Como estudar de forma eficiente? Confira 6 dicas para ter sucesso

como estudar de forma eficiente

Nem sempre estamos com ânimo total para cumprir os afazeres rotineiros. O mesmo ocorre no momento de colocar os conhecimentos em dia. Em tempos de ascensão dos cursos a distância, com forte presença da tecnologia na educação, é cada vez mais necessário saber como estudar de forma eficiente.

O ganho de produtividade dentro ou fora da sala de aula faz toda a diferença no processo de formação. Afinal, permite potencializar a absorção de conteúdos e aproveitar cada novo aprendizado ao máximo.

Como boa parte do sucesso depende da dedicação e da disciplina do aluno, mesmo quando está estudando sozinho, vale a pena encontrar formas de tornar as práticas didáticas mais eficientes.

Se esse é o seu objetivo, acompanhe as nossas dicas e descubra o que fazer para ter bons resultados.

1. Estude quando se sentir produtivo

Uma das estratégias mais simples para melhorar o desempenho é estudar nos períodos em que você costuma estar com os níveis de energia e de disposição nas alturas. Cada pessoa tem um ritmo, e ele precisa ser respeitado no momento de distribuir as tarefas do cotidiano.

Quem está na faculdade sabe que revisar conteúdos, realizar exercícios e memorizar conceitos são práticas prioritárias. Portanto, é preciso cumprir essas atividades nos horários mais oportunos. Observe como você se comporta ao longo do dia e eleja os momentos certos para estudar.

Uma boa dica é elaborar um cronograma detalhado, que indique o tempo a ser dedicado a cada matéria e o total de intervalos para descanso. Faça isso de acordo com a sua rotina e, se achar necessário, vá adaptando os compromissos conforme o grau de relevância de cada um.

2. Encontre o método mais adequado

Sabia que as pessoas aprendem de diferentes maneiras, conforme a preferência por determinado método? Isso significa que pode ser legal descobrir qual técnica mais funciona para o seu perfil. Há uma infinidade de recursos a fim de facilitar os estudos e até ferramentas das quais você pode tirar proveito.

Estudantes auditivos, por exemplo, costumam ter melhores resultados quando obtêm informações em forma de áudio. Para eles, conteúdos disponíveis em vídeos, em aulas com comunicação oral e até em podcasts tendem a ser bastante úteis no processo de aprendizagem.

Já os estudantes visuais preferem observar conceitos e fórmulas por meio de imagens, gráficos, textos e símbolos. Os perfis sinestésicos, por sua vez, tendem a se beneficiar com a aplicação dos conteúdos. Isso porque, ao colocarem a “mão na massa”, conseguem assimilar melhor os conhecimentos.

É importante testar o máximo de possibilidades e, quem sabe, até combinar técnicas variadas em sua rotina. Uma das vantagens de terminar os estudos utilizando diferentes métodos é que você terá novos estímulos e dificilmente ficará entediado com alguma matéria.

A modalidade de estudos EAD, inclusive, pode ser a opção mais adequada para você, já que é extremamente interativa, flexível e eficiente. Que tal conhecer um pouco mais sobre essa opção?

3. Procure locais adequados para isso

Laboratórios, salas, auditórios e bibliotecas fazem parte da rotina de quem frequenta uma aula presencial. O que esses espaços têm em comum é a estrutura completa e adequada para receber alunos e professores. Mas e quem estuda em casa ou em outros ambientes, como faz?

Seja qual for o local escolhido, é fundamental prepará-lo de modo que fique confortável e inspirador. Na própria residência, por exemplo, o estudante pode transformar o quarto, o canto do corredor ou parte da sala em uma espécie de escritório ou de área de trabalho.

O lugar deve proporcionar iluminação adequada em diferentes horários, além de contar com mobília ergonômica para evitar posturas inadequadas. Um toque pessoal, com a adição de plantas ou de quadros, também é bem-vindo para deixar o momento de estudo agradável.

4. Monte um grupo com seus colegas

Outra prática para aprender como estudar de forma eficiente é reunir-se com pessoas que têm os mesmos objetivos que você. Nesse caso, podem ser colegas que também precisam de um reforço ou de apoio para entender uma matéria mais complexa.

A parte positiva de formar um grupo de estudos é que todos se beneficiam. As vantagens incluem a possibilidade de tirar dúvidas, de discutir assuntos, de refletir sobre diferentes pontos de vista, obter motivação e até reforçar os laços de amizade.

E não pense que essa tática serve apenas para alunos de cursos presenciais. Quem faz graduação online, caso de quem faz a modalidade 100% online ou semipresencial aqui da Unopar, pode transformar o encontro do grupo em uma oportunidade única para fixar os aprendizados vistos nas aulas gravadas ou que foram transmitidas em tempo real.

5. Vá sempre além de decorar matérias

Não há problema em decorar determinados conceitos, termos, siglas e fórmulas. Como muitas dessas definições são permanentes, gravá-las na memória pode ajudar o aluno a ganhar tempo na hora de responder a uma questão ou desenvolver o raciocínio.

Ainda assim, é importante que você sempre foque em compreender aquilo que leu, ouviu ou visualizou. Para isso, inclua em sua rotina algumas atividades que ajudem a pensar mais a fundo sobre determinado tema, refletindo sobre ele de forma crítica.

Preencher simulados e elaborar resumos, por exemplo, são ótimas dicas para terminar os estudos de diferentes matérias. Com essas práticas, é possível testar o seu desempenho e o nível de conhecimento apresentado em cada disciplina.

6. Crie um esquema de recompensas

Qualquer tipo de esforço vale a mais a pena quando traz resultados positivos. Porém, você não precisa se contentar apenas com um bom resultado na prova ou com o destaque em determinada matéria. Em vez disso, crie pequenas recompensas para cada meta batida.

Se não sabe como terminar os estudos em um domingo chuvoso, por exemplo, vale a pena presentear-se com um café quentinho assim que finalizar a primeira etapa do exercício. Caso esteja em época de avaliações importantes, permita-se relaxar no cinema, na academia ou em um passeio com a família sempre que cumprir uma maratona de revisões.

Por mais simples que sejam, essas recompensas diárias, semanais ou mensais manterão você sempre motivado e com a certeza de que merece comemorar cada conquista. Trata-se de uma forma extremamente agradável de mirar o alcance de seus objetivos.

Pronto! Você já sabe como estudar de forma eficiente e pode começar a colher ótimos resultados com cada uma dessas estratégias. Vale lembrar que, independentemente de fazer faculdade a distância ou um curso presencial, é importante considerar todas as dicas em sua rotina da graduação.

Por outro lado, caso ainda esteja em processo de descobrir o curso certo para o seu perfil, entre em contato conosco que ajudaremos você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.