, para além de avaliar as prescrições, o farmacêutico hospitalar também deve ter contato direto com as pessoas, explicando como os medicamentos agem no corpo, qual a forma e o horário correto de uso, e alertando sobre possíveis reações adversas.
O recém-formado ainda presta seus serviços elaborando normas e controles que garantam a qualificação dos fornecedores dos remédios. Da mesma forma, ele também pode ser responsável pela análise e comparação de custos das terapias medicamentosas aos pacientes.
Quais são as vantagens de trabalhar com Farmácia Hospitalar?
Para seguir carreira em Farmácia Hospitalar, o ideal é que o profissional tenha um perfil multidisciplinar, conseguindo unir suas habilidades farmacêuticas com conhecimentos em ferramentas de gestão de qualidade. Isso porque pode ser que em algum momento o indivíduo tenha que exercer cargos de coordenação e liderança, por exemplo.
Mesmo que você ainda esteja indeciso em relação à escolha de um curso similar e está entre Farmácia ou Enfermagem ou Farmácia e Bioquímica, por exemplo, saiba que todas as opções oferecem um mercado de trabalho recheado de vantagens. Pensando nisso, a seguir destacamos por que a Farmácia Hospitalar tem sido considerada uma especialização promissora.
Alta demanda no mercado
Com o rápido avanço da tecnologia, sobretudo na área de Saúde, o crescimento da demanda por profissionais aumenta a cada dia. Os conhecimentos técnicos e científicos adquiridos na formação acadêmica tornam o indivíduo capacitado para atender às necessidades da indústria farmacêutica e de farmácias hospitalares públicas e privadas em todo o país, com expectativas de bons salários.
Valorização profissional
Devido à importância do cargo e das funções de um farmacêutico hospitalar e à sua urgência em atender prontamente a população, o profissional é bastante valorizado nas unidades de saúde. Isso porque ele é um membro que oferece segurança para a equipe médica, que sabe que os pacientes contarão com orientação adequada e segurança para a prescrição e o acompanhamento das terapias medicamentosas.
Dinamismo das atividades
Em hospitais, o farmacêutico atua lado a lado de enfermeiros e médicos, sendo encarregado de uma série de atividades. Isso requer, antes de tudo, flexibilidade e dinamismo para lidar com constantes desafios na profissão. Para além da parte técnica, portanto, o profissional deve ter capacidade de trabalhar em equipe, ter empatia e paciência, ser curioso e conseguir ter vários focos de atenção simultâneos.
Qual é a média salarial desse profissional?
Se ainda faltam motivos para você se decidir pela especialização em Farmácia Hospitalar, saiba que a média salarial para o setor está em torno de R$ 3.881,62. Ou seja, quanto mais qualificação e experiência o profissional demonstra, mais chances ele tem de ver seus rendimentos aumentarem com o tempo.
Aqui na Unopar, oferecemos o curso de Farmácia, que capacita os estudantes a atuarem na área de forma responsiva e comprometida com as responsabilidades da profissão. Nosso sistema de ensino visa o preparo adequado do graduando para que preste seus serviços da melhor forma, atendendo às maiores necessidades dos setores relacionados à sua carreira.
Além disso, aqui na Unopar também disponibilizamos um portal exclusivo de empregabilidade para os nossos estudantes, o Canal Conecta. São muitas as oportunidades oferecidas em empresas reconhecidas no mercado, e o portal funciona como uma ponte entre o empregador e o aluno da Unopar. O nosso maior objetivo, com isso, é incentivar a busca por qualificação, tanto profissional quanto acadêmica.
Todas as habilidades requeridas para a prestação de serviços em unidades de saúde devem ser trabalhadas ao longo do período da graduação, tanto em aulas teóricas quanto em estágios obrigatórios. Isso é fundamental para desenvolver competências e garantir um bom aproveitamento dos aprendizados na faculdade.
Como você deve ter percebido, o mercado de trabalho oferece diversas vagas e possibilidades de especialização na Farmácia Hospitalar. Com a evolução da profissão, a atividade não mais se restringe ao atendimento em farmácias, ou seja, permite que o profissional possa exercer serviços em uma série de segmentos ligados à saúde. Certamente, essa é uma ótima notícia para quem deseja investir em um curso superior na área!
Animou-se com tantas possibilidades de atuação? Então, inscreva-se já no vestibular e comece a se qualificar para o mercado de trabalho!