Quantos anos dura o curso de Farmácia?

farmácia quantos anos

O curso de Farmácia é um dos mais promissores na área da saúde, capacitando o aluno para atuar no planejamento e desenvolvimento de fármacos, cosméticos e uma infinidade de artigos de higiene. Assim, se você decidir se tornar um profissional, poderá encontrar grandes oportunidades no mercado em diversas instituições.

Mas, afinal, ao optar por um curso de Farmácia quantos anos precisa para se formar? Pensando nessa dúvida frequente entre os estudantes que se interessam pela graduação, preparamos alguns tópicos explicativos sobre ela, inclusive o tempo necessário para conseguir o diploma.

Ficou curioso? Então, não deixe de conferir o conteúdo!

Qual é a duração do curso de Farmácia?

Primeiramente, é importante destacar que a graduação é do tipo Bacharelado, ou seja, ao se formar você receberá o grau acadêmico para atuar profissionalmente, mas não como professor de sala de aula. O tempo de duração do curso de Farmácia é de 5 anos, período em que terá aulas teóricas e práticas que cumprem a grade curricular e dão o suporte necessário para se desenvolver no mercado de trabalho.

Essa imersão nas disciplinas que desenvolvem habilidades fundamentais para o curso, inclusive, é bem importante. Não apenas para receber o diploma, mas também para construir no aluno um perfil profissional humanista, ético e responsável. Afinal, trabalhar em Farmácia gera um impacto direto na saúde e na vida das pessoas. Sendo assim, o acadêmico assume papel fundamental no desenvolvimento das sociedades.

Quais disciplinas são estudadas na graduação em Farmácia?

Ao longo dos períodos do curso de Farmácia, você terá contato com disciplinas teóricas relacionadas principalmente com as Ciências Biológicas e a Química. Nos anos finais da graduação, pode se deparar com matérias mais específicas que têm como objetivo mostrar o funcionamento dos remédios, a manipulação, a produção entre outros. Nessa etapa de formação, são comuns aulas em laboratórios.

Confira algumas disciplinas:

  • Química Analítica;
  • Toxicologia;
  • Biotecnologia e produção de alimentos;
  • Homeopatia;
  • Gestão em Saúde;
  • Bioquímica;
  • Saúde Coletiva;
  • Formação Integral em Saúde;
  • Farmacologia.

Lembrando que existe a possibilidade de cumprir a grade curricular na modalidade EAD, no formato semipresencial. A Unopar garante essa flexibilidade de estudo ao aluno, sem que ele tenha que abrir mão das aulas práticas em laboratórios de alta tecnologia. Assim, torna-se possível aliar liberdade e formação de qualidade.

Entenda melhor como funciona o curso!

Como é o mercado de trabalho para quem se forma em Farmácia?

Ao terminar a graduação em Farmácia, você poderá atuar em várias frentes no mercado, que vão desde o monitoramento de pacientes em clínicas e hospitais até o atendimento ao grande público em drogarias. Em todas elas, embora o diploma capacite para a atuação, é fundamental buscar a complementação dos estudos. Na faculdade, você terá adquirido um conhecimento geral em todas as disciplinas.

Ao direcionar um campo de atuação na prática, entretanto, é fundamental buscar aprofundamento nas melhores faculdades na área de Farmácia. Confira algumas frentes de trabalho que você pode explorar ao longo da carreira!

Teste Vocacional Rápido

Farmácia Hospitalar

O profissional atuante nessa área, em geral, trabalha com a evolução do quadro de pacientes tratados com medicamento. O farmacêutico, por outro lado, também pode ser o responsável por toda a gestão e logística farmacêutica nessas instituições. Entre as atividades para quem escolhe a Farmácia Hospitalar, é possível citar a compra e administração de fármacos e a orientação aos médicos acerca da dosagem de remédio.

Farmácia Clínica

O profissional que se especializa em Farmácia Clínica também acompanha tratamentos farmacológicos, realizando conferências de consulta para que o medicamento indicado seja utilizado da melhor maneira pelo paciente que deixa a clínica. Nesse caso, a atuação se dá diretamente com as pessoas em tratamento à base de remédios.

Farmácia Fitoterápica

A Farmácia Fitoterápica, ao contrário das áreas indicadas acima, se dedica à pesquisa e à manipulação de remédios naturais. Caso esta seja a sua opção profissional, é importante ter em mente que a pós-graduação será necessária. Isso porque o segmento de atuação exige conhecimento aprofundado em Farmácia e Bioquímica para a testagem em laboratórios.

Cosmetologia

Como se sabe, a indústria da beleza é uma das mais promissoras no mercado, mesmo em tempos de crise. Sendo assim, optar pela área de Cosmetologia também pode ser uma grande opção para a carreira.

O profissional que se dedica a essa área trabalha no desenvolvimento dos mais diversos produtos de beleza e higiene, verificando a qualidade de cada mercadoria e a segurança no processo de fabricação.

👨‍🔬 Qual área de atuação de Farmácia combina mais comigo? Faça o nosso teste e descubra!

Como se destacar na carreira em Farmácia?

Agora que você já sabe mais sobre o curso de Farmácia e quantos anos leva para se formar, vale conferir algumas dicas para se destacar no mercado de trabalho e conseguir as melhores ocupações. Atualmente, o salário de farmacêutico é de R$ 3.470,60*, mas pode variar em função da especialização escolhida, da experiência do profissional e da região em que se trabalha.

Dessa forma, a atualização constante no mercado e a busca por cursos de pós-graduação podem fazer toda a diferença na hora de encontrar bons empregos. Em qualquer caso, realizar uma graduação de qualidade é fundamental para ter sucesso na carreira. Afinal, uma formação completa é a responsável por fornecer a base teórica e prática necessária para uma atuação de excelência em qualquer área ou instituição.

Busque as melhores instituições!

Conhecer tudo sobre o curso de Farmácia e quantos anos precisa para se formar é importante para se decidir pela carreira. Isso porque, apesar de ser bastante promissor no mercado, o estudo na área exige bastante dedicação e foco ao longo dos anos.

Uma vez que você estiver certo sobre a sua escolha, também é importante pesquisar pelas melhores instituições de ensino para prestar o vestibular.

Uma boa formação valoriza o currículo e atribui a experiência necessária para conseguir bons cargos. Na Unopar, além das aulas com um corpo docente qualificado, você ainda contará com todo o suporte necessário para o melhor aproveitamento da graduação. Isso sem falar dos diferenciais exclusivos, como o acesso ao Canal Conecta, que aproxima ainda mais do mercado.

E então? Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe quantos anos dura o curso de Farmácia, não deixe de se inscrever para o vestibular da Unopar!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.