Unopar EAD vale a pena? Conheça e saiba mais aqui!

Pedagogia EAD

Desconto nota do Enem

Com mais de 40 anos de atuação no setor educacional, a Unopar é hoje uma das instituições de ensino melhor conceituadas do Brasil. No EAD, a universidade é referência, com cursos de graduação desde o seu credenciamento em 1997, sendo pioneira e líder em educação a distância no país.

Bom, mas se você chegou até aqui, é porque ainda está com dúvidas referente à Unopar. Acertamos? Bom, há vários fatores que demonstram a qualidade no ensino de uma instituição, desde a infraestrutura das instalações até o seu corpo docente. Neste post, falaremos um pouco sobre todos eles e você poderá ter uma visão ampla sobre o ensino a distância na Unopar. Confira com a gente:

Como funciona a Unopar EAD

A Unopar oferece uma grande variedade de cursos a distância. Ao todo, são mais de 80 opções de cursos de graduação EAD, incluindo semipresencial e 100%online. Além disso, a abrangência dos polos de apoio é gigante! A Unopar está presente em todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal.

Agora, vamos explicar um pouco sobre como funciona o ensino a distância da Unopar.

Polos de apoio

Os polos EAD são locais credenciados pelo MEC para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e administrativas de cursos e programas EAD. Os polos da Unopar oferecem cursos de graduação, pós-graduação (especialização) e cursos livres em mais de 450 municípios brasileiros.

Nestes ambientes, estudantes têm a possibilidade de cursar as atividades práticas da grade curricular, como:

  • encontros com tutores;
  • aulas nos laboratórios especializados, como nos cursos semipresenciais;
  • videoaulas com acompanhamento presencial;
  • processos avaliativos, como provas e exames previstos no calendário acadêmico.

Num polo de apoio, o aluno também pode utilizar toda a infraestrutura disponível, como bibliotecas e salas de informática. 

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Hoje disponível através da plataforma Colaborar EAD, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) possibilita ao estudante o acesso à biblioteca digital, como suporte pedagógico ao seu desempenho acadêmico, ao seu portfólio e à interação. Na área Acadêmica, o aluno tem acesso a importantes informações sobre o andamento de sua situação acadêmica no decorrer do semestre letivo. Saiba mais sobre o AVA da Unopar no vídeo a seguir!

Cursos ofertados na Unopar EAD

Como já comentamos, a Unopar possui uma grande variedade de cursos de graduação disponíveis na modalidade EAD, apresentando amplo reconhecimento nesse setor do ensino. Além disso, são várias as iniciativas para que o aluno se destaque no mercado.

Os cursos de graduação da Unopar EAD ocorrem nos níveis de Tecnólogo, Bacharelado e Licenciatura. Com polos de ensino espalhados em vários estados, a instituição reúne professores qualificados e conectados ao mercado de trabalho, além de instalações devidamente equipadas para promover experiências de aprendizado enriquecedoras no ambiente digital.

Sempre em constante atualização dos cursos e grades curriculares, a Unopar conta hoje com as possibilidades de graduação mais promissoras da atualidade, principalmente na área tecnológica. Confira alguns dos nossos cursos EAD (semipresenciais e 100%online) em destaque:

Modalidades de ensino a distância

A Unopar oferece duas modalidades EAD, elaboradas com cuidado para atender às necessidades de cada aluno no dia a dia: semipresencial e 100% online. Elas permitem que o estudante tenha diferentes maneiras de organizar o horário e de conciliar a grade curricular com a sua rotina de trabalho e demais atividades.

Semipresencial

Destinado para quem busca flexibilidade e não deseja abrir mão da experiência física na sala de aula, o modelo semipresencial abrange os cursos que precisam de aulas práticas e laboratoriais. O aluno continua a ter contato com a equipe especializada de professores e técnicos e também se beneficia do ambiente EAD.

Nessa modalidade, é necessário comparecer ao polo de apoio de uma a três vezes por semana, dando mais liberdade para o estudante montar seus horários da maneira mais adequada à sua rotina. Além disso, continua a haver interação com tutores e colegas por meio do AVA.

100% Online

Esse é o modelo mais tradicional dos cursos a distância, ocorrendo totalmente em ambiente digital. As aulas são todas oferecidas pela internet, com o acompanhamento de um tutor especializado. O aluno recebe suporte virtual permanente, podendo tirar suas dúvidas a qualquer momento que desejar.

Tour pela prova do Enem

Nessa modalidade, só é preciso comparecer no polo no início do curso, para o encontro inaugural, e mais duas vezes por semestre, para a realização de provas. Desse modo, as condições são ideais para quem tem um estilo de vida corrido, sem horários definidos.

É importante destacar que, nas duas modalidades, o aluno conta com todas as vantagens da Unopar EAD, ou seja, vale a pena por conta do custo-benefício. Ele tem contato com professores qualificados e acesso total a materiais didáticos aprofundados. Os conteúdos são sempre atualizados para refletirem as mudanças mais importantes do mundo do trabalho.

