6 mulheres empreendedoras para te inspirar a abrir seu negócio

mulher empreendedora

Desconto nota do Enem

O futuro é feminino. Essa frase, estampada em muitas camisetas nas mais diversas línguas por todo o mundo, está cada vez mais real — é notável que, pouco a pouco, a mentalidade feminina começa a mudar e que as mulheres, cada vez mais, lutam pelo seu destaque e por oportunidades iguais na sociedade.

Um belo reflexo disso é o empreendedorismo feminino, que não deixa de crescer no Brasil. De acordo com um estudo divulgado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em 2019, o número de mulheres empreendedoras em território brasileiro é de 24 milhões, contra 28 milhões de homens.

Se, há alguns anos, um número como esse era impensável, hoje ele é uma realidade. Para inspirá-la, então, a também ser dona do próprio negócio, separamos algumas histórias de mulheres empreendedoras que deram a volta por cima e se empoderaram por meio do empreendedorismo. Vamos conhecê-las? Boa leitura!

Quais são as mulheres empreendedoras de nossa lista?

Antes de aprofundarmos o nosso assunto, que tal conhecermos algumas mulheres que obtiveram sucesso em seus empreendimentos? Confira!

Alcione Albanesi

A primeira pessoa de nossa lista de mulheres de negócios é Alcione Albanesi, cujo espírito empreendedor começou a aparecer desde cedo: quando criança, ela já tinha o hábito de rifar seus pertences para juntar um dinheiro. Trabalhou como modelo e como costureira até abrir o negócio que seria o seu futuro: uma lojinha de materiais elétricos no centro de São Paulo.

A partir daí, não parou mais. Seu negócio despontou, o número de funcionários aumentou e, com isso, ela teve a chance de se dedicar a um projeto paralelo extremamente importante: o projeto social. Hoje, ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade social a ter uma vida melhor com a sua ONG Amigos do Bem.

Luiza Helena Trajano

Luiza é uma mulher cheia de qualidades profissionais. Natural do estado de São Paulo e formada em Direito, ela é o nome por trás da diretoria de uma das maiores lojas do Brasil: a Magazine Luiza! Esse empreendimento, de altíssimo porte, mostra o poder de gestão dessa personalidade do empreendedorismo.

Luiza também é fortemente conhecida, além de seu carisma, pelo seu trabalho social. Ela é a líder do grupo Mulheres do Brasil, que tem como objetivo incentivar o empreendedorismo feminista e fazer com que, cada vez mais, esse segmento seja ocupado pelo poder feminino.

Ana Fontes

Natural de Alagoas, Ana Fontes se mudou há muitos anos para a cidade de São Paulo em busca de melhores oportunidades. Essa narrativa é semelhante à de muitas outras mães de família da região Nordeste, mas se destaca por um motivo: ela é dotada de um grande espírito empreendedor.

Com muita luta, Ana conseguiu se graduar em Publicidade e Propaganda, com pós-graduações em Marketing e Relações Internacionais. Apesar de ser dona de seu próprio negócio, seu trabalho é dedicado, também, a incentivar o empreendedorismo em outras mulheres, fazendo com que elas se empoderem a partir da independência financeira e emocional.

Zica Assis

Zica Assis tem uma história que une vários pontos do empoderamento feminino, por ser uma mulher negra e de origem muito humilde. Por causa disso, ela passou por muitos desafios, que faziam com que todo o seu potencial esbarrasse em realidades tais como o machismo e o racismo enraizados em nossa sociedade.

Tour pela prova do Enem

Isso, no entanto, não foi o bastante para parar Zica e a sua vontade de crescer. Hoje, ela é dona do Instituto Beleza Natural, que tem como especialidade os cuidados com cabelos crespos. Sim, os mesmos que foram alvo de tanto preconceito no passado, hoje, são os responsáveis pelo sucesso dessa grande mulher!

Cristina Junqueira

Você já ouviu falar sobre o Nubank? Esse banco digital tem feito a cabeça de muitas pessoas nos últimos anos. E, por trás de tanta funcionalidade, temos uma mulher: Cristina Junqueira, uma das fundadoras dessa startup inovadora em território brasileiro.

Formada em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Cristina iniciou sua carreira trabalhando em grandes redes bancárias, nas quais conseguiu experiência e vontade de mudar o conceito de bancos ao qual estamos acostumados. Pelo visto, deu certo, não é mesmo?

Cleusa Maria

A última história de nossa lista é a de Cleusa Maria, uma confeiteira que começou a vida ajudando o seu pai em seu cotidiano profissional no interior do Paraná. Ao se mudar para São Paulo, anos depois, Cleusa começou a preparar seus doces para ganhar uma renda extra em casa.

Ao desenvolver o amor pelo ofício, ela começou um empreendimento que cativava a clientela de sua região. Pouco a pouco, o negócio foi crescendo e hoje, a Sodiê Doces conta com mais de 200 lojas espalhadas por todo o Brasil, demonstrando que os serviços que desenvolvemos com carinho e facilidade podem ser transformados em grandes oportunidades.

Como se tornar uma mulher empreendedora?

Após ler tantas histórias inspiradoras, você deve estar se perguntando: como ser empreendedor? Quais são os caminhos que posso seguir? Bom, não há uma “receita de bolo” para esse tipo de atitude. De fato, são muitas variáveis que devem ser levadas em consideração.

No entanto, uma alternativa interessante para se descobrir, conhecer mais sobre o mundo dos negócios e começar um empreendimento com o pé direito é investir em um curso de Empreendedorismo. Nós, na Unopar, oferecemos essa graduação do tipo Tecnólogo EAD de modo 100% online. Ou seja, você pode estudar sem sair de casa e conciliar a faculdade com a sua vida pessoal.

Ainda, existem diversas formas de ingresso na Unopar, além do vestibular e do Enem. Então, conosco você encontra flexibilidade e versatilidade para entrar para a faculdade e conquistar o seu diploma de ensino superior.

Sabendo de tudo isso, fica muito mais fácil encontrar o trabalho ideal e, de fato, começar um negócio com o conhecimento necessário para tocá-lo para frente com segurança. Com essa graduação, você desenvolverá uma série de habilidades fundamentais e aprenderá como é o dia a dia de um empreendedor no mercado brasileiro.

Gostou de conhecer mais sobre as mulheres empreendedoras e de saber como trilhar esse caminho de satisfação? Começar o próprio negócio é uma ótima oportunidade de fazer as coisas de seu jeito e, claro, de conquistar sucesso com o seu mérito pessoal. Para isso, no entanto, a qualificação é indispensável. Felizmente, você pode fazer isso sem sair de casa!

Mas não pare por aqui! Conheça, agora, a história de 5 empreendedores de sucesso e inspire-se!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados