Entenda qual é o perfil ideal do estudante de Farmácia

estudante de farmácia

Já pensou em fazer um Bacharelado em Farmácia? Assim como outras graduações da área da saúde, essa é uma carreira que está em alta no mercado de trabalho. Sendo assim, é um ramo com muitas oportunidades de emprego, crescimento profissional e realização também no âmbito pessoal.

O farmacêutico pode trabalhar diretamente com o atendimento ao público (como em drogarias e Unidades Básicas de Saúde) ou em laboratórios e na indústria, desenvolvendo novos produtos. Além disso, é possível também atuar no campo da saúde pública, da gestão de equipes e muito mais!

Mas, afinal, qual é o perfil do estudante de Farmácia? A seguir, citaremos algumas características úteis àqueles que investem nessa carreira. Lembrando que essas habilidades também serão desenvolvidas ao longo da faculdade para formar um profissional de destaque no mercado. Boa leitura!

Quais são as características de um estudante de Farmácia?

Confira, a seguir, um pouco do perfil do acadêmico do curso de Farmácia!

Apaixonado por Ciências Biológicas

Uma das principais características de um estudante de Farmácia é a sua paixão pelas Ciências Biológicas. Afinal, a grade curricular desse curso é repleta de matérias voltadas para essa área do ensino.

Alguns exemplos são:

  • Ciências Morfofuncionais;
  • Microbiologia;
  • Genética;
  • Saúde Coletiva;
  • Química;
  • Farmacologia;
  • Homeopatia;
  • Fitoterapia;
  • Citopatologia;
  • Análises Laboratoriais Bioquímicas e Hematológicas.

Lembrando que a matriz curricular, nesse caso, não é composta apenas de matérias desse tipo. Há disciplinas de todas as áreas do ensino. Na Unopar, o estudante também conta com os EDs (Estudos Dirigidos), que o ensinarão conceitos de empregabilidade, marketing e muito mais.

Trabalha bem em equipe

Ainda que para muitos a ideia de um farmacêutico seja a de um indivíduo solitário atrás de um microscópio, isso não é verdade. Ele contará, diariamente, com os seus colegas em qualquer ambiente de trabalho.

Seja qual for a área de atuação desse profissional, é certo que ele precisará lidar com outras pessoas para que o trabalho entregue seja o mais eficiente possível. Sendo assim, trabalhar bem em equipe é uma característica valiosa para os farmacêuticos.

Tem compaixão pelo próximo

A humanização é uma das principais tendências dos cursos na área da saúde nos dias atuais. É necessário, portanto, ter muita empatia, jogo de cintura e, claro, compaixão pelo próximo. Entender as dores dos pacientes e lutar pelo seu bem-estar — ainda que não esteja lidando cara a cara com nenhum deles — é outra faceta marcante desse profissional.

Por isso, ter uma preocupação com a saúde do próximo é uma das principais motivações para que o trabalho do graduado em Farmácia seja exemplar e, assim, possa fazer a diferença na sociedade.

Gosta de trabalhar com o público

Essa característica é muito válida para aqueles que desejam trabalhar com o atendimento ao público, atuando, por exemplo, nas UBS. Nesse ambiente, o farmacêutico atenderá centenas de pessoas todas as semanas, atuando na explicação da posologia dos medicamentos e em sua organização.

Nesse caso, gostar de lidar com pessoas é fundamental. Afinal, os pacientes — ou seus entes queridos — se encontram em um momento de fragilidade, frente às doenças e notícias nem sempre tão boas. É importante ter tato e saber lidar com situações complicadas.

Comunica-se com clareza

Outro ponto importante do perfil do farmacêutico está na comunicação clara e objetiva. É importante ter uma certa didática, já que esse profissional é, em sua essência, um professor. Ainda que o médico faça uma breve explicação sobre a maneira de ingerir ou utilizar certos fármacos, caberá a você a tarefa de repassar as informações aos pacientes.

Por isso, essa é uma profissão de muita responsabilidade! O farmacêutico também precisará ter boa habilidade de comunicação para trabalhar em outros setores. Quando falamos de medicamentos, é necessário foco e clareza na transmissão de informações para que nada se perca no caminho.

Sabe como resolver crises

Todos os profissionais lidam, em seu cotidiano, com crises. Ao trabalhar na Farmácia, isso não é diferente. Elas podem acontecer tanto no ambiente de atendimento ao público — por razões que já mencionamos — quanto em um local mais intimista, como o laboratório ou o setor de gestão de um hospital.

Nesses casos, é importante ter jogo de cintura, paciência e um raciocínio lógico bem veloz. Todas essas habilidades serão trabalhadas em seus estágios, nos quais você poderá vivenciar o dia a dia da profissão.

Na Unopar, a ajuda do Canal Conecta faz com que você fique ainda mais perto das melhores vagas do mercado para sentir o gostinho do que o espera em sua carreira!

Tem boa capacidade de organização e muita disciplina

Ser uma pessoa organizada e disciplinada certamente ajuda em seu dia a dia em qualquer faculdade. Na Farmácia, então, nem se fala! Aqui, você lida com muitas matérias e saber seguir um cronograma de estudos é um diferencial para se dar bem em sua vida acadêmica e na futura carreira.

Quer desenvolver melhor essas habilidades durante a faculdade? Então, que tal investir no ensino a distância? Se você tem dúvidas sobre se o curso de Farmácia semipresencial é bom, pode ficar tranquilo: ele é muito valorizado pelo mercado de trabalho, devidamente certificado pelo MEC e traz muita flexibilidade para o seu dia a dia. Vale a pena conferir!

Como escolher uma boa instituição para estudar?

Para finalizar o nosso bate-papo, uma pergunta: você sabe como escolher a melhor instituição para estudar Farmácia?

Há muitas opções entre as melhores faculdades de Farmácia, mas as que se destacam trarão diferenciais como:

  • uso da tecnologia no ensino;
  • presença de modalidades inovadoras;
  • bom corpo docente;
  • infraestrutura adequada;
  • aulas online e certificações diversas;
  • preocupação com a qualificação por meio de estágios e estratégias profissionalizantes.

Tudo isso — além do preço da faculdade de Farmácia, a sua localização e outros detalhes — devem ser considerado. Fique de olho!

Na Unopar, você conta com todos esses benefícios e muito mais. Dê uma olhada em nossos diferenciais, nas formas de ingresso e nas alternativas de bolsas e descontos oferecidos pela faculdade.

Não perca mais tempo!

Gostou de conhecer mais sobre o perfil do estudante de Farmácia? Acha que tem o que é necessário para fazer esse curso? Então, não perca mais tempo! Comece a estudar agora mesmo e inicie uma carreira de muito sucesso em uma área cheia de oportunidades.

Para isso, se inscreva no vestibular de Farmácia da Unopar e teste os seus conhecimentos! Não adie o início de sua vida acadêmica — o momento é agora!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content