Avaliação da Unopar EAD no MEC

Na Unopar EAD todos os cursos estão em conformidade com o MEC. Além disso, a instituição só oferece cursos com notas acima de 3, o que é considerado satisfatório. Para consultar a nota reconhecida pelo MEC para o seu curso na Unopar, basta seguir as instruções abaixo:

  1. acesse o site e-MEC.
  2. clique na aba “Consulta Avançada”; 
  3. na parte superior, em “Buscar por”, selecione a opção “Curso de Graduação”;
  4. no campo abaixo, “Nome ou Sigla da Instituição”, digite UNOPAR;
  5. coloque o estado e o município, caso queira;
  6. em “Modalidade”, marque a opção “A Distância”;
  7. em “Situação”, marque a opção “Em Atividade”;
  8. digite o código de verificação no campo correspondente e clique em Pesquisar.

Quer saber se Unopar EAD vale a pena? Saiba que todos os cursos da Unopar atendem aos critérios de qualidade avaliados pelo MEC, sendo que alguns alcançam nível máximo de excelência. Muitas graduações receberam notas 4 e 5 — sendo que 5 é a maior nota. Algumas delas são:

  • Administração;
  • Agronomia;
  • Biomedicina;
  • Ciências Contábeis;
  • Educação Física;
  • Engenharia Civil;
  • Engenharia Elétrica;
  • Engenharia Mecânica;
  • Gestão de Recursos Humanos;
  • Gestão Financeira;
  • Logística.

Diversas formas de ingresso, bolsas e descontos

Para ingressar na Unopar EAD, existem diversas possibilidades e diferentes tipos de vestibulares:

Há, também, espaço para negociar as condições de pagamento e obter desconto para os cursos EAD da Unopar. Além da oferta de bolsas e créditos institucionais, também são ofertadas bolsas pelo Prouni.

Diferenciais da Unopar EAD no mercado

Com um sistema de ensino dinâmico, pronto para lidar com os desafios do presente, os profissionais formados na Unopar tornam-se capazes de atuar com excelência, fazendo a diferença no mundo contemporâneo. Isso tudo, pois contam com um apoio completo! Conheça em detalhes as nossas iniciativas e saiba mais se Unopar EAD vale a pena.

Infraestrutura

A Unopar constantemente se atualiza com o objetivo de preparar seus alunos para o mercado de trabalho. Para isso, conta com a melhor infraestrutura, com:

  • Portal Digital que possibilita para o aluno diversas facilidades 100%online;
  • Laboratórios modernos para dar o apoio necessário às disciplinas práticas dos cursos semipresenciais;
  • Simuladores que permitem experiências mais próximas da realidade da profissão;
  • Softwares que aproximam você da realidade do mercado de trabalho;
  • Algumas de nossas unidades oferecem oportunidades de aplicação prática do conhecimento com as comunidades locais. São consultórios universitários para cursos semipresenciais da área da Saúde, como Enfermagem e Fisioterapia.

Biblioteca Virtual

No Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ou na Biblioteca Virtual da Unopar, é possível acessar online milhares de títulos, conteúdo de renomados parceiros, ferramentas de tradução, atividades extras para fixar a matéria, webaulas, livros didáticos e muito mais. Tudo sempre atualizado e gratuito. 

  • Disponível 24 horas por dia, sete dias por semana;
  • Acessos simultâneos (sem fila de espera);
  • Autores conceituados no meio educacional e mercado de trabalho; 
  • Mais de 40 editoras renomadas e reconhecidas no mercado;
  • Bibliografia do curso acessível e digital;
  • Para o portador de deficiência visual, o software Read Speaker transforma o texto em áudio e efetua a tradução, se for necessário;
  • São aproximadamente 40.000 títulos de e-books, jornais, revistas, obras de domínio público, normas da ABNT e periódicos científicos, nas diversas áreas de conhecimento.

Canal Conecta

Além dos aspectos de ensino mencionados, o aluno EAD também conta com o Canal Conecta, um portal exclusivo de vagas de estágio e emprego que abrange todo o território do país. Essa parceria dá origem a muitas histórias de sucesso para quem escolhe estudar na Unopar. Confira no vídeo abaixo:

Aula Destaque

Durante o curso, o aluno da Unopar também tem a oportunidade de ter aulas online exclusivas com profissionais conceituados. Na Aula Destaque, os professores que já trilharam um caminho de sucesso, compartilham seu conhecimento com os alunos. Veja mais no vídeo:

Trilhas de Carreira

Tudo na Unopar é pensado para que o estudante adquira as habilidades mais importantes para obter uma boa posição no mercado de trabalho. Sendo assim, outra iniciativa são as Trilhas de Carreira

Elas são atividades extracurriculares que auxiliam no desenvolvimento de habilidades complementares para você se tornar o profissional que o mercado procura. São várias opções gratuitas e 100% online.

Certificações com Parceiros

São certificações digitais em parceria com as melhores empresas de tecnologia disponíveis aos estudantes dos cursos de Exatas e Tecnologia. Na Unopar, os alunos têm a oportunidade de realizar diversos cursos gratuitos oferecidos por empresas de destaque no mercado tecnológico e ainda ganhar certificações. Confira as empresas parceiras:

  • AWS Academy
  • AWS Educate
  • Huawei ICT Academy
  • Cisco Networking Academy

E aí, gostou de conhecer melhor a Unopar? Já consegue responder se Unopar EAD vale a pena? Se sim, aproveite e inscreva-se já no vestibular online!

Mitos e Verdades sobre o EAD que você precisa conhecer

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados