Conheça a história de 5 empreendedores de sucesso e inspire-se!

5 empreendedores de sucesso

Desconto nota do Enem

Os empreendedores de sucesso são bons em guiar e em gerir uma empresa, além de orientar, liderar e buscar oportunidades para o crescimento do negócio e de cada funcionário que compõe o empreendimento. O sucesso tão desejado está relacionado diretamente à compreensão e à dedicação de que uma equipe bem conduzida se torna mais eficiente na busca pelo destaque no mercado.

Com isso, existem muitas chances de se tornar bem-sucedido ao ser um empreendedor. Nessa caminhada, é fundamental dedicar-se aos estudos e optar por uma faculdade semipresencial ou presencial de qualidade, que poderá proporcionar uma boa educação aos estudantes.

Neste post, vamos mostrar a história de cinco grandes empreendedores brasileiros para você se inspirar. Não deixe de ler, confira!

1. Luciano Hang

luciano hang

Luciano Hang é um empresário proprietário e cofundador da Havan, conhecida como uma das maiores redes de lojas de departamentos do Brasil. Filho de operários que costumavam trabalhar na indústria têxtil, Luciano foi acostumado com esse setor desde criança.

Durante a juventude, com 17 anos, Hang foi contratado para trabalhar na mesma empresa na qual os pais eram funcionários. Ao mesmo tempo em que trabalhava, o empresário fez um curso de Tecnólogo em Processamento de Dados em Santa Catarina.

Nos anos 1980, Luciano percebeu o crescimento do número de turistas que procuravam por tecidos e roupas e, junto ao seu sócio Vanderlei de Limas, decidiu abrir uma loja voltada para esse setor. Logo, em 1986, foi criada a Havan, que é uma mistura dos nomes dos dois fundadores.

A venda de novos produtos e o crescimento da empresa fizeram com que, em 1989, o negócio mudasse para uma sede maior. Devido à grande expansão da empresa, foi inaugurada, em 1995, a primeira filial da Havan em Curitiba.

Em 2017, a Havan alcançou a marca de 100 lojas pelo Brasil, o que reforça a sua posição como a marca do segmento principal no país.

2. Luiza Trajano

luizatrajano

Luiza Trajano é uma empresária que está à frente de uma das maiores redes de lojas de varejo do país, a Magazine Luiza, além de outras empresas ligadas à sua holding. Ela é formada em Direito e, quando assumiu o negócio da família, a Magazine Luiza era somente uma rede de lojas no interior de São Paulo.

A empreendedora foi uma das pioneiras em vendas pela internet no Brasil e começou a trabalhar desde cedo. Aos 12 anos, ela passava as férias escolares tomando conta do balcão da loja de sua família. No entanto, ela trabalhou na rede de varejo aos 18 anos. A partir disso, caminhou por toda a empresa até chegar ao comando.

Com bastante trabalho em empenho, Luiza transformou a marca em uma das mais conceituadas e maiores do mercado, sendo uma grande concorrente das principais lojas desse segmento, como Lojas Americanas, Pontofrio e Casas Bahia.

Há 25 anos à frente da Magazine Luiza, a história de Luiza Trajano é um grande exemplo para muitos empresários que desejam ter sucesso em seus negócios.

3. Abílio Diniz

abíliodiniz

Tour pela prova do Enem

Abílio Diniz é um empresário, membro dos Conselhos de Administração do Grupo Carrefour, presidente do Conselho de Administração da BRF e presidente do Conselho de Administração da Península Participações. Ele se formou em 1956 em Administração.

Concluída a graduação, Abílio abriu mão de uma pós-graduação nos Estados Unidos ao aceitar a proposta do pai para abrir um supermercado. Em 1959, Diniz e seu pai inauguraram o Supermercado Pão de Açúcar, a principal unidade do que viria a se tornar o Grupo Pão de Açúcar, a maior rede varejista da América Latina.

Com a operação da primeira loja estabelecida, Abílio Diniz viajou em 1960 para os Estados Unidos e a Europa a fim de compreender melhor o funcionamento do setor de varejo no exterior. Após visitar diversas redes de supermercados pelo mundo, ele aprendeu todos os pontos sobre a concorrência.

4. Alexandre Costa

alexandre costa

Alexandre Costa é CEO e fundador de uma das maiores redes de chocolates finos do mundo, a Cacau Show. O empreendedorismo de sucesso começou em decorrência de uma casualidade.

Quando tinha 17 anos, Alexandre resolveu revender chocolates e conseguiu uma encomenda de 2 mil ovos de chocolate de 50 gramas. Quando chegou com o pedido na fábrica, foi informado de que não teria possibilidade de fazer os produtos com esse peso. Para conseguir fabricar os ovos, Alexandre começou a produzi-los por conta própria.

Ele comprou a matéria-prima e contratou uma senhora que fabricava o chocolate caseiro para auxiliá-lo com o desafio. Logo, depois de três dias com uma jornada de trabalho de 18 horas, os pedidos foram entregues conforme o prometido. O lucro dessa encomenda foi o capital inicial para que o empresário brasileiro criasse a Cacau Show.

Além de ser um empreendedor de sucesso, Alexandre Costa é um dos membros da Academia Brasileira de Marketing. Ele representa uma equipe de mais de 7 mil pessoas pelo Brasil, incluindo vendedores das lojas, fraqueados, área administrativa, colaboradores da fábrica e todos os envolvidos na cadeia de produção da Cacau Show.

5. Ricardo Sayon

ricardo sayon

Ricardo Sayon é empresário, palestrante e médico. O seu nome é mais conhecido por ter fundado a Ri Happy, uma das maiores redes de brinquedos do Brasil. Ele é formado em Medicina, trabalhando na área por algum tempo antes de ser destaque no mundo dos negócios.

Seu cargo como empresário iniciou-se quando ele colocou à venda um imóvel próprio para que a sua esposa conseguisse abrir sua empresa. Em 1988, junto ao sócio Roberto Saba, a Ri Happy foi fundada. O nome da companhia é uma brincadeira da mulher de Ricardo com o nome dele. “Ri” é a primeira sílaba de Ricardo, e “Happy” significa feliz.

No começo, a loja obteve um resultado negativo e, depois de inaugurarem a quarta loja, resolveram finalizar os trabalhos. Ao tentar a devolução dos brinquedos na Estrela, a fabricante de brinquedos, o diretor, Hans Becker, não os aceitou. Sayon ficou animado depois da reunião com Becker e percebeu que a empresa não deveria fechar, e a mudança da vertente da loja começou ali.

Bônus: Endeavor

E se você está procurando por histórias de empreendedorismo para se inspirar, o site da Endeavor está cheio de casos como os descritos acima. Além de cases mais conhecidos, também é possível acompanhar novidades envolvendo startups ou até empresas tradicionais que estão se reinventando.

Como vimos, os empreendedores de sucesso resolveram correr atrás de seus sonhos e abriram grandes empresas. Todos eles apresentam características em comum, como coragem, bom currículo, foco, autoconfiança, perseverança, inovação, capacidade de liderar e visão estratégica. Para desenvolver essas habilidades, opte pelo curso de Tecnologia em Empreendedorismo da Unopar para ter sucesso.

Gostou deste post e tem alguma dúvida? Então, entre em contato conosco e agende o seu vestibular. Será um prazer responder você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 64

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados