É possível conseguir FIES para EAD? Leia e entenda

fies para ead

Desconto nota do Enem

O FIES é uma excelente oportunidade para quem deseja ingressar em uma instituição de ensino superior, mas não tem condições financeiras de arcar com o valor integral das mensalidades.

O financiamento possibilita taxas mais acessíveis no decorrer da graduação, facilitando o acesso de candidatos de baixa renda ao ensino superior. A nova versão do programa trouxe algumas mudanças com o intuito de aperfeiçoar e dar continuidade ao auxílio estudantil.

Para ficar por dentro do assunto, continue acompanhando e entenda se também é possível conseguir FIES EAD. Confira a seguir!

O que é o FIES?

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa de incentivo criado pelo Ministério da Educação (MEC) que visa selecionar alunos de baixa renda para que possam financiar um curso superior em uma instituição de ensino particular. O FIES ocorre duas vezes ao ano, no início do primeiro e segundo semestre.

A seleção para o financiamento considera principalmente a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como critério de participação. Portanto, quanto maior a nota o candidato apresentar, maior a chance de conseguir uma vaga no FIES. A inscrição é feita exclusivamente pela internet, no site do SisFIES.

De acordo com as novas regras, o percentual mínimo de financiamento passou a ser de 50%, e o limite máximo é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal do estudante. O pagamento pode ser realizado em até 14 anos, levando em consideração a situação orçamentária do indivíduo ao finalizar o curso.

O financiamento da mensalidade passa por três fases, que são divididas de acordo com o nível de envolvimento do estudante com a dívida. Sendo assim, no período em que o aluno estiver cursando a graduação, é preciso pagar apenas o valor do encargo operacional estabelecido no contrato. O custo total do seguro de vida também deve ser pago ao longo de toda a realização do curso.

Ainda com as novas regras, o FIES não conta mais com o período de carência de 18 meses, o que significa que após a formatura o indivíduo já inicia a fase de amortização. Caso não tenha renda, o financiamento deve ser quitado em prestações mensais equivalentes ao pagamento mínimo.

Quem pode participar?

Para participar do FIES, os candidatos devem obedecer alguns critérios. A nota atingida no Enem deve ser no mínimo 450 pontos na prova objetiva, com nota acima de zero na redação. Do mesmo modo, é preciso apresentar renda familiar mensal de até três salários-mínimos por pessoa.

Estão impedidos de concorrer ao programa indivíduos que estiverem com a matrícula trancada em alguma graduação, já ter sido beneficiado anteriormente pelo FIES e, ainda, se recebe bolsa integral ou parcial do Prouni em outro curso que não o do financiamento.

Tour pela prova do Enem

Nos últimos anos, a oferta de vagas pelo FIES foi reduzida, incentivando o MEC a adotar determinados critérios de prioridade para a oferta dos auxílios. Dessa forma, tanto cursos nas áreas de Saúde, Engenharia quanto Licenciaturas, por exemplo, equivalem a 60% das oportunidades.

No entanto, o FIES é válido para todas as opções de graduações presenciais com conceito maior ou igual a três no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

É possível conseguir FIES para EAD?

Apesar das mudanças e de o Governo afirmar que pretende incluir cursos a distância no FIES, o programa ainda não cobre tal modalidade. A expectativa é que em breve o MEC amplie o financiamento e ofereça descontos para os estudantes EAD, uma vez que o formato vem apresentando crescimento significativo no país.

Atualmente, as melhores faculdades EAD do Brasil buscam expandir o leque de alternativas para tornar o ingresso no ensino superior uma realidade cada vez mais acessível.

Na Unopar, contamos com polos EAD em mais de 450 municípios em todos os estados brasileiros, oferecendo graduações, especializações e cursos livres, sendo considerada uma das mais conceituadas instituições educacionais que oferecem a modalidade EAD.

Todas as nossas graduações são reconhecidas pelo MEC, e oferecemos as metodologias semipresencial e EAD 100% online. Com isso, buscamos atender às necessidades de nossos estudantes de forma eficiente, possibilitando maneiras mais flexíveis para vivenciar a experiência do ensino superior.

Quais são as outras opções possíveis?

Mesmo que ainda não seja possível conseguir um financiamento para um curso a distância, saiba que existem outras opções para adquirir uma bolsa de estudos EAD. O Prouni (Programa Universidade para Todos), por exemplo, é destinado aos candidatos que não têm condições financeiras de pagar uma faculdade privada.

Para entrar na Unopar pelo Prouni, é preciso atender a determinados requisitos de formação, como ter feito o Enem e comprovar renda familiar mensal de até três salários-mínimos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas diretamente no site oficial do programa.

O aluno interessado em ganhar bolsa de estudos também pode tentar algum programa da própria faculdade e de instituições privadas, além de outros tipos de financiamentos oferecidos por convênios de empresas.

Mesmo que o FIES EAD ainda não seja uma realidade para os brasileiros interessados em ingressar no ensino superior, não precisa se desanimar! Até porque, existem outras opções de conseguir uma bolsa de estudos e partir em direção ao tão sonhado diploma EAD!

Gostou do conteúdo? Então, aproveite a visita e compartilhe o post em suas redes sociais para que estas valiosas informações cheguem a mais pessoas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados