Passo a passo: saiba como passar em um concurso

homem vendo concursos no computador

Um salário atrativo e garantido, além da estabilidade no emprego: muita gente busca formas de como passar em concurso público. Apesar de muito concorridas, os candidatos que conseguem fazer um planejamento de estudos, são organizados e dedicados podem alcançar os primeiros lugares.

Quer se tornar um servidor público nas esferas municipal, estadual ou federal, mas está perdido sobre como se preparar? Nós, da Unopar, ajudamos você: confira o artigo a seguir e fique por dentro do passo a passo para conseguir uma boa pontuação no concurso e ser aprovado!

Comece os estudos o quanto antes

É importante ter em mente que os conteúdos dos editais de concurso são extensos. Por isso, o primeiro passo é se planejar o quanto antes para repassar tudo o que será cobrado.

Aqui a dica é montar um cronograma de estudos, estabelecendo os horários em que vai fazer as leituras e o que vai ser estudado em cada dia, como Português, noções de Matemática, legislação específica, atualidades ou livros que são pedidos. Desse jeito, você consegue deixar um tempo maior para aqueles tópicos mais complicados e também tem a certeza de que nada foi deixado para trás.

Se puder reservar um espaço tranquilo da sua casa para estudar, será melhor ainda. Assim, você fica mais confortável, consegue deixar os materiais organizados e também se motiva para repassar os conteúdos. Sem contar que, quando estiver nesse ambiente, acaba sendo um indicativo para as pessoas da casa não incomodarem, melhorando sua produtividade.

Foque o seu objetivo

Se você busca estratégias de como ser aprovado em um concurso público, é preciso saber que o cansaço e desânimo são comuns –– ainda mais para quem tem uma rotina corrida por conta do trabalho.

É necessário ter força de vontade para se dedicar, pensando em seu objetivo que é ter um emprego dos sonhos: bem-valorizado, estável, que vai deixar você mais sossegado com as finanças e com seu futuro. Terá o salário garantido todo mês, podendo dar o melhor para sua família e conquistar suas metas.

Ao refletir sobre tudo isso, fica mais fácil pegar firme na dedicação e ter o apoio dos amigos e familiares nessa maratona de estudos.

Não deixe resultados ruins abalarem seu desempenho

Entre as dicas para passar em concurso, está driblar a frustração. Parece estranho, não é mesmo? Mas quem entra nessa corrida de fazer concursos, os chamados concurseiros, precisa saber que os resultados ruins vão acontecer.

Nessa hora, vale desenvolver a resiliência, que é a capacidade de passar por momentos desfavoráveis sem se abater. Na verdade, são pessoas com inteligência emocional para entender que o fato de não ter sido aprovado em uma prova deve servir de aprendizado para o próximo concurso. Então, analisam quais foram os erros, estudam mais sobre esses assuntos e, dessa forma, se sair bem em outras provas.

Pode ser preciso adotar algum método diferente de repassar os conteúdos que permita, por exemplo, técnicas de memorização mais eficientes. Em muitas situações, dá para pensar em estratégias de melhoria no rendimento, como fazer pausas curtas entre as leituras: é um jeito de relaxar e ter disposição para retomar os estudos.

Para conseguir uma nota maior, não se esqueça ainda de acompanhar os noticiários para acertar as questões de atualidades e ler bastante para ficar afiado no Português e em interpretação de texto.

Por último, saiba que não ter sido aprovado não indica que você se preparou mal, de forma alguma. É que os concursos, muitas vezes, oferecem poucas vagas, e há bastante gente concorrendo com você.

Escolha materiais de qualidade

Saiba que ajuda bastante você estudar com materiais de qualidade, como apostilas, livros e videoaulas. Se estiver muito difícil encontrar, busque cursos preparatórios para concursos, como os da LFG, em que você terá materiais formatados de acordo com o que é cobrado nas provas. É o melhor caminho para melhorar sua produtividade com as leituras e exercícios e ter o impulso que precisa e ficar entre os primeiros selecionados para o cargo público.

Estude com provas anteriores

Uma técnica eficiente de como passar em concurso público é saber qual modelo de prova você vai encontrar. Os tipos de questões variam de acordo com a organizadora do exame. Por isso, procure por exames anteriores e treine respondendo às perguntas.

O ideal aqui é simular como se você estivesse no dia da prova –– até para saber quanto tempo leva para resolver as perguntas. Outra vantagem é conseguir descobrir qual assunto precisa daquela reforçada nos estudos.

Na internet mesmo você encontra as provas e gabaritos dos concursos. Então, separe um horário na sua rotina de estudos para fazer esse simulado.

Faça uma boa graduação

Talvez o passo mais importante para ser aprovado em concurso é se preparar fazendo um curso superior de qualidade. É uma maneira de se qualificar e adquirir uma bagagem de conhecimentos mais consistente, o que vai ajudar bastante na hora de resolver as questões.

Tem ainda o fato de que os concursos menos concorridos, geralmente, são aqueles voltados para quem tem um diploma de graduação, o que vai aumentar suas chances de ficar entre os candidatos com maior pontuação.

Curse uma área que combine com seu perfil e, acima de tudo, escolha uma instituição de ensino de destaque. Na Unopar, você encontra uma infraestrutura completa, cursos com grade curricular atualizada, professores com experiência no mercado e um suporte diferenciado para o aluno.

Tem ainda a vantagem de escolher a modalidade de ensino que mais combina com a sua rotina. São diversas graduações, inclusive de curta duração como as de Tecnólogos, em que você pode fazer no formato EAD: são aulas 100% digitais ou no semipresencial, o que traz flexibilidade para que você possa dar conta de todos os seus compromissos. O melhor é que você pode ingressar pelo vestibular online.

Lembre-se: preparação é essencial

Gostou das dicas de como passar em concurso público? Não perca tempo e comece a se preparar. Afinal, em muitos deles, a concorrência é acirrada. Saia na frente: faça um curso de graduação e descubra como ficará mais fácil ser aprovado.

Quer acompanhar outros posts como este? Então, confira também dicas de como estudar de forma eficiente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